Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0346j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/27/08 17:21:52
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Árvores
Arborização em Santos (10)

Frutas que é só estender a mão e pegar...
Leva para a página anterior
Matéria divulgada por volta de 2003 em página no site da Prefeitura de Santos:
 

Fruta no pé

Os frutos mais característicos da Cidade e velhos conhecidos dos santistas são carambolas, ingás, pitangas, goiabas e, mais recentemente, o grumixama. As árvores frutíferas locais aparecem com mais freqüência em quintais, praças, morros e em ambientes com vegetação mais ampla.

Chega a dar água na boca quando vemos uma caramboleira, não é? Atingindo até dez metros de altura, esta espécie é de origem asiática e foi introduzida no Brasil. O gosto é levemente doce e a época ideal para saboreá-la é agora, no verão. O ingá, com aquela mousse branca em volta da semente, é um atrativo não só para pássaros como também para crianças e idosos. Aparece muito na arborização viária e em grande quantidade no Canal 1.

Falando do grumixama, talvez a menos famosa de nossas frutas, ela parece com uma cereja e pertence à família das goiabeiras. Sua origem é da Mata Atlântica da região. Tem se espalhado cada vez mais já que é de fácil reprodução e cai no gosto das pessoas.

A goiaba dispensa comentários. As pitangueiras nos dão as pitangas que são encontradas de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Alguns exemplares estão no Jardim Botânico Chico Mendes. Quem está com água na boca pode se servir. Só não esqueça de lavar bem as frutas. Os mais novos também têm que tomar cuidado para não cair da árvore.

Leva para a página seguinte da série