Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0315e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/04/18 17:47:32
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ACS
A associação comercial dos santistas (5)

Leva para a página anterior
Em janeiro de 1941, o presidente do Departamento Nacional do Café (DNC), Jayme Guedes, visitou a Associação Comercial de Santos, fato registrado pelo jornal santista A Tribuna em sua edição de 24 de janeiro daquele ano, na página 5 (ortografia atualizada nesta transcrição:

Imagem: reprodução parcial da matéria original

Vindo ontem a Santos, o sr. Jayme Guedes, em reunião na Associação Comercial, tratou de assuntos diretamente ligados à praça santista

Oferecido um almoço no Clube da Bolsa ao presidente do D.N.C.

O sr. Jayme Guedes, presidente do D. N. C., que há dias se encontra em nosso Estado, onde veio conhecer da situação das lavouras cafeeiras, veio ontem à nossa cidade, fazendo-se s.s. acompanhar dos srs. Sousa Mello, diretor da Carteira Agrícola do Banco do Brasil; Aguinaldo Amaral, representante do D. N. C. na Argentina, e Armando Paim, seu secretário particular. Com os visitantes também viajou o sr. F. M. Rodrigues Alves, gerente daquele órgão controlador dos negócios do café em Santos.

Na Associação Comercial - Às 10,30 horas, o presidente do D. N. C. foi recebido na sede da Associação Comercial. Realizou-se importante reunião sob a presidência do sr. Jayme Guedes e com a presença de todos os diretores da entidade representativa do comércio santista.

Essa reunião teve caráter secreto, sabendo-se, no entanto, que foram abordados assuntos de interesse do Departamento Nacional do Café e a Associação Comercial de Santos e diretamente vinculados à praça santista.

Almoço no Clube da Bolsa - Às 12,30 horas, a Associação Comercial de Santos ofereceu um almoço, no Clube da Bolsa, ao sr. Jayme Guedes e sua comitiva, participando também do ágape todos os diretores da Associação Comercial.

O ágape teve caráter íntimo, não havendo discursos.

O presidente do D. N. C., após o almoço, visitou novamente a agência local do Departamento Nacional do Café, e, às 15 horas, s.s. regressou para a capital, a fim de presidir importante reunião da Sociedade Rural Brasileira.

Hoje, segundo nos informou, o sr. Jayme Guedes seguirá para Sorocaba, a fim de escolher a área de terreno para instalação da indústria do Cafelite, devendo s.s. regressar para o Rio de Janeiro no próximo domingo.

Grupo feito após a reunião na Associação Comercial de Santos

Foto publicada com a matéria

Fotos dessa visita foram mantidas no acervo de um dos dirigentes da ACS, Augusto Reginato, cujo neto Carlos Eduardo Reginato, residente na capital paulista, enviou cópias a Novo Milênio em 6/6/2011, com a observação: "Nas imagens da Associação Comercial de Santos, destaco a figura do Sr. João Melão, presidente na época":

Original da foto publicada em A Tribuna de 24/1/1941

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Verso da foto, manuscrito por Augusto Reginato

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Cerimônia na Praça Mauá, com integrantes do mesmo grupo e possivelmente no mesmo dia 23/1/1941

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Almoço, possivelmente em 23/1/1941 no Clube da Bolsa

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Jantar, com a participação de integrantes da ACS. (Parque Balneário Hotel?)

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Posse da diretoria 1941/42 da Associação Comercial de Santos

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Verso da foto acima, manuscrita por Augusto Reginato: "Mesa que presidiu os trabalhos da Assembléia Geral Extraordinária da Associação comercial de Santos, por ocasião da posse da nova diretoria para o biênio de 1941-1942"

Foto: acervo Augusto Reginato

 

Diretoria 1941/42 da Associação Comercial de Santos

Foto: acervo Augusto Reginato

Leva para a página seguinte da série