Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0333f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/11/06 10:39:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - BIOGRAFIAS
Mulheres na administração municipal

Leva para a página anterior
Várias mulheres ganharam relevância na administração municipal santista, em diferentes momentos do século XX. A primeira, Alzira Martins Lichti, foi destacada por seu filho Fernando Martins Lichti em sua Poliantéia Santista (1996, em conjunto com a reedição da História de Santos de Francisco Martins dos Santos, Editora Caudex Ltda., São Vicente/SP):
 
Alzira Martins Lichti

Nasceu em Santos a 7 de setembro de 1894. Filha de Américo Martins dos Santos e de Valentina Guiomar Patusca Martins dos Santos. Foi casada com Armando Lichti, cônsul da Venezuela, em Santos. Formou-se em Magistério, em 1911.

Em 1933 passou a Auxiliar da Inspetoria da Instrução, depois Auxiliar Técnica da Educação Municipal, em cuja função veio a ser a primeira mulher a ocupar cargo administrativo, em qualquer função da municipalidade, com exceção de professoras. Nessa função instituiu o boletim, o livro de chamada, o livro de matrícula, os uniformes escolares, fichas e mapas de controle estatístico e planejou o 1º Parque Infantil de Santos, inaugurado em 1941. Em 1945 passou a inspetora municipal do Ensino. Aposentou-se do serviço público municipal, em 1945.

Foi fundadora do Clube Feminino Santista, onde montou e participou da primeira equipe de bola-ao-cesto feminino de Santos. Organizou a primeira torcida uniformizada feminina do Santos Futebol Clube. Foi patronesse das quermesses em prol da construção da Catedral. Foi legionária da Capela N. S. do Monte Serrat. Foi ativa colaboradora das festas de Santo Antonio do Embaré, a favor da construção da nova igreja. Foi fundadora da Associação Cívica Feminina, da Sociedade de Amigos da Cidade de Santos, do Centro de Expansão Cultural, da Sociedade de Assistência aos Lázaros e do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

Foi combatente de 1932, como voluntária da Cruz Vermelha Brasileira. Foi sócia-benemérita do Clube Piratininga de São Paulo, pelos seus relevantes serviços prestados à Revolução Constitucionalista. Foi sócia benemérita da Cruz Vermelha Brasileira. Foi sócia honorária da Associação dos Ex-Combatentes de 32 de Santos e também de São Vicente. Foi sócia honorária do Coral Vicentino. Foi agraciada com a Medalha de Mérito dos Andradas. Foi Cidadã Emérita de Santos.

Promoveu, por mais de uma década, o almoço de Natal dos presidiários de Santos. Promoveu, por sua iniciativa, durante mais de 30 anos, a missa comemorativa de 9 de Julho, na Catedral Santista. Foi valorosa colaboradora do Asilo de Órfãos, do Alberque Noturno, da Caixa Escolar Galeão Carvalhal, da Sociedade de Assistência à Infância (Gota de Leite), da Associação de Mães Cristãs e das igrejas do Sagrado Coração de Jesus e Coração de Maria.

Alzira Martins Lichti, ou Zizi Martins, como era muito conhecida, teve grande projeção na comunidade e na sociedade santista, nos anos de 1920, 30, 40 e 50, participando, com destaque, de todos os movimentos comunitários, de ordem social, pública, cívica, religiosa ou altruística.

A outra, Noêmia Waldomira Luís, foi a primeira a exercer o cargo de secretária municipal, sendo destacada no Almanaque da Baixada Santista - 1973, editado pelo jornalista Olao Rodrigues e publicado pela editora Indicador Turístico de Santos, de Bandeira Júnior:


Professora Noêmia Waldomira Luís
Imagem: bico-de-pena de Ribs, publicado com a matéria

Primeira mulher secretária municipal

A primeira mulher a exercer o cargo de secretária municipal é a professora Noêmia Waldomira Luís, designada a 13 de maio de 1969, durante a gestão do interventor federal, general Clóvis Bandeira Brasil. Ingressou no professorado municipal a 28 de março de 1939, regendo interinamente classe na Escola Isolada de Bertioga, onde permaneceu durante 1 ano, quando nomeada, ainda em interinidade, professora na Escola Isolada da Raiz da Serra, em cujas funções se manteve até 20 de fevereiro de 1943.

Depois de lecionar no Grupo Escolar Lurdes Ortiz, a professora Noêmia Waldomira Luís dirigiu o Grupo Escolar Martins Fontes e o Grupo Escolar Mário de Almeida Alcântara, designada a 21 de dezembro de 1966 para exercer o cargo de diretora do Departamento do Ensino Primário, que ocupou até ter sido designada secretária da Educação.

A professora Noêmia Waldomira Luís, que, no exercício da chefia da instrução pública no Município, vem desenvolvendo os recursos de experiência e habilidade de sua atividade professoral, está aposentada desde 6 de dezembro de 1969, continuando, contudo, a desempenhar o alto posto no governo do Município.

Já a primeira prefeita foi Telma de Souza.

Leva para a página seguinte da série