Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0310m.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/16/11 11:59:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - POLÍCIA E JUSTIÇA
Guarda Civil de Santos surgiu em 1930

Ocupou inicialmente o prédio da Rua Comendador Martins antes utilizado pela 1ª Delegacia
Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal santista A Tribuna, em 3 de maio de 1930 (ortografia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

A Guarda Civil em Santos

Sua inauguração, ontem – Formatura em frente à Delegacia Regional – As autoridades que vieram a Santos

A banda da Guarda Civil realizou um concerto público, na Praça dos Andradas – Visitas ao Paço Municipal, Corpo de Bombeiros e Força Pública

Está inaugurada, em Santos, a Guarda Civil. A cidade, assim, desde ontem, conta com mais esse melhoramento, ficando dotada de mais uma milícia para vários policiamentos e fiscalização urbana e em casas de diversões, festividades etc., à semelhança do que existe em S. Paulo e outras cidades do Estado.

O ato inaugural, segundo tínhamos antecipado, verificou-se às 13 horas, tendo os milicianos, garbosos em seu fardamento azul, polainas e luvas brancas, formado em frente à Delegacia Regional, onde também se enfileirou a excelente banda musical dessa corporação, que veio da capital, onde foi, também, recentemente inaugurada, para abrilhantar o ato.

Autoridades que vieram a Santos - Com o fim especial de assistir à inauguração da Guarda Civil, vieram ontem a Santos, entre outras pessoas, as seguintes autoridades: dr. Armando Ferreira da Rosa, chefe de polícia, acompanhado de seu ajudante de ordens, o capitão Mário Rangel, e do dr. Percival de Oliveira, seu secretário; dr. Pereira Lima, diretor da Guarda Civil; coronel Joviniano Brandão, comandante geral da Força Pública do Estado e seu ajudante de ordens, capitão Alcides Valle; coronel Alexandre Gama, comandante do Departamento do Pessoal da Guarda Civil, além de outras, as quais, nesta cidade, foram recebidas pelo dr. José de Sousa Dantas, prefeito municipal; dr. Aguinaldo Góes, delegado regional de polícia; dr. Gilberto de Andrada e Silva, comissário da Delegacia Regional; dr. Jordão de Magalhães, delegado da 1ª circunscrição; dr. Vieira de Campos, delegado da 2ª circunscrição; capitão Pacheco, comandante do destacamento local de polícia; várias outras autoridades e pessoas gradas.

A inauguração da Guarda Civil - Como estava determinado, às 13 horas, o pessoal componente da Guarda Civil, inclusive a banda musical, formou em frente à Delegacia Regional onde se notava a presença das autoridades já referidas, várias outras pessoas gradas e de representação, comandante e oficialidade do Corpo de Bombeiros e, aí, os drs. Sousa Dantas, prefeito municipal; Armando Ferreira da Rosa, chefe de polícia; Aguinaldo Góes, delegado regional; Pereira Lima, diretor da Guarda Civil, passaram revista aos milicianos, que impressionavam bem pela linha que mantinham, em posição de sentido.

Em seguida, foi dada como inaugurada, em nossa cidade, a Guarda Civil, após o quê o dr. Aguinaldo Góes fez uso da palavra para, em feliz discurso, se referir ao ato, à Guarda Civil, aos serviços que a mesma vem prestando nas cidades onde serve, para, depois, se referir à ação do dr. Armando Ferreira da Rosa, a cujos esforços se deve a vinda, a Santos, da milícia ontem inaugurada, e dizendo, por último, que a cidade de Santos e toda sua população recebiam com orgulho e simpatia a Guarda Civil, cujos serviços enalteceu, terminando sob aplausos sua oração.

Na Delegacia Regional - Inaugurada que foi a Guarda Civil, esta, sob o comando do seu inspetor, Sizenando Arouca, e precedida da banda de música, dirigida pelo sargento Miguel de  Marca, tomou posição de marcha, desfilando pelas ruas centrais.

As autoridades que estiveram presentes ao ato inaugural dirigiram-se então para a Delegacia Regional, onde também se achavam os srs. drs. João Baptista Leme da Silva, juiz da 1ª vara; dr. Álvaro Augusto de Carvalho Aranha, juiz da 2ª vara e diretor do Fórum; as autoridades policiais da cidade; dr. Albertino Moreira, dr. Vicente de Almeida Prado, vereador Adelson Nogueira Barreto, vereador Frederico Witacker, Vicente Mamede, juiz de direito; Brasiluso Lopes, cônsul do México, e vários outros representantes consulares; M. Nascimento Júnior, diretor da A Tribuna; Giusfredo Santini, superintendente desta folha; comandante e oficialidade do Corpo de Bombeiros; dr. José Amadeu César, dr. Archimedes Bava, muitas outras pessoas gradas e representantes da imprensa.

Aos presentes foi, então, servida uma taça de champanha, tendo todos a melhor impressão dos milicianos que vieram para a nossa cidade, sendo cumprimentados os respectivos chefes.


A Guarda Civil, quando, ontem, deixava a Praça dos Andradas, rumo ao Paço Municipal, depois do ato inaugural, em frente à Delegacia Regional
Foto e legenda publicadas com a matéria

No Paço Municipal - Deixando a Praça dos Andradas, a Guarda Civil, depois de desfilar por várias ruas centrais, foi em visita de cumprimentos ao dr. Sousa Dantas, prefeito municipal.

No pátio fronteiro ao Paço Municipal, como fizera em frente à delegacia Regional, os milicianos executaram com apuro várias evoluções, iniciadas com um característico hurrah à polícia do Estado.

O sr. chefe de polícia e sua comitiva foram recebidos na sede do governo do município pelo sr. dr. J. de Sousa Dantas, prefeito municipal; dr. Sebastião Adelino de Almeida Prado, Adelson Nogueira Barreto, Frederico Whitacker Júnior e dr. Albertino Moreira, vereadores; capitão João Salermo, diretor da Secretaria da Câmara, Francisco Paino, sub-diretor, e outros altos funcionários da Prefeitura.

No gabinete do sr. prefeito, o sr. chefe de polícia apresentou ao dr. Sousa Dantas o inspetor da Guarda e seu ajudante.

A seguir, foi servida aos presentes uma taça de champanha, tendo o dr. Sousa Dantas, por essa ocasião, proferido breves palavras sobre o importante serviço que vem de ser introduzido em Santos. O governador da cidade terminou brindando o sr. presidente do Estado e o chefe de polícia, manifestando os agradecimentos da cidade.

O dr. Armando Ferreira da Rosa agradeceu o brinde do sr. prefeito, formulando os melhores votos porque o serviço de manutenção da ordem e da segurança públicas sejam perfeitamente assegurados, em Santos, pelo contingente da Guarda Civil ora aqui destacado, o qual, disse s. excia., será futuramente aumentado.

Visita ao Corpo de Bombeiros e à Força Pública - A Guarda Civil visitou, ontem, também o Corpo de Bombeiros e o quartel da Força Pública destacada em Santos, à Rua S. Leopoldo, onde foi recebida pelos respectivos comandos e oficialidade, estando em formatura toda força disponível.

Concerto público no jardim da Praça dos Andradas - A excelente banda musical da Guarda Civil, à tarde, das 16 às 18 horas, realizou um concerto público no jardim da Praça dos Andradas, executando um escolhido programa, que agradou, tendo o numeroso público ali reunido aplaudido a corporação musical, regida pelo sargento Miguel de Marca.

Pelo último trem, regressaram para a capital o coronel Alexandre Gama, vários graduados da Guarda Civil e os componentes de sua banda musical.

Ficou, assim, desde ontem, sob os melhores auspícios, inaugurada em Santos a Guarda Civil, que está, provisoriamente, alojada no prédio da Rua Comendador Martins, onde esteve instalada a 1ª Delegacia.


Um aspecto apanhado na Delegacia Regional, vendo-se na gravura várias das altas autoridades que assistiram à inauguração da Guarda Civil. Ao centro, ladeado pelos drs. Carvalho Aranha, juiz da 2ª Vara, e Aguinaldo Góes, delegado regional, está o dr. Ferreira da Rosa, chefe de polícia, notando-se ainda na gravura os drs. Leme da Silva, Juiz da 1ª Vara, José de Sousa Dantas, prefeito municipal, e outras pessoas gradas
Foto e legenda publicadas com a matéria


Esta foto de 1930, do acervo de Onofre Américo Corazza, mostra um grupo de integrantes da Guarda Municipal de Santos
Foto publicada na seção Imagem do passado do jornal santista A Tribuna, em 12 de maio de 2006


Componente da Guarda Civil (Vicente), com o último uniforme dessa corporação, antes de sua extinção, em fins da década de 1960

Foto enviada a Novo Milênio por Carlos Galante em 3 de agosto de 2011

Leva para a página seguinte da série