Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0346l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/04/10 12:55:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Árvores
Arborização em Santos (12)

Um selo ecológico azul...
Leva para a página anterior
Matéria divulgada em 1º de abril de 2010 pelo Diário Oficial de Santos, nas páginas 1ª e 16 (última), e no site oficial da Prefeitura, em 31/3/2010:
 


CIDADE OBTÉM CERTIFICADO POR INVESTIMENTOS AMBIENTAIS - Certificação como Município Verde Azul foi concedida ontem durante solenidade na Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Oficina de reciclagem para crianças é uma das atividades voltadas à educação ambiental

Foto: Vagner Dantas, publicada com a matéria no Diário Oficial de Santos

 

Cidade conquista certificado de Município Verde Azul

Santos recebeu ontem a certificação como Município Verde Azul, conferida pelo governo do Estado, em solenidade na Secretaria do Meio Ambiente, na capital. O reconhecimento foi conquistado graças às ações, projetos e programas desenvolvidos pela prefeitura visando à qualidade ambiental. A cidade deveria ter sido agraciada em novembro de 2009, mas devido a um desajuste de informações, não entrou no rol dos certificados. A administração municipal solicitou a revisão e obteve a pontuação necessária, com nota máxima em quatro diretivas.

A certificação resultará na destinação de recursos estaduais para o município investir na consolidação de projetos ambientais estratégicos. Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, a conquista "resulta de um trabalho bem realizado, que possibilitou a criação de um sistema ambiental público que tem a fundamental participação do cidadão e da sociedade civil organizada".

O secretário estadual do Meio-Ambiente, Xico Graziano, disse que 78 municípios pediram a revisão de pontos, e só oito conseguiram: "Santos tinha obtido nota acima de 80, mas devido a um desajuste de informações, acabou não entrando no rol dos certificados. E agora faz parte dos que cumprem as metas do Verde Azul". O projeto, instituído em 2007, visa à gestão compartilhada com as cidades na obtenção de resultados efetivos de preservação e recuperação ambiental.


Certificado concedido à Prefeitura
Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria no Diário Oficial de Santos

Notas máximas - Entre as 10 diretivas avaliadas, Santos obteve a nota máxima (10) em quatro: Educação ambiental, Conselho ambiental, Estrutura ambiental e Uso da água. No primeiro quesito, a cidade foi reconhecida por ter uma lei de educação ambiental transversal nas escolas municipais; capacitar agentes multiplicadores; e criar salas verdes (Jardim Botânico e Área Continental) e centros educativos (no Orquidário e no Aquário). Santos também desenvolve um programa de ecoturismo e participa do projeto Criança Ecológica.

Na diretiva Conselho Ambiental, a cidade conta com o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que é participativo e se reúne mensalmente. Já em Estrutura Ambiental, pesa o fato de existir uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e de agentes públicos receberem capacitação na área. Quanto ao Uso da água, Santos tem lei de proteção de mananciais, atua no Comitê de Bacia Hidrográfica, realiza programa de combate ao desperdício e integra o Pacto das Águas.

Melhorias - A assistente técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Marise Céspedes, interlocutora da cidade no projeto Município Verde Azul, disse que Santos está implementando uma série de medidas para melhorar os demais indicadores: Lixo mínimo, Tratamento de esgoto, Recuperação de mata ciliar, Arborização urbana, Habitação sustentável e Poluição do ar.

Entre as providências, destaque para a ampliação dos investimentos em reciclagem de lixo; a continuidade das parcerias com a Sabesp, a exemplo do programa Onda Limpa; a revitalização de córregos e encostas; a remoção de moradias de áreas de preservação, por meio do programa Santos Novos Tempos; o aumento do plantio de árvores; a proposta de edifício verde dentro da revisão da lei de uso do solo da Área Continental; e a nova legislação que prevê uso de madeira certificada na construção civil; ampliação da rede cicloviária e criação de lei determinando inspeção veicular na frota municipal e terceirizada.


Selo reconhece importância de programas de ecoturismo,...
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria no Diário Oficial de Santos

 


...educação ambiental e...
Foto: Vagner Dantas, publicada com a matéria no Diário Oficial de Santos

 


...capacitação de agentes multiplicadores, como o Santos Nossa Casa

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria no Diário Oficial de Santos

 


Santos conquistou nota máxima em quatro diretivas

Foto: Marcelo Martins, publicada com matéria no site oficial da Prefeitura, de 31/3/2010

 


Santos conquistou nota máxima em quatro diretivas

Foto: Marcelo Martins, publicada com matéria no site oficial da Prefeitura, de 31/3/2010

Leva para a página seguinte da série