Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0344.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/25/06 10:05:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Aqui nasceu o cão Fila Brasileiro

Raça foi apurada sob controle do Santos Kennel Club

Qualquer animal pode ter apuradas suas características, através da seleção de seus descendentes. Tantas mudanças possíveis permitem até o surgimento de novas raças, assim caracterizadas quando o padrão que as individualiza se repete geração após geração. A seleção de características caninas permitiu que se desenvolvesse em Santos a raça Fila Brasileiro, conforme publicado no Almanaque Santos - 1969, editado naquele ano pela empresa santista Roteiros Turísticos de Santos, de P. Bandeira Júnior, tendo o jornalista e pesquisador Olao Rodrigues como redator responsável:

Santos é adiantado centro de canicultura. O Santos Kenel Clube, que tem a seu cargo a manutenção do stud-bock canino da Baixada Santista, foi fundado a 18 de novembro de 1949, com sede na Av. Conselheiro Nébias n. 532.

Graças ao Santos Kenel Clube, Santos é o berço da única raça brasileira internacionalmente reconhecida: o Fila Brasileiro.

Também funciona em Santos a Associação Santista de Cães Pastores Alemães, que sucedeu ao Núcleo de Cães Pastores Alemães, fundada a 12 de outubro de 1965. Embora recente, ASCPA ganhou prestígio na cinofilia nacional, pretendendo seus atuais diretores a formação de um grupo-piloto à altura de sua coirmã de São Paulo.

A raça é assim descrita na edição de maio de 1999 pela revista SuperInteressante, da editora Abril Cultural (São Paulo/SP), na matéria A natureza da fera:


Imagem: reprodução parcial da matéria

Herança portuguesa
Feroz caçador de escravos

O fila nasceu de uma antiga raça de cães molossóides (parentes dos Rottweilers) que chegaram ao Brasil com os portugueses. Eram usados para caçar escravos foragidos. Ficaram conhecidos como "cães de fila" pela disciplina cega. Só em 1974, entretanto, tiveram o padrão registrado na Federação Cinológica Internacional.

No Triângulo Mineiro, a raça é criada para produzir cachorros bravos e robustos, usados na proteção de fazendas. Nem sempre seus criadores obtêm cães com o equilíbrio emocional desejado.

A má fama do fila chegou à Inglaterra antes dele. Em 1991, o animal foi banido antes que sequer fosse importado.

Padrão da raça: altura - 60 a 76 cm; cabeça grande, pescoço musculoso, caráter corajoso e desconfiado.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais