Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0319b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/07/06 20:42:23
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOTELARIA
Antigos hotéis e restaurantes santistas (2)

Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 15 de novembro de 1939, comemorativa do cinqüentenário da Proclamação da República - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria-anúncio (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Vista geral do Parque Balneário Hotel
Foto publicada com o texto

Parque Balneário Hotel

O Parque Balneário Hotel é o melhor índice da renovação urbanística de Santos. Ele faz parte destes últimos vinte e cinco anos de urbanização das praias santistas, acompanhando o seu desenvolvimento, a sua modernização, até o ponto em que se encontra hoje a faixa de praias do Gonzaga e do José Menino.

Localizado no melhor ponto da praia, a sua estrutura primitiva cresceu com o crescimento da Santos-balneária, estendendo-se na execução do plano pré-estabelecido para o desdobramento que se fizesse necessário. Pertence-lhe todo um vasto quarteirão das avenidas Ana Costa e Wilson.


Kursaal
Foto publicada com o texto

Na esquina, mesmo, desta, ao lado direito do corpo principal do edifício primitivo, estende-se um jardim aparelhado para reuniões, chás, divertimentos infantis etc. Esse jardim, todo arborizado, oferece, ainda, aos seus freqüentadores, a proteção de largos guarda-sóis. Aberto para o mar, é um abrigo refrigerante de sombras, sempre percorrido pelas brisas frescas que vêm do mar.


Salão de refeições
Foto publicada com o texto

Esse jardim constitui, por outro lado, pela sua situação e pelos seus arvoredos, um elemento decorativo da paisagem do Gonzaga. Sobre ele, ao lado e aos fundos, levanta-se a massa arquitetônica do Parque Balneário, edifício de grandes proporções, bem como de linhas artísticas inconfundíveis, e que perfeitamente correspondem ao que por dentro apresenta a magnífica decoração, o mobiliário discretamente luxuoso, as instalações todas harmonizadas sob um espírito de requinte sem exageros.


Entrada principal
Foto publicada com o texto

O Parque Balneário Hotel, pela sua situação, pelos seus recursos de maior amplitude, pela tradição que já o consagrou, é o ponto preferido da elite paulista, em Santos, o hotel dos turistas internacionais, o mais freqüentado pelos que fazem os week-ends elegantes, em nossas praias centralizadas pelo Gonzaga.

Conta o Parque Balneário Hotel com uma gerência que tem mantido tradicionalmente seus eficientes serviços, os quais se distinguem por uma nota de distinta sobriedade, desde 1914, quando começou a funcionar sob a direção do sr. João Fracarolli. São seus proprietários, além do sr. João Fracarolli, já citado, os srs. Henrique Fracarolli, Aldo Fracarolli, José Fracarolli e Alberto Fracarolli, cabendo presentemente a gerência ao sr. Aldo Fracarolli.


Varanda
Foto publicada com o texto

O Parque possui 250 quartos e apartamentos, com serviço de água quente e fria, telefone etc., contando ainda com completa instalação de ar condicionado em suas dependências. Tem salão nobre e de refeições, largas dependências internas e externas para repouso e reunião dos hóspedes, bem como um salão para crianças. Para estas, ainda, a sua cozinha, de primeira ordem, está aparelhada para prestar serviços dietéticos especiais.

Em seu andar térreo, possui o Parque Balneário um grande "bar" e um salão de beleza, modernamente instalado, e com pessoal competentíssimo.


Serviço de bar ao ar livre
Foto publicada com o texto

Mantendo, pois, o máximo que se pode exigir de serviços no gênero, o Parque Balneário destaca-se inegavelmente entre os melhores estabelecimentos do Estado e do país, conhecido largamente no estrangeiro, pelos serviços que tem prestado ao nosso turismo.

Aliás, acha-se o Parque ligado, diretamente, com todas as agências de turismo do mundo. A indicação desse estabelecimento modelar tem correspondido sempre, a inteiro contento, às exigências de seus hóspedes, dos viajantes e dos turistas que visitam a nossa cidade.


Jardim do hotel, visto da varanda
Foto publicada com o texto


Hotel Parque Balneário, em 1939
Publicado no jornal santista A Tribuna, edição especial de 26 de janeiro de 1939


Anúncio do Hotel Parque Balneário
Publicado no jornal santista A Tribuna, em 26 de março de 1944

Leva para a página seguinte da série