Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0320g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/29/06 09:50:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PORTO DO CAFÉ
O auge do café e o início do porto santista (7)

Grandes transformações marcaram o final do século XIX e início do século XX
Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 15 de novembro de 1939, comemorativa do cinqüentenário da Proclamação da República (menos de dois meses após o início da Segunda Guerra Mundial) - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Reprodução parcial da matéria original

Como se vem processando o desenvolvimento do porto de Santos

As grandes iniciativas da Companhia Docas de Santos, que é, no cinqüentenário da República, a maior expressão do nosso progresso - Novas obras e notáveis empreendimentos, que mostram o relevante papel da grande empresa portuária nacional na melhoria das condições comerciais do principal porto do país

A vida da Companhia Docas de Santos, que no ano passado comemorou jubilosamente o seu cinqüentenário, é um estendal de lutas galhardamente sustentadas. Agora que a República festeja o seu jubileu, interessante se torna acrescentar ao muito que já se tem dito sobre a atuação patriótica e progressista da direção da grande empresa nacional, em prol da constante melhoria das condições comerciais do nosso porto, alguma coisa a respeito das novas obras e notáveis empreendimentos que se vêm processando em nossa cidade, mercê do espírito de iniciativa dos dirigentes da modelar companhia brasileira.

Fase de grande atividade - A guerra atual surpreendeu a Companhia Docas de Santos em uma fase de grande atividade nas suas contínuas obras de aumento das instalações do porto. E entre essas obras destacava-se a construção de 500 metros de cais no Saboó, destinados especialmente para carvão, sal e madeiras.

Junto a esse cais estava sendo executado um aterro de 1.000.000 m³, para obtenção de uma área de 200.000 m², com ampla capacidade para as instalações atuais e futuras, não só desse trecho de cais, como de outros.

E, a despeito das conseqüências da guerra, essas obras não cessaram: diminuíram apenas de intensidade, para darem lugar a outras obras maiores ainda.

Aproveitando a diminuição do tráfego do porto, a Companhia Docas vai fazendo no cais atual uma grande reforma, de que ele necessita e que a oportunidade presente favorece.

Assim, estão sendo iniciadas as obras de alargamento da faixa do cais, que passará dos 19 metros atuais a 30 metros de largura, no trecho do Paquetá ao Outeirinhos. A nova muralha terá a profundidade de 11 metros, em águas mínimas, permitindo atracar, assim, navios de 35 pés de calado, que são os maiores, presentemente, do mundo. Os atuais armazéns serão substituídos por armazéns de dois pavimentos, separando, por planos diferentes, a carga de importação da de exportação e facilitando grandemente o tráfego do porto.

A nova faixa do cais terá mais uma linha férrea que a atual e os armazéns terão, do lado do mar, uma larga plataforma de 9 metros, para depósito de mercadorias.


Uma das torres das novas pontes levadiças que a Companhia Docas de Santos está construindo sobre o Canal da Mortona
Foto publicada com a matéria

Duas pontes levadiças sobre o Canal da Mortona - Para atender às instalações do porto, além do extremo Sul do cais atual, a Companhia Docas de Santos está montando duas pontes levadiças sobre o Canal da Mortona, ambas para passagem de trens em bitolas larga e estreita.

Essas pontes, que serão as primeiras do seu tipo construídas no Brasil, se elevam apoiadas em torres metálicas, a 20 metros de altura, para darem passagem de embarcações pelo referido canal. Elas permitirão em breve à Companhia Docas utilizar o trecho de cais já existente além daquele ponto, e está ali construindo um pátio com 2.000 metros de linhas férreas, para depósito e manobra de vagões.

Em constante crescimento as dependências da Ilha Barnabé - Outra parte das instalações do porto que não cessa de crescer é a de depósito de inflamáveis e outros óleos. As dependências da Ilha Barnabé, inauguradas em 1930, com 4 tanques, para depósito de gasolina, possuem hoje 24 desses reservatórios, com capacidade total já superior a 104.000.000 de litros de gasolina e óleos diversos.

Presentemente estão sendo ali construídos 3 novos tanques, para óleo de caroço de algodão, e 5 novos outros, para óleo combustível e óleo Diesel, serão construídos a seguir.

Os trens da Sorocabana no cais de cabotagem - Novas linhas de bitola estreita estão em contínua execução e, dentro de 30 dias, os trens da E. F. Sorocabana atingirão a zona do cais de cabotagem.


Vista da linha de tubos condutores da Usina de Itatinga
Foto publicada com a matéria

Grandes obras em Itatinga - Também na usina hidrelétrica de Itatinga vem a Companhia Docas de Santos executando grandes obras para melhoramento daquelas importantes instalações. Assim, dentro em breve estará concluído o primeiro trecho de 550 metros de túnel, que substituirá o canal adutor, entre a represa e a câmara d'água, melhoramento esse que permitirá uma futura ampliação da capacidade da usina.

Iniciativa digna de aplausos - Também se acha em conclusão a construção do grupo escolar Cidade de Santos, que a Companhia Docas ofereceu à cidade, em comemoração à passagem do 50º aniversário de sua concessão.

Esse edifício, que será entregue à Municipalidade completamente equipado, foi localizado na Rua Senador Dantas, com frente também para as ruas Nabuco de Araújo e Torres Homem, ficando, assim, como se vê, no centro do bairro de maior população infantil da cidade.

Ele compreende 12 amplas salas de aula, biblioteca, museu escolar, duas salas para professoras, gabinete do diretor, portaria, sala de médico, sala de dentista, cantina, quarto para zelador, instalações sanitárias e um amplo galpão coberto, para recreio. Será, ainda, dotado de um "play-ground", destinado ao uso de todas as crianças do bairro.


Fachada do edifício que a Docas construirá e oferecerá à Municipalidade, para funcionamento de um grupo escolar. A primeira pedra deste edifício foi lançada em 28/7/1938, por ocasião das festas comemorativas do 50º aniversário da Companhia Docas de Santos
Imagem publicada com a matéria

 Leva para a página seguinte da série