Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0351h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/09/10 11:43:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - FOTÓGRAFOS
O início da fotografia em Santos (8)

Muitas das primeiras imagens foram perdidas com a deterioração pelo tempo

Leva para a página anterior

Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Desde o século XIX, muitas dessas transformações na arquitetura da cidade vêm sendo captadas pelas lentes de inúmeros fotógrafos residentes na região ou que passaram por Santos. Esses fotógrafos registravam principalmente cenas familiares, posadas, em estúdios regulares ou improvisados. Fotos que as famílias preservaram por décadas.

Fotógrafo Marc Ferrez:

Relata Marjorie de Carvalho Fontenelle de Medeiros, em sua monografia Santos: Militão e a Fotografia no Século XIX, que "possivelmente, a janela de um hotel ofereceu a Marc Ferrez, fotógrafo radicado no Rio de Janeiro, a vista dos registros do Cais do Consulado, feitos em passagens pela cidade de Santos na década de 1880. Ferrez era ligado ao círculo artístico de D. Pedro II e integrava, desde 1875, as viagens da Comissão Geográfica e Geológica do Império, dirigida por Charles Frederick Hartt (Ferrez, 1985, pp. 218-219). Suas imagens do Porto de Santos talvez decorressem das viagens oficiais de que participava a serviço da Comissão Geográfica ou fazendo parte da comitiva do imperador durante visita a região em 1886".

O fotógrafo carioca Marc Ferrez (1843-1923) registrou na região principalmente as obras de expansão da ferrovia São Paulo Railway e do porto santista:

Clique na imagem para ampliá-la
Porto do Consulado em 1870-82, em foto de Marc Ferrez, com os trilhos da ferrovia São Paulo Railway avançando sobre o porto santista, mais de uma década antes de surgir o cais organizado Clique na imagem para ampliá-la
Foto: reprodução do original de tamanho 16 x 22 cm, no acervo da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo/SP (imagem 10/37 em Álbuns de Fotografia/Brasil 1870-82, Marc Ferrez, 16x22 cm)

Clique na imagem para ampliá-la
Segundo plano inclinado da ferrovia S.Paulo Railway na Serra do Mar, foto de Marc Ferrez

Clique na imagem para ampliá-la
Foto: reprodução do original de tamanho 15,1 x 21,5 cm,  acervo da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo/SP (imagem 18/37 em Álbuns de Fotografia/Brasil 1870-82, Marc Ferrez, 15,5x21,5 cm)

 

Clique na imagem para ampliá-la

"Chemin de fer de Santos a S.Paulo", da S. Paulo Railway, na Serra do Mar. Foto de Marc Ferrez.

Clique na imagem para ampliá-la
Foto: reprodução do original de tamanho 16x22 cm, no acervo da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo/SP (imagem 37/37 em Álbuns de Fotografia/Brasil 1870-82, Marc Ferrez, 16x22 cm)

Clique na imagem para ampliá-la
"São Paulo. Ponte da Gruta funda", (Grota Funda), da ferrovia S.Paulo Railway na Serra do Mar, em foto de Marc Ferrez. Clique na imagem para ampliá-la.
Foto: reprodução do original de tamanho 16 x 21,5 cm, acervo da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo/SP (imagem 23/37 em Álbuns de Fotografia/Brasil 1870-82, Marc Ferrez, 16x21,5 cm)

Clique na imagem para ampliá-la
"São Paulo. Ponte da Gruta funda", (Grota Funda), da ferrovia S.Paulo Railway na Serra do Mar, em foto de Marc Ferrez. Clique na imagem para ampliá-la.
Foto: reprodução do original de tamanho 16 x 21,5 cm, acervo da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo/SP (imagem 3/37 em Álbuns de Fotografia/Brasil 1870-82, Marc Ferrez, 16x21,5 cm)


Embarque de café em Santos, em 1880

Foto: Wikipedia Commons, reproduzida do livro O Brasil na fotografia oitocentista, de Pedro Karp Vasquez, editado por Metalivros, em São Paulo/SP, 2003

 


Vista panorâmica de Santos, obtida desde o Monte Serrat

Foto enviada a Novo Milênio por Ary O. Céllio. Original no acervo do Instituto Moreira Salles

 

Mercado Provisório, em 1901, vendo-se ao fundo a torre do Carmo

Foto enviada a Novo Milênio em 25/6/2010 por Carlos Marcelo Charleaux

Leva para a página seguinte