Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0343a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/14/06 23:12:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Trabalho
Sindicalismo santista (1)

Entidades têm tradição na prestação de serviços assistenciais
Leva para a página anterior
Este artigo foi publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Santos é a cidade onde o sindicalismo foi compreendido e aplicado com êxito

A legislação social-trabalhista no Brasil - Breve história dos sindicatos locais - Em nossas entidades de classe são praticados, em larga escala, os princípios da solidariedade humana

A legislação social-trabalhista, no Brasil, praticamente só começou a existir após a revolução de 1930.

Anteriormente a essa época, poucas foram as leis promulgadas a respeito. Senão, vejamos: a 22 de fevereiro de 1890 foi assinado o decreto n. 213, revogando as leis relativas aos contratos de locação de serviço agrícola; a 17 de janeiro de 1891, o decreto n. 1.313, sobre o trabalho de menores; a 6 de janeiro de 1903, o decreto n. 979, facultando a organização de sindicatos aos profissionais da agricultura e das indústrias rurais, cujas características eram: organização livre e função cooperativa; a 5 de janeiro de 1907, o decreto n. 1.637, criando sindicatos profissionais e sociedades cooperativas, com as seguintes características: organização livre, faculdade de sindicalizar-se extensiva a profissões similares e conexas. Seus fins eram: estudo, defesa e desenvolvimento dos interesses profissionais de seus membros. Tais leis praticamente não entraram em vigor, nem tiveram qualquer influência sobre os costumes.

Posteriormente, foram assinados os decretos: 3.724, de 15 de janeiro de 1919, sobre acidentes no trabalho; 4.682, de 24 de janeiro de 1923, sobre caixas de aposentadorias e pensões; e 4.982, de 24 de dezembro de 1925, sobre férias.

Em um congresso operário realizado em 1913, no Rio, dele participaram a Federação Operária, Sindicato dos Pedreiros e Serventes, Sindicato dos Carpinteiros e Artes Correlativas, Sindicato dos Operários em Pedra e Granito e Sindicato dos Carroceiros e Choferes, todos de Santos.

Após o advento da revolução de 30, é que a legislação social-trabalhista do Brasil se ampliou de maneira assaz auspiciosa, pois inúmeros foram os decretos, leis e decretos-leis assinados, e cuja menção, nesta nota, seria longa e fugiria aos nossos objetivos. Entretanto, limitar-nos-emos em citar os mais importantes.

Em 26 de novembro de 1930, o decreto n. 19.433, criando o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; em 12/12/30, o de n. 19.482, sobre nacionalização do trabalho; em 19/3/31, o decreto n. 19.770, sobre sindicalização, cujas características eram: unidade sindical, aprovação e reconhecimento pelo poder público, órgão de colaboração com o Estado. Esse decreto foi revogado pelo de n. 24.694, de 12 de julho de 1934, cujas características eram: pluralidade sindical, órgão de defesa profissional, de coordenação das classes e de colaboração com o Estado. A 5 de julho de 1939, foi assinado o decreto-lei n. 1.402, que dispõe sobre a associação em sindicato, fundado no princípio da unidade sindical e exercendo função delegada de poder público.

Outros decretos, decretos-leis e leis, igualmente importantes, foram sobre: caixas de aposentadoria e pensões, carteira profissional, trabalho no comércio, construção de casas, trabalho na indústria, comissões mistas de conciliação, trabalho de mulheres, convenção coletiva de trabalho, trabalho de menores, juntas de conciliação e julgamento, representação profissional, delegacias do trabalho marítimo, identificação profissional, despedida, salário mínimo, Justiça do Trabalho, cursos profissionais, imposto sindical, enquadramento sindical, institutos de aposentadoria e pensões, Serviço de Alimentação da Previdência Social e muitos outros.

E, como cúpula dessa extensa legislação, temos o decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1942, que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, em vigor desde 10 de novembro daquele mesmo ano.


Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador e 
Carregadores e Ensacadores de Café de Santos - sede própria
Foto e legenda publicadas com a matéria

Breve história dos sindicatos locais - Acompanhando o desenvolvimento da legislação social-trabalhista nacional, as entidades sindicais desta cidade não interromperam o seu crescimento. Sempre se adaptando às novas leis, sempre se desenvolvendo, hoje elas representam um conjunto homogêneo, justamente cognominado como sendo o centro sindical número um do Brasil.

Vejamos, rapidamente, as organizações sindicais de Santos:

Sindicato dos Operários nos Serviços Portuários de Santos - Fundado em 14 de março de 1921, com o nome de União Beneficente dos Operários da Cia. Docas de Santos. Tem em atividade os seguintes departamentos: escola de alfabetização, escola de corte e costura e artes aplicadas, auxílios aos associados doentes ou acidentados, em dinheiro, assistência à maternidade e proteção à criança, assistência médica aos associados e famílias, assistência judiciária e trabalhista, cooperativa de consumo, biblioteca, dentista, cursos superiores técnicos profissionais, colônia de férias, agrícola, em Itariri, serra de Itatins, em formação. Presidente, Jonas Pereira dos Anjos Filho; secretário geral, Antonio Freire de Amorim; secretário, Edmundo Pascoal Carlota; tesoureiro, Venâncio Rodrigues da Silva; beneficente, Camilo Pereira Torres. Conselho Fiscal: José Florêncio da Silva, José Veiga e Odilon Rodrigues de Melo.

Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Santos - É o resultado da fusão entre o Sindicato dos Choferes de Santos e a Sociedade dos Condutores de Veículos de Santos (Sindicato Profissional), em 28 de maio de 1939. A Sociedade dos Condutores de Veículos foi fundada em 1913, de acordo com o decreto n. 1.637. Era, portanto, um sindicato. O Sindicato dos Choferes foi fundado em 5 de agosto de 1933. Tem uma magnífica sede própria à Rua Braz Cubas, 344. Presta a seguinte assistência: médica e hospitalar, ambulatório, onde passam por ano, em média, 15 mil pessoas, dentária, farmacêutica, jurídica etc. Presidente, João Gonçalves Neto; secretário geral, Lourenço Gasparini; secretário, Joaquim Alves Carriço; tesoureiro, Vitório Massarente; beneficente, Manoel de Abreu. Conselho Fiscal: Manoel Luiz Ferrete Júnior, José Rodrigues Colmenero e Álvaro Gomes Lourenço.

Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos - Fundado em 24 de agosto de 1923, sob a denominação de Liga dos Empregados no Comércio de Santos, posteriormente adaptada à lei de sindicalização. Presta a seguinte assistência: jurídica, dentária, médica, hospitalar e medicamentos, biblioteca, ambulatório, assistência à maternidade, cursos técnicos profissionais, de datilografia, comercial e ginasial. Mantém excelente colônia de férias em Ribeirão Pires, denominada "Alberto Veiga", em homenagem a esse grande jornalista santista. Possui magnífico terreno à Rua Itororó, onde, futuramente, construirá sua sede própria. Presidente, Paulo Soares; secretário, Moacir Guimarães; tesoureiro, Oberdan Faconti.

Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos - Fundado a 26 de março de 1911, como Centro dos Despachantes Aduaneiros. Possui sede própria à Praça da República, 69/70. Presta toda a assistência aos associados, conforme histórico noutro lugar desta seção.

Sindicato dos Corretores de Café de Santos - Fundado em 13 de setembro de 1934. Presta diversas assistências aos associados, inclusive judiciária. Presidente, Reinaldo Negrão; vice-presidente, Luís de Campos Ribeiro; 1º secretário, Mário da Cunha Garcia; 2º secretário, Carlos Leite César; tesoureiro, Rubens Ferreira Martins. Conselho Fiscal: Paulo Mesquita de Carvalho, Hugo Pacheco Chagas e Sócrates Aranha de Menezes.

Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador e Carregadores e Ensacadores de Café de Santos - Fundado em 27 de julho de 1919, com o nome de Sociedade dos Trabalhadores em Café. Possui excelente sede própria, à Rua João Pessoa ns. 537/541. Presta a seguinte assistência: educacional, dentária, farmacêutica, hospitalar, médica no ambulatório e a domicílio, alimentar e vestiário para os escolares e outros auxílios, além de funerais, pecúlios etc. Presidente, Manoel Augusto dos Santos; vice-presidente, Manoel de Abreu; secretário geral, Martinho Bento dos Santos; 1º secretário, Alípio Rodrigues; 2º secretário, Manoel Evêncio da Silva; 1º tesoureiro, José Armando Chagas; 2º tesoureiro, Henrique Sapelli. Conselho Fiscal: Henrique Dias, Sátiro dos Santos e Benedito João de Almeida.

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Panificação e Confeitaria de Santos e S. Vicente - Fundado em 18 de setembro de 1938. Presta assistência médica, hospitalar e odontológica, além de jurídica. Está organizando um departamento de colocações. Presidente, João Pimenta da Costa; secretário, Antonio Moreira; tesoureiro, Cristiano Joaquim Domingues. Conselho Fiscal: Benedito Pereira Gomes, Belmiro Fernandes e Antonio Vicente Filho.

Sindicato dos Corretores de Navios de Santos - Em fase de reorganização. Reconhecido em 24 de janeiro de 1942. Presidente, Everaldo Guilherme dos Reis; secretário, Félix Luís Alceu Lestrade; tesoureiro, Manoel Murça Júnior.

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Trigo, Milho e Mandioca de Santos - Fundado a 4 de dezembro de 1931. Presta assistência médica e dentária aos sócios e suas famílias, assim como assistência judiciária. Presidente, Elpído de Abreu Lemos; secretário, José Braga; tesoureiro, Luiz Passeli. Conselho Fiscal: Santiago Sanchez, Antonio Galdino da Silva e Manoel Naz Peres.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santos - Fundado a 29 de julho de 1933. Presta assistência médica, hospitalar, judiciária e ambulatório para os associados e famílias. Presidente, Luiz Maluzo; secretário, João Pereira; tesoureiro, Valdemar dos Santos Vale. Conselheiro Fiscal: Agostinho Pontes, Antônio Pinto e Izidro Pereira Cassilhas.

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Santos, S. Vicente e Guarujá - Fundado a 20 de agosto de 1933. Presta a seguinte assistência: jurídica, médica, hospitalar e dentária. Presidente, Serafim Cortes; tesoureiro, José Marques Grilo; secretário, Lairdo Martins. Conselho Fiscal: José de Freitas Batista, Maneo Batista da Silva e Aristides Fernandes Pereira.

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Mármores, Calcáreos e Pedreiras de Santos - Fundado a 26 de maio de 1933. Presta assistência médica e jurídica. Presidente, Fortunato Dantas Martinez; secretário, José Portela; 2º secretário, José Joaquim Fernandes Júnior; tesoureiro, Vicente Spina; 2º tesoureiro, Hermínio Dantas. Conselho Fiscal: Brandino Tumoli, Guilherme Bonfanti e Francisco Zambelli.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas - Fundado a 12 de julho de 1931. Presta assistência social, judiciária e médica. Presidente, Alfredo da Silva Coelho; 1º secretário, Carlos Machado; 2º secretário, Tomaz Cozza; 1º tesoureiro, Aníbal Nascimento; 2º tesoureiro, Haroldo Graner. Conselho Fiscal: Hissen Dias, Osvaldo Azevedo e Quintino Antônio da Silva.


Fachada da sede própria do Sindicato dos Estivadores de Santos
Foto e legenda publicadas com a matéria. O prédio é o da Praça José Bonifácio.

