Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0314e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/01/08 16:36:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TIROS DE GUERRA
Tiros de Guerra santistas (5)

Leva para a página anterior

Um dos tiros de guerra de Santos era o Tiro Naval, fundado em 21/10/1917 e extinto após a Revolução Constitucionalista de 1932. A documentação destas páginas pertence ao acervo da família do comandante Armando Erbisti, sendo as imagens cedidas a Novo Milênio por Sérgio Barros de Moura, residente na cidade de Peruíbe/SP.

Um atrevido telegrama, enviado por Armando Erbisti ao ditador Getúlio Vargas lamentando que este tomasse posse no governo, valeu ao emissor um período de encarceramento, na Cadeia Velha da Praça dos Andradas, em Santos, onde contraiu doença de que nunca mais se recuperou, como relataram os familiares. A notícia do telegrama foi assim divulgada pelo jornal Gazeta do Povo de Santos, em 17 de agosto de 1934 (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da página de arquivo, integrante da documentação do Tiro Naval

Um telegrama de protesto

Enviado ao sr. Getúlio Vargas

Pelo sr. Armando Erbisti foi enviado ao sr. Getúlio Varvas, no dia da sua eleição à presidência da República, o seguinte telegrama:

"Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas - Palácio do Catete - Rio de Janeiro

"Na qualidade de ex-comandante do Batalhão do Tiro Naval de Santos, batalhão que operou no setor Norte, e que perdeu no campo da luta 6 voluntários paulistas, protesto e lamento ao mesmo tempo ter sido v. exa. eleito presidente da República.

"Quando vencedora a revolução de 1930, os ideais proclamados eram justamente contrários ao sistema que v. exa. agora adotou - elegendo-se e querendo perpetuar-se no poder.

"Mesmo antevendo as masmorras da Imigração, onde em 1932 fui martirizado, não posso deixar de protestar em meu nome e no dos meus comandados tombados no campo da honra, a eleição infeliz de v. exa.

(a) Armando Erbisti"


Detalhe do arquivo do Tiro Naval com a notícia da Gazeta do Povo santista de 17/8/1934


Documentação fotografada por Carlos Pimentel Mendes em 16/12/2007

Leva para a página seguinte da série