Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300v11.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/15/07 15:31:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM...
1912 - por Laércio Trindade (Indicador Santense)

Leva para a página anterior
Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas Clique aqui para voltar à página inicial do 'Indicador Santense 1912'condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1912, Laércio Trindade era o redator do anuário Indicador Santense, propriedade do "Bureau Central" Agência Central de Negócios, empresa concessionária pela Câmara Municipal, com sede na Praça da República, 16 ("telephone 257, Caixa do Correio 361"). A obra foi impressa na Typ. da "Casa Rembrandt", na Rua 15 de Novembro, 80, Santos. O exemplar, com 620 páginas (entre fotos, anúncios e textos, divididos em seis capítulos e apêndice) foi cedido a Novo Milênio para cópia pelo professor e pesquisador Francisco Carballa.

O texto a seguir integra a 2ª Parte (grafia atualizada):

Companhias, Sociedades, Instituições, Cultos e Associações em geral
[...]

Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos
Fundada em 12 de outubro de 1879
Sede social: Rua Amador Bueno n. 114 (prédio próprio).

Fins, de acordo com os seus estatutos:

Ministrar subsídios pecuniários e socorros médicos e farmacêuticos aos associados que, por motivo de moléstia, ficarem impossibilitados temporariamente de exercer a sua profissão;

Socorrer com uma pensão mensal, pelo tempo que for necessário, aos sócios que por moléstia crônica, ou defeito físico, ficarem em estado de invalidez;

Fazer o funeral dos sócios que falecerem sem recurso;

Procurar ocupação para os associados, quando desempregados;

Proteger, pelos meios ao seu alcance, aos associados que se acharem presos, ou processados, desde que a origem desse fato não seja indecorosa, ou desonesta;

Conceder por tempo determinado uma pensão mensal às viúvas dos sócios que dela necessitarem e enquanto forem merecedoras;

Manter uma biblioteca, principalmente composta de obras de instrução e especialmente de assuntos comerciais, para o gozo exclusivo dos seus associados;

Criar, à proporção que os recursos da sociedade o permitirem, aulas de línguas, e de outras matérias que mais possam utilizar, nas suas aplicações, ao comércio e à indústria;

Promover conferências ou preleções sobre assuntos comerciais ou industriais, e tudo quanto possa concorrer para o progresso moral e intelectual de seus associados.

A idéia da fundação da sociedade surgiu naturalmente da necessidade do agrupamento da classe comercial, principalmente do núcleo dos empregados, sujeita como todas as classes laboriosas às alternativas da sorte, às contingências da vida; na imprensa teve os fortes estímulos e a ativa propaganda d'O Caixeiro, folha dominical, que contou uma existência curta, mas gloriosa, por isso que viu dentro dela realizar-se a suprema aspiração para que tendiam todas as suas energias espirituais.

Depois das reuniões particulares e dos atos preparatórios comuns a todas as organizações sociais, a associação foi definitivamente instalada no prédio em que funcionava a Escola do Povo, à Praça Mauá.

Foi em um domingo, na data acima referida, e achavam-se presentes, sendo, portanto, fundadores, os seguintes senhores: Antonio Domingues Martins - Antonio Eustachio Largacha Júnior - Antonio Rodrigues Lopes - Antonio Ferreira Duarte - Affonso Lopes dos Santos - Alfredo Ramires Esquivel - Alfredo Lyra - Augusto Vieira - Benedicto Torquato de Siqueira - Bento Francisco de Souza - Cândido Zacharias de Camargo - Carlos Antonio de Souza - Damasio da Silveira Franco - Fernando do Amaral Ribeiro - Floriano dos Santos Castro - Francisco Antonio de Souza Júnior - Gregório Carneiro Bastos - Guilhermino Augusto Baptista - Henrique Fernandes Pinto - João Augusto de Mattos Chaves - João Baptista Florindo - João Garibaldi de Freitas - João Guilherme Martins - João Nepomuceno Freire - Joaquim José de Toledo Júnior - Joaquim Mariano de Oliveira - José Antonio da Silva Gordo - José Bento de Fernandes - José Bernardes d'Oliveira - José Domingues Martins - José Francisco Pinto Martins - Jorge H. Maxwell - Luiz José de Mattos - Manoel Cesário Pereira - Manoel Joaquim Borges Júnior - Manoel Maria Teixeira Guerra - Manoel de Sá Fortes - Manoel Gonçalves dos Santos Madeira - Manoel Alves da Silva - Pedro Antonio da Cunha - Raphael Rostchald.

Diretoria atual:

Presidente sr. coronel José Pinto da Silva Novaes
Vice-presidente sr. Francisco Portuense Machado Reis
1º secretário sr. João Guilherme Cruz
2º secretário sr. Francisco Arantes
Tesoureiro sr. Guilherme Santos
Beneficente sr. Antonio Cândido Gomes da Silva
Bibliotecário sr. Fernando José Alves Souto
Conselheiros sr. capitão Antonio Bento de Amorim
sr. major Antonio Benedicto de Oliveira
sr. capitão Arthur Thomaz Coelho

Mesa da Assembléia Geral:

Presidente sr. João Rodrigues Caldeira
1º Vice-presidente sr. Nicanor Leite do Amaral
Vice-presidente sr. Flávio Soares de Camargo
1º secretário sr. José Abelardo Monteiro de Barros
2º secretário sr. João Quintino de Oliveira

Comissão de contas: srs. tenente-coronel Joaquim M. de Campos Moura, Virgílio Gomes Marcondes, João de Freitas Guimarães Júnior.
[vide Apêndice]


Sociedade União dos Empregados no Comércio de Santos
Fundada em 7 de maio de 1911
Sede provisória: Rua S. Leopoldo n. 16

Esta sociedade destina-se à proteção e benefício dos empregados no comércio de Santos, da qual é legítimo órgão. Foi fundada sob a influência da idéia que surgiu em abril deste ano de se realizar no Brasil, em época futura, um Congresso dos Empregados no Comércio para o fim de uma grande união da classe e estabelecer-se definitivamente a situação desses auxiliares do nosso progresso.

No dia da fundação da Sociedade União dos Empregados no Comércio de Santos, vieram de São Paulo, em excursão, 70 sócios da União dos Empregados no Comércio dali, que assistiram à reunião da fundação, que foi presidida pelo sr. João Nunes Júnior, presidente da Sociedade de São Paulo.

Houve nessa reunião uma conferência pelo sr. Custódio Pereira de Carvalho, sobre a utilidade de se realizar o congresso dos empregados no comércio, e foram tomadas várias deliberações, sendo por fim fundada a sociedade de Santos com 29 sócios inscritos no ato.

Para sua diretoria provisória foram aclamados os srs. Custódio Pereira de Carvalho, presidente; Tancredo Teixeira Coelho, secretário, e José Luiz Antunes, tesoureiro.

Os seus estatutos, em via de aprovação, dão aos empregados no comércio vantagens que até agora outra qualquer sociedade congênere ainda não ousou oferecer.

No dia 29 de outubro realizou-se a primeira reunião da assembléia deliberativa com a presença de 14 sócios, dos 18 eleitos, e depois empossados os novos diretores pela diretoria provisória, procedeu-se à eleição dos vários corpos a cuja gerência ficará confiada a sociedade.

A eleição deu o seguinte resultado:

Comissão Administrativa:

Presidente sr. João da Cruz Oliveira
Vice-presidente sr. Júlio Augusto David
1º secretário sr. Custódio Pereira de Carvalho
2º secretário sr. Alfredo Ferreira Lopes Garcia
Tesoureiro sr. José Luiz Antunes
Bibliotecário sr. João Evangelista Lopes de Almeida

Comissão do Congresso: srs. Osthalio Alcover, Morvan Dias de Figueiredo e Sebastião Gonçalves Leite.

Núcleo de Propaganda: srs. José C. Rodrigues, Tancredo Teixeira Coelho e Cândido de Amorim.

Comissão de Sindicância: srs. Lúcio Fernandes, José de Souza Júnior e Arnaldo Serpa Nunes.

Assembléia Geral: srs. Seraphim Alves de Figueiredo, Joaquim Valente e Leonel Silva.

A Sociedade União dos Empregados no Comércio de Santos conta atualmente com número superior a 500 sócios e em breve tempo será uma realidade o nobre fim da utilíssima sociedade: a grande união da classe e conseqüente garantia dos direitos de seus associados.


Sociedade Beneficente dos Empregados da S. Paulo Railway
Sede: Estação da Luz (S. Paulo)
Fins: beneficência aos seus associados

Diretoria:

Presidente sr. João de Mattos Guimarães
Vice-presidente sr. João B. de Andrade Meira
1º Secretário sr. Germano Tolentino da Silva
2º Secretário sr. Arthur Lessa
1º Tesoureiro sr. Maximiano de Oliveira
1º Procurador sr. José Carlos de Souza
2º Procurador sr. Miguel Franchini

Sucursal de Santos:

Representantes: srs. Francisco Martins de Barros e João Baptista Cabral.


Sociedade Beneficente Síria
Fundada em 10 de setembro de 1904
Sede: Praça da República n. 44

Fins: beneficência aos seus associados e convivência social com os brasileiros.

Diretoria:

Presidente sr. Uadi Cattini Maluf
Vice-presidente sr. Nadra Gorra
1º secretário sr. Nemer El-Halabi
2º secretário sr. Antonio Miguel
Tesoureiro sr. Nagib Saddi
Procurador intendente sr. Cezario de Abreu Mauá

Comissão de Sindicância: Sad Mattar, Pedro Kuri, Abedo Nassif.

Conselheiros: srs. Tafick Rassi, Antonio Neme, José Sallum, Mousia Haddad. - Presidente Honorário e Benemérito, sr. Júlio Conceição; advogados da Sociedade e sócios honorários e beneméritos, srs. drs. Martim Francisco, Valdomiro Silveira e José Monteiro.


Sociedade Beneficente Mútua da Corporação dos Guardas da Alfândega de Santos
Fundada em 23 de fevereiro de 1903
Sede: Guardamoria
Fins: beneficência

Diretoria atual:

Presidente sr. Tito de Oliveira Barros
Vice-presidente sr. Eurico Celso de Figueiredo
1º Secretário sr. Antonio Soares da Costa
2º Secretário sr. Joaquim Espíndola
Tesoureiro sr. Agostinho T. Chaves Sampaio
Beneficentes: sr. Adolpho Carvalho
sr. Marcos Hugo Braum

[vide Apêndice]


Associação Beneficente dos Empregados da Companhia Docas de Santos
Sede: Rua João Octavio n. 38
Fins: beneficência

Diretoria atual:

Presidente sr. dr. Victor de Lamare
Vice-presidente sr. Júlio Barreto de Souza
1º secretário sr. Cezar Dantas Bacellar
2º secretário sr. José Luiz Simões
Tesoureiro sr. Manoel Alfredo Nunes
Beneficente sr. Francisco Bouças

Conselho deliberativo eleito para o triênio de 1909 a 1911
Presidente honorário dr. Ulrico de Souza Mursa.

Mesa do Conselho:

Presidente sr. dr. Emílio da Gama Lobo d'Eça
Vice-presidente  sr. Antonio de Almeida Júnior
1º Secretário sr. Alexandre d'Alvellos Ribeiro
2º Secretário sr. M. Christol
Conselheiros  sr. dr. Ulrico de Souza Mursa
sr. major Amado J. Pedro Gay
sr. dr. Emílio da Gama Lobo d'Eça
sr. dr. Victor de Lamare
sr. Júlio Barreto de Souza
sr. Lindolpho Formiga
sr. Cezar Dantas Bacellar
sr. Ataliba Seixas Pereira
sr. Antonio de Almeida Júnior
sr. José Pereira Pacheco
sr. José Luiz Simões
sr. Alexandre d'Alvellos Ribeiro
sr. Mare Christol
sr. Francisco Bouças
sr. Estevam Lisboa
sr. Adriano José de Queiroz
sr. Guilherme Bienstein
sr. Manoel Francisco Machado
sr. Arthur Guilherme
sr. dr. Pedro O. Paes Leme
sr. Antonio dos Santos
sr. Manoel Alfredo Nunes
sr. Alfredo de Oliveira
sr. Egydio Passos
sr. Seraphim Marques
sr. Marcellino Sant'Anna
sr. João Cândido Fernandes
sr. Emílio Flud
sr. Alfredo Coutinho Cedro
sr. Cezar Platão da Silva
Suplentes sr. Joaquim Constantino Lobo
sr. Emílio Garcia
sr. José Domingues
sr. Edgar Bacellar

[vide Apêndice]


A Médica Santista
Fundada em 19 de março de 1909
Fins: dar socorros médicos, dentários e farmacêuticos
Sede: Largo do Rosário n. 2

Sócios inscritos: 3.975.

Diretor sr. dr. José de F. Saldanha Sobrinho
Procurador sr. Manoel A. Furtado
Gerente sr. Antonio Cabanellas


Ilustração: Indicador Santense 1912

Sociedade Española de Repatriación
Fundada em 12 de outubro de 1902
Fins: repatriar seus associados e suas respectivas famílias quando enfermos e faltos de recursos
Sede social: no edifício do Centro Español.

Sócios existentes de todas as categorias: 459.

Diretoria primitiva:

Presidente sr. Severino Torrecilla
Vice-presidente sr. José Canal
Secretário sr. José Pascual Gómez
Vice-secretário sr. Manuel Moreno
Tesoureiro sr. Domingo Otero Lamosa
Contador sr. Silvano Troncoso
Vogais: sr. Manoel Nóvoa Amoedo
sr. Lameano Pereira
sr. Manoel Guerreiro
sr. Constantino Pereira
sr. José Cabot

Diretoria atual:

Presidente sr. Eduardo B. Parada
Vice-presidente sr. Antonio Crego
Secretário sr. Bruno Amado Alvarez
Vice-secretário sr. Manuel Cendon Fernández
Tesoureiro sr. Sérgio Blanco
Contador sr. Daniel Fortes
Vogais: sr. Dámaso Vaz
sr. José Meleiro
sr. Elisardo Carnero Lamas
sr. Maximino Perdiz
sr. Antonio Penelas

Centro Español
Fundado em 6 de janeiro de 1895
Fins: recreativo, instrutivo e beneficente
Sede social: Rua Aguiar de Andrade n. 3 (edifício próprio).

Sócios existentes de todas as categorias: 313.

Primeira diretoria - 1895:

Presidente sr. Manuel Troncoso
Vice-presidente sr. José Souto Dominguez
Secretário sr. Geraldo Santiago Alvarez
Vice-secretário sr. José Valeije Bojart
Tesoureiro sr. José Maria Molinos
Contador sr. Eduardo B. Parada
Bibliotecário sr. Felipe Vidal Ribas
Vogais sr. José Fernández Dominguez
sr. Francisco Florez Fernández
sr. Francisco Cañellas
sr. Antonio Vásquez Quintella
