Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0319q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/17/13 13:44:16
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOTELARIA
Antigos hotéis e restaurantes santistas (17)

Leva para a página anterior
Artigo do cartofilista e memorialista Laire José Giraud, publicado no site santista PortoGente em 22 de junho de 2010, cita inúmeros estabelecimentos de Santos,  frequentados principalmente à noite (mas também de dia!) na segunda metade do século XX:


Quando a noite chega na bela Av. Ana Costa. À esquerda, o Atlântico Hotel e à direita o antigo Parque Balneário. 1978. Cartão-postal presenteado pelo historiador Jaime Caldas

Foto (e legenda): acervo do cartofilista Laire José Giraud

Texto atualizado em 22/06/2010 - 00:52

Viva a noite!

por Laire José Giraud [*]

Depois da boa aceitação obtida pelo artigo Belezas da Cidade Noturna, a coluna Recordar resolve lembrar das boas coisas da noite santista daquele tempo que não volta mais e que permanece só nas lembranças dos que vivenciaram tudo aquilo.


Visão noturna da Orla de Santos, no sentido Gonzaga/Ponta da Praia - 1970

Foto (e legenda): acervo do cartofilista Laire José Giraud

Os cinemas e teatros ofereciam entretenimentos da melhor qualidade. Para esse nosso passeio noturno pelo passado, vamos nos situar nas décadas de 1970 e de 1980, épocas de grandes mudanças na Cidade, nos hábitos e comportamentos das pessoas.

Essa nova viagem no tempo é para que os mais jovens tomem conhecimento, e que nós, os mais vividos possamos recordar de casas que não mais existem, mas que deixaram seus nomes gravados no livro de ouro da Cidade.


Anúncio do Bar e Restaurante Atlântico (1971), um dos mais famosos de todos os tempos. Ficava situado onde hoje funciona a conhecida C&A (N. E.: loja de vestuário e acessórios)

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

Assim. para os apreciadores dos bons pratos tínhamos ótimos restaurantes, como: Cibus (cozinha internacional); Fifty-Fifty (cozinha francesa); Restaurante Anhangá (cozinha de primeira); Restaurante Miramar (pertencente aos mesmos proprietários do Restaurante Atlântico), Av. Conselheiro Nébias, 865; Restaurante A Balneária (o máximo em frutos do mar); Dom Peixito (música ao vivo); Churrascaria Taurus; Zi-Tereza, Restaurante Trianon – Rua Marcílio Dias, 4; Restaurante Guanabara; Cantina Firenze. Que tal depois comermos um delicioso doce na Bienamour - Av. Ana Costa, 451. Vale dizer que dois desses estabelecimentos encerraram suas atividades recentemente. Para nossa tristeza.


Anúncio de um estabelecimento que marcou época na Cidade, o Dom Peixito. O ambiente era alegre e acolhedor

Imagem: Anuário de A Tribuna - 1978, coordenado por Olao Rodrigues. Legenda: Laire José Giraud

Já para os que gostam de um chopinho: Nicaneca; Fritz, Rua Djalma Dutra, 24; do Galle, Rua Galeão Carvalhal, 50 e do Zum Fass, Av. Marechal Deodoro, 31. E das lanchonetes Hot Dog´s, Hot Stop, Six. e Surf Dog. Nesta última um dos sócios era o jornalista José Carlos Silvares.

E ainda Chão de Estrelas; The Pink Panther Boite, na Av. Presidente Wilson, 147; ou Lofty–Danceteria, Av. Ana Costa 554.


Anúncio em 1970 da Pizzaria Zi-Tereza, que encerrou suas atividades recentemente para dar lugar a edifícios de apartamentos. Tinha uma das melhores pizzas de Santos. 1970 (N. E.: em seu lugar foi construída a edificação de uma agência do banco HSBC, na Avenida Ana Costa, 449)

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

Neste singelo revival, o Recordar deixará a famosa Boca de Santos para um próximo artigo.

É bom termos em mente, que a noite é o período do relax, da poesia, da família, dos amigos, do entretenimento e para descontraímos tudo que aconteceu durante o dia. E VIVA A NOITE!


Quem não se recorda do tradicional restaurante Anhangá, que ficava no início da Epitácio Pessoa - Boqueirão? - anúncio de 1971

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

 


Quem apreciava peixes e frutos do mar, tinha um local especial para isso: A Balneária, Gonzaga. Anos 70

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

 


Anúncio do alegre Chão de Estrelas, estabelecimento que pertenceu ao falecido Oscar Guerra, tido como o rei da noite santista - 1971

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

 


Um bom local para saborear um chope era no Fritz, que tinha ótima cozinha alemã - 1971

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

 


Nos anos 70, havia um personagem que fazia anúncios de uma marca de guaraná, em jornais, revistas, rádios e tevês de nome Theobaldo, também conhecido por Boko Moko, que significava um cara rude, brega e que se vestia fora de moda. O Boko Moko gozava de grande sucesso

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

 


Anúncio dos Festejos Juninos do Gonzaga, que eram realizados nas areias da famosa praia. Era uma das grandes atrações da Cidade de Santos - 1971

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

[*] Laire José Giraud é despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais da cidade de Santos e de transatlânticos antigos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.


Anúncio da boite The Pink Panther, a casa noturna das grandes atrações, funcionava no mezanino do Edifício Universo Palace. Nesse local, anteriormente ficava o requintado Palace Hotel, cujo prédio foi demolido. 1989

Imagem (e legenda): acervo de Laire José Giraud

O mesmo autor Laire José Giraud havia publicado em sua coluna Recordar, no site PortoGente, em 1 de junho de 2010, o artigo "Belezas da Cidade Noturna", em que cita:

"Depois desse passeio através das imagens, qual é a pedida? Que tal, através da imaginação jantarmos num desses, célebres restaurantes de antigamente: Restaurante do antigo Parque Balneário Hotel, Bar e Restaurante Atlântico – Av. Ana Costa, 574; Restaurante Dom Fabrizio – Av. Ana Costa, 482; Restaurante Jangadeiro – Av. Alm. Saldanha da Gama, 88; Restaurante Vasco da Gama – Av. Alm. Saldanha da Gama, 33; Restaurante Galeão – Av. Galeão Carvalhal, 50; Restaurante Anhangá – Av. Epitácio Pessoa, 30; Gug´s Saravá Restaurante; Restaurante Hong Kong Palace – Av. Cons. Nébias, 788, Restaurante Caldeira – R. Carvalho de Mendonça, 419; Restaurante Baleia, Av. Vicente de Carvalho, 30; ou no Restaurante Cruz de Malta – R. Osvaldo Cócrane, 53, entre outros.

"Quem quiser pode tomar um chopinho no Bier Stude, ou no Canecão, ambos na Av. Vicente de Carvalho. Podemos ainda dar uma passada no Chão de Estrelas, que ficava na Av. Epitácio Pessoa, 190 – Embaré, ou saborear um delicioso sanduíche no Surf-Dog. A escolha fica por conta do leitor.

"Sendo a noite uma criança,os boêmios podem assistir um show numa das boates do Paquetá (a Boca), algumas delas: Boate Flamingo, Bar Night and Day, Oslo Bar, Las Vegas Night Club, Boite Casa Blanca, Scandinavia Bar, ou simplesmente comer um frango a passarinho no Restaurante Chave de Ouro.

"Que pena que esses estabelecimentos não existam mais, a não ser nas lembranças dos que vivenciaram aquela bela época. Que boas recordações de um tempo que não volta mais."

Leva para a página seguinte da série