Sindicato dos Ajudantes de Despachantes Aduaneiros - Fundado a 5 de janeiro de 1933. Presta assistência médica, beneficente e jurídica. Presidente, Felicindo Ramos; vice-presidente, Nicolau Caetano Pizarro Filho; 1º secretário, Jacinto da Silva Júnior; 2º secretário, Otávio Veneziano; 1º tesoureiro, Edmundo Pierry; 2º tesoureiro, Múcio Campos, e procurador, Antonio Giusti. Conselho Fiscal: Zany Amorim Barros, Reinaldo Fonseca e José Barros.

Sindicato dos Auxiliares da Administração do Comércio Armazenador de Santos - Fundado a 30 de julho de 1938. Presta assistência médica e hospitalar. Presidente, Júlio João Bampa; secretário, José Cardoso Pinto; tesoureiro, Orestes Teles de Azevedo. Conselho Fiscal: Roberto Peres Alonso, Honorato Gomes e Gedeão Gouvêa.

Sindicato dos Empregados em Comércio Hoteleiro e Similares de Santos - Fundado em 1º de maio de 1935. Presta assistência médica. Presidente, Cesário Hernandes; 1º secretário, Vicente Galante Primo; 2º secretário, Ricardo Alves Barreto; 1º tesoureiro, Cesário Casares da Cal; 2º tesoureiro, Ricardo Corri. Conselho Fiscal, Manoel Jordão, Armando Lombardi e Wilson Agi.

Sindicato dos Empregados em Casas de Diversões - Fundado a 6 de setembro de 1940. Presta assistência judiciária, médica-cirúrgica, carteira de pecúlios por morte etc. Presidente, Nínio Mendes da Silva; secretário geral, Calimério Carvalho; secretário auxiliar, Joaquim Pires Teixeira Bastos; 1º tesoureiro, Domingos Bruno; 2º tesoureiro, Antônio Giuzio Neto. Conselho Fiscal: Alfredo Nader, Julião Fenalti e Edvaldo Coutinho de Rezende.

Sindicato das Empresas de Veículos de Carga de Santos - Fundado a 1º de agosto de 1937. Mantém: consultoria jurídica, técnica comercial e jurídico-social. Presidente, Alberto Pinto Nogueira; secretário, José Soares Raposo; tesoureiro, William Fountain Baskerwille. Conselho Fiscal: Aristides Colombi, Manoel André Avelino e José Pereira Nóbrega.

Sindicato dos Oficiais Barbeiros, Cabeleireiros e Similares de Santos - Fundado a 12 de janeiro de 1933. Presta assistência médica e mantém bem montada escola profissional. Presidente, João Manoel de Morais; secretário, Pedro Bianchini; tesoureiro, Antônio Aloi.

Sindicato dos Telegrafistas, Radiotelegrafistas e Classes Conexas - Fundado a 2 de dezembro de 1937. Presidente, Inácio de Andrade; vice, Belmiro Ferreira; 1º secretário, Guilherme Holland Sobrinho. 2º secretário, Antônio Rodrigues; 1º tesoureiro, Layre Gonçalves da Silva; 2º tesoureiro, José A. Serra. Conselho Fiscal: Francisco Alonso Rodrigues, Afonso P. Armada e Roberto Sampaio.

Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários de Santos - Fundado a 28 de maio de 1933. Serviços sociais: assistência médica, dentária e judiciária. Presidente, Euclides Nascimento de Oliveira; vice, Carlos de Oliveira Velloso; secretário geral, Adelino Guilherme dos Santos; 1º secretário, Rubens Emmerich Lopes; 2º secretário, Clemenceau Saúda Cruz; 1º tesoureiro, Vitório Sessa; 2º tesoureiro, Admaro Costa. Conselho Fiscal: Júlio Tinoco Cabral, Antônio Trigo de Carvalho e Danilo Alves de Oliveira.

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Carris Urbanos de Santos - Fundado a 26 de março de 1928. Presta assistência médica, jurídica, dentária, hospitalar e farmacêutica. Presidente, Álvaro Tosta Bittencourt; secretário, José Fernandes; tesoureiro, José Maria Marques. Conselho Fiscal: Antônio Penereiro, Praxedes Pereira dos Santos e Vicente Lopes Rodrigues.

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santos - Fundado a 1 de janeiro de 1933. Presta toda assistência aos seus associados. Presidente, Hugo de Matos; vice, Abelardo A. Perez; secretário geral, Gastão Dias de Aguiar; 1º secretário, Germano Melchert de Castro; 2º secretário, José Horácio Pierry; tesoureiro, João Serrachioli Sobrinho; 2º tesoureiro, Abílio Franco Filho. Conselho Fiscal: Ascendino de Azevedo Fagundes, Alberico Robilard de Marigny e Ernesto Hess.

Sindicato dos Motoristas e Condutores da Marinha Mercante de Santos - Fundado a 27 de novembro de 1931. Presta assistência judiciária e mantém escola de alfabetização. Presidente, José Messias de Oliveira; secretário, Lídio Martins Correa; tesoureiro, Francisco da Silva. Conselho Fiscal: José Gabriel Leal, Guilherme Ricchi e Urbano Lopes Ferreira.

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral e de Frios de Santos - Fundado em 1941. Presta assistência médica, dentária, jurídica e hospitalar. Presidente, Francisco Borges da Costa; secretário, Benedito Lourenço da Costa; tesoureiro, Dinarte Egito. Conselho Fiscal: Saturnino Maria Ferreira, Benedito Luiz de Araújo Júnior e José Alves Júnior.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de S. Paulo - Delegacia de Santos - Instalada a 1º de maio de 1943, confortavelmente, à Praça Rui Barbosa, 14, 2º andar. Presta assistência jurídica, médica, hospitalar, dentária e cultural. Presidente da Delegacia, Olao Rodrigues; secretário, Vitório Martorelli; tesoureiro, Cândido Hernandes.

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de S. Paulo - Delegacia de Santos - Presta assistência médica, hospitalar e dentária. Delegado: Manoel Rodrigues Fernandez.

Sindicato Nacional dos Contramestres, Marinheiros, Moços e Remadores em Transportes Marítimos - Delegado em Santos: José Bezerra de Melo.

Sindicato de Hotéis e Similares de Santos - Vide notícia noutro local desta seção.

Sindicato dos Professores do Ensino Secundário e Primário - Presidente, prof. Domingos Fuschini.

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas do Estado de S. Paulo - Delegacia de Santos - Delegado: Cantídio Martins de Oliveira.

Sindicato Nacional dos Taifeiros Culinários e Panificadores Marítimos - Delegacia de Santos - Delegado: Vicente F. Vera Cruz.

Sindicato do Comércio Varejista de Santos - Presidente, Antônio Ribeirão.

Sindicato dos Estivadores de Santos - Presidente, Higino Alberto Pelachin.

Sindicato dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Santos - Presidente: João Bento de Sousa.

Sindicato do Comércio Verejista de Carnes Frescas de Santos - Presidente: J. Vaz de Lima.

Sindicato dos Empregados em Indústrias Urbanas - Presidente: José M. de Almeida Cota.

Sindicato dos Enfermeiros de Santos - Presidente: Isaac de Oliveira.

Sindicato dos Odontologistas de Santos - Presidente: José Henrique Costa.

Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Santos - Presidente: Antônio Bogarim Fabeiro.

Sindicato dos Empregados em Empresas de Navegação - Presidente: Lauro Gonçalves.

Sindicato dos Carregadores e Transportadores de Bagagens do Porto de Santos - Presidente: Manoel de Abreu.

Deixamos de registrar dados completos sobre diversos sindicatos, porque os elementos não nos chegaram às mãos no devido tempo.


Fachada da sede própria do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários.
No medalhão, o presidente João Gonçalves Neto.
Foto e legenda publicadas com a matéria

Leva para a página seguinte da série