Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0337.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/24/06 23:19:30
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Trouxe a luz e acabou com os burros

A atuação da Companhia Docas de Santos, na primeira metade do século XX

A Companhia Docas de Santos (CDS), construtora e administradora do porto santista, contribuiu significativamente para a modernização de Santos, de forma direta ou indireta. Estas histórias foram relatadas em matéria do pesquisador Francisco De Marchi, na edição de 24 de abril de 1955 do jornal santista A Tribuna:


Aspecto fixado no Valongo, no fim do século XIX, quando da construção do cais. À esquerda, vários veleiros que se encontravam encostados na "Ponte da Inglesa". Os navios atracavam de ambos os lados da ponte. À beira-mar, em plano mais elevado, notam-se os trilhos por onde corriam os vagões conduzindo terra transportada do Jabaquara.
Ao fundo, a Ilha Barnabé, a construção que se vê na ilha era a do hospital dos variolosos
Foto publicada com a matéria

"Supriu a cidade de força e luz e liquidou-lhe os bondes de burros"

A construção da usina de Itatinga, em meio de um ambiente selvático, foi empresa arrojada - O trabalho penoso e anônimo, nas oficinas da Cia. Docas - Compensavam os paus de bordo a debilidade dos guindastes do cais - Dificuldades na destruição de uma rocha submersa, no estuário - Antigo engenheiro da empresa, já aposentado, descreve a A Tribuna cenas e atividades do porto, no começo do século (N.E.: século XX)

Os aspectos da antiga Santos, de que hoje tratamos, estão ligados ao setor mais importante da cidade - o do porto. Nosso entrevistado de agora, que durante 50 anos trabalhou nas oficinas da Cia. Docas, disse-nos simplesmente o que foi sua trajetória por aquela empresa, na Divisão de Mecânica, ilustrando sua narrativa, aqui e acolá, com referências a uma ou outra atividade ou episódio da vida do porto.

O dr. Otto Pupo de Morais, recentemente aposentado, foi admitido nas oficinas da Cia. Docas em 1903, como operário, com a idade de 17 anos; oito anos depois, graças à sua perseverança e queda pela profissão, obteve licença da Cia. Docas para dirigir-se à Alemanha, onde se formou em engenharia mecânica. Sente ele prazer em relembrar tais fatos e mais ainda os primeiros dias passados nas oficinas da empresa portuária, quando ganhava, mercê de algumas aptidões, 4$600 por dia. Localizavam-se as oficinas no lugar onde hoje está construído o edifício do Moinho Santista, sendo inspetor geral da Cia. na época o dr. Ulrico Mursa.

Lembra-se o dr. Otto muito bem do trabalho gigantesco representado pela construção do cais, principalmente no trecho compreendido entre os armazéns 5 e 12, cujas obras chegou a acompanhar, no tempo de garoto, e não esconde sua admiração pela tenacidade dos homens encarregados de tal trabalho, desservidos pelos poderosos recursos mecânicos dos tempos atuais.

300 homens para uma  tarefa ciclópica - "No trecho em questão - acentuou o nosso entrevistado - vi como se afundavam no lodo espesso, sobre o qual repousa a cidade, enormes estacas de pinho de Riga. Sobre o estaqueamento, obra do dr. Benjamin Weischenck, é que descansa o tremendo peso da muralha do cais. A obra, porém, é sólida, pois a madeira submersa é praticamente imputrescível".

Ato contínuo, passou a nos falar de sua atividade na oficina da Cia.:

"- Quando ingressei na oficina, um bom oficial ganhava ali de 7$000 a 8$000 por dia. Entretanto, em relação aos salários atuais e ao poder aquisitivo do cruzeiro, devo afirmar que os antigos oficiais encontravam mais facilidade para viver. Um chefe de oficina percebia 600$000 mensais, salário bem razoável comparado com o de um fiel de armazém (400$000) e com os aluguéis exigidos por uma boa casa de alguns quartos, que ordinariamente se situavam entre 120$000 e 150$000 mensais.

"A oficina se encontrava bem aparelhada, dentro da técnica da época, sem dispor, é evidente, de recursos hoje corriqueiros, pois em nossos dias tudo é eletrificado e máquinas automáticas dispensam o concurso de equipes de trabalhadores. Perto de 300 homens se encontravam ocupados nas oficinas; comparados com os 1.000 da atualidade, poderão dar idéia de quanto trabalho tínhamos que desenvolver, já que toda a orla do estuário estava sendo trabalhada para a construção do cais.

"O trabalho de conservação do material empregado no transporte do aterro e ereção da muralha do cais era extenuante; não havia mãos a medir quanto a reparos e reformas urgentes. Além disso, tivemos a nosso cargo, na ocasião, a montagem das dragas e embarcações adquiridas pela Cia. Docas, bem como a construção dos armazéns.

"Pode-se imaginar os estragos causados no material rodante, empregado no aterro de largas áreas e que devíamos recuperar com presteza, ao levarmos em conta que milhões de metros cúbicos de terra e pedra foram removidos e atirados no mar. Como se sabe, o arrasamento dos outeirinhos números 1 e 2, que se situavam no Macuco, pouca expressão teve: tornou-se necessário ir buscar terra no Jabaquara, através da instalação de um caminho de ferro de bitola estreita. Também no local conhecido como Duas Pedras - zona em que se situa o prédio do Corpo de Bombeiros - retirou a Cia. Docas boa quantidade de aterro".

Carlos Chagas, o famoso cientista saneia Itatinga - Excluída a construção do cais, qual teria sido o trablaho de maior vulto que interessasse à cidade e ao porto? O dr. Otto apontou-nos logo a construção da usina de Itatinga:

"- Foi um grande empreendimento; graças a ele pudemos fornecer energia consumível pela Cia. e vender, ainda, força e luz à cidade. Pese-se o que isto representou para Santos: a modernização não só de sua iluminação, como a ampliação de suas indústrias e, sobretudo, a substituição dos bondes de burros pelos rápidos carros elétricos. Trabalhei na usina antes e depois de minha diplomação.

"Foi em 1906 que realizamos os primeiros trabalhos de preparação do local, em plena mata virgem. O material era conduzido, em grande parte, pelos tortuosos canais do mangue - rota ainda observada - até a fazenda de Pales; a partir da fazenda, fomos obrigados a aterrar zonas baixas e alagadiças e instalar uma estrada de ferro, de 7 quilômetros e meio de extensão. O trabalho desenvolvido em Itatinga foi muito penoso; tivemos que construir um canal de 3 quilômetros, para captar as águas do rio Itatinga, a 600 metros acima do nível da estação geradora. Parte do canal foi perfurado em rocha de grande dureza.

"A maleita, por sua vez, fazia enormes estragos entre o pessoal, levando, às vezes, num único dia, uma dezena de trabalhadores ao hospital. Nessa altura, indicado por Osvaldo Cruz, foi a Itatinga o dr. Carlos Chagas, cientista cujo nome alcançou reputação mundial. Em pouco tempo o dr. Chagas saneou o lugar, tornando possível o normal prosseguimento das obras.

"A construção da usina possibilitou ainda a adoção, em 1911, dos primeiros guindastes elétricos do porto, em substituição daqueles hidráulicos, instalados a partir de 1893. De reduzida força, os guindastes hidráulicos eram movimentados pela compressão de água fria, operada nas casas de máquinas existentes, uma, perto ao atual Western Telegraph, e outra, fronteira ao Moinho Santista. Em número de 31, os guindastes hidráulicos estiveram em funcionamento até há alguns anos.

"Em 1903, a descarga de um volume pesado - uma locomotiva, por exemplo - exigia a intervenção de paus de bordo (N.E.: os paus-de-carga eram guinchos montados nos mastros, com braços em cujas pontas corriam os cabos para o içamento das cargas), que eram destinados a levantar e depor a carga no cais. Hoje, há mais de 150 guindastes elétricos, somente na beira do cais, sem contar os volantes, a motor. A cábrea flutuante Sansão, por si só, é capaz de erguer 150 toneladas, isto é, várias vezes o peso global que todos os guindastes hidráulicos de 1903, em conjunto, podiam levantar".

Recordações principais - "Bastante trabalhosa - prosseguiu o dr. Otto - revelou-se também a destruição de uma rocha submersa, que, até certo ponto, constituía perigo à navegação. Situava-se ela no estuário, defronte ao nosso conhecido frigorífico (N.E.: armazém 26 externo, fronteiro à Santa, e que no final do século XX foi transformado em terminal turístico de passageiros). Para a tarefa foi necessária a importação de aparelhamento especial, inclusive de um sino hidráulico, que permitisse aos trabalhadores operar em zona enxuta, no fundo do mar. Milhares de metros cúbicos de pedra foram então removidos".

A essa altura, para término da entrevista, perguntamos ao dr. Otto os episódios que reputava mais curiosos ou importantes, ligados à sua vida profissional ou à do porto:

"- Posso resumi-los a quatro - respondeu-nos -. O primeiro, dramático, refere-se ao incêndio do navio italiano Madona Dalla Costa, ocorrido ali por 1900. Foi coisa apavorante: o barco ardeu como uma caixa de fósforo. Ficou tão imprestável que o arrastaram de qualquer jeito para os lados do rio Jurubatuba e lá o atiraram ao mangue.

"O segundo episódio tem também cor trágica e diz respeito a uma explosão verificada na Rua General Câmara, à altura da Rua Eduardo Ferreira, com um carretão carregado de dinamite. A explosão, tremenda, fez desabar alguns prédios próximos e destelhou uma igreja (creio que a de S. Benedito).

"O terceiro se entende com o meu regresso da Alemanha, depois de minha diplomação. O ambiente já estava carregado por lá (isto foi em 1914), mas foi somente depois que pus os pés no cais de Santos que a guerra rebentou. A notícia das hostilidades parece que causou menos rebuliço que o da segunda guerra mundial; atribuo ao fato de, em 1914, não se contar com a rádio-difusão e os inumeráveis jornais de hoje, que tanto facilitam o conhecimento dos últimos sucessos mundiais.

"O quarto episódio, infelizmente, foi, para mim, o mais doloroso e decorre de minha aposentadoria. Sinto, a cada dia que passa, maior falta do ambiente agitado da oficina, a que me viciei durante meio século e onde ficamos ligados uns aos outros pelo espírito de equipe.

"Aliás, é setor da Docas que vive afundado em contínuo anonimato; sua importância é, talvez, subestimada por algumas pessoas, porque, à falta de maior divulgação, não pode o leitor avaliar o quanto de dedicação, de amor ao trabalho, são necessários para que ela cumpra suas finalidades, adaptando-se a todas as inovações, suprindo a carência do material de importação, conservando e reformando o imenso material que a Cia. Docas utiliza e sem o que não seria possível o funcionamento sincrônico desta imensa oficina de trabalho que é o porto de Santos".


O dr. Otto Pupo de Moraes falando a A Tribuna:
"Um único guindaste flutuante, dos modernos, o Sansão, ergue peso várias vezes superior ao que podiam levantar, em conjunto, todos os guindastes hidráulicos existentes em 1903"
Foto publicada com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais