Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0350a1925d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/07 18:57:53
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ANÚNCIOS...
Propaganda santista: 1925 (D)

Leva para a página anterior


A. D. Moreira & Cia.
Publicado no jornal santista A Tribuna em 25 de março de 1925

Eis a transcrição do texto deste anúncio (com ortografia atualizada):


Oldsmobile

O campeão das grandes provas

 

UM LITRO DE GASOLINA PARA A DISTÂNCIA DE 11 QUILÔMETROS

 

O "Oldsmobile", de 6 cilindros, é, sem favor algum, o carro mais barato de sua classe e o que maiores vantagens oferece aos seus possuidores. Cômodo, elegante e econômico, é, ao mesmo tempo, resistentíssimo, o que foi sobejamente demonstrado em várias provas, tais como a da travessia do Continente Americano, de Nova York a Los Angeles, em 12 dias, o "raid" ao interior do Estado de S. Paulo e, ultimamente, a arriscadíssima prova através da Austrália, conforme atesta o documento que abaixo publicamos. Note-se que todas estas arrojadas experiências foram feitas exclusivamente em terceira velocidade, isto é, com a primeira e segunda velocidade e a "marcha-a-ré" desligadas do eixo de transmissão; todos os detalhes de construção foram submetidos ao mais rigoroso exame, antes do "Oldsmobile" ser apresentado ao público.

 

REAL AUTOMÓVEL CLUB DA AUSTRÁLIA

CERTIFICADO

PROVA DE FLEXIBILIDADE

DO AUTOMÓVEL "OLDSMOBILE", DE 6 CILINDROS, MODELO 30

 

Pelo presente certificamos, a pedido dos srs. Boyd Edkins, Ltd., 25 Wentworth Avenue, Sidney, que, sob a fiscalização deste Club, foi realizada uma prova, com o automóvel Oldsmobile, modelo 30, que correu somente em terceira velocidade. O carro estava equipado com a carroceria "Standard", de cinco lugares, tendo a capota apenas sido retirada.

 

O chassis era do tipo "Standard", em todo o respeito, tendo-se retirado da caixa de mudança todas as rodas de câmbio, excetuando-se a de alta velocidade. A caixa de mudança e as unidades do eixo traseiro foram seladas oficialmente. A prova durou 12 dias consecutivos, de 7 a 18 de agosto de 1924, e o automóvel em questão percorreu, com sucesso, a distância previamente estabelecida, de 2.044 milhas, como segue: - Sidney a Sidney via Stanwell Park, Bulli Pass, Campbelltown, Sidney a Goulburn (via Razor back), a Orange (via Crookwell) a Sidney, Sidney a Muswellbrook (via Wiseman's Ferry), a Armidale, a Casino (via Tenterfield), a Grafton (via Lismore e Coraki), a Taree, a Newcastle, a Mudgee, a Sidney (via Hill End e Bathurst).

 

Peso do carro com carga, 1 ton. 2 cwts. 1 gr. 21 lbs.

 

A velocidade média, durante a prova, foi de 25,16 milhas por hora.

 

O consumo de gasolina foi de 22,71 milhas por galão.

 

No fim da prova foi tomado o tempo oficial para o percurso de uma milha em 66 segundos, ou seja 54,5 m. p. h.

(a) P. O. Sher.

 

 

UM LITRO DE ÓLEO PARA 1.000 QUILÔMETROS

 

Os sucessos alcançados por este automóvel fazem hoje parte dos anais da história da indústria automobilística, marcando o indiscutível triunfo do "Oldsmobile"!

 

Nos seus mais insignificantes detalhes, salienta-se a perícia dos engenheiros que o idearam e dos que os construíram.

 

O seu custo inicial é barato, a sua manutenção econômica, estando isento da necessidade de freqüentes arranjos e substituições de peças.

 

É muito confortável, de fácil direção e de linda aparência.

 

A vantagem mais saliente neste automóvel é que se sente com ele uma segura tranqüilidade e uma agradável satisfação, o que só se pode esperar de um carro que inspira confiança.


Cadillac

O melhor automóvel do mundo

Para se poder ter a verdadeira noção do que vale um motor de marcha suave, sem vibração nem ruído, é mister passear no novo Cadillac, com motor de 8 cilindros, tipo V.

 

E, para se experimentar intimamente a plena sensação de segurança que dão os freios Cadillac nas quatro rodas, é necessário manejá-los pessoalmente. Estes também atuam suplementarmente sob as rodas traseiras, de modo que os carros Cadillacs têm dois jogos de freios, de ação completamente efetiva, independentes um do outro.

 

Além destes, foram introduzidos muitos outros aperfeiçoamentos, que devem ser vistos, para ser devidamente apreciados.

 

Todas estas razões justificam a grande aceitação que têm tido os novos Cadillacs, o carro de alta classe, preferido pelas pessoas que entendem de automóveis e que não dispensam elegância e comodidade.

A beleza dos novos modelos Cadillac 1925, o admirável e silencioso funcionamento do seu motor de oito cilindros e a eficiência dos freios Cadillac nas quatro rodas, são razões para dar a maior satisfação às pessoas que dele se utilizam.

 

 

QUALIDADES QUE CARACTERIZAM O CARRO CADILLAC

 

1º) A construção sólida e, ao mesmo tempo, macia do motor V-63, que permite grandes velocidades, sem que, por isso, o mesmo sofra alteração alguma;

 

2º) o seu perfeito sistema de lubrificação, graças ao qual o combustível é distribuído com toda a regularidade em todas as suas partes, evitando desarranjo e conservando o motor em seu ótimo estado de funcionamento;

 

3º) sistema de resfriamento prático, por meio de bombas circulantes, que mantêm continuamente a mesma temperatura no motor, permitindo-lhe desenvolver qualquer força sem ser prejudicado por isso;

 

4º) o seu "molejo" incomparável, que, além de ser um grande coeficiente para a conservação do carro, permite ao automobilista correr, mesmo onde as estradas não são boas, sem que por isso os passageiros viajem mal;

 

completam o seu conforto os freios nas quatro rodas, que são a maior garantia para quem guia e a maior segurança para o automóvel.


Sub-agentes em Santos:

A. D. Moreira & Cia.

Garagem Gonzaga

Ana Costa, n. 21 - telefone 846


Leva para a página seguinte da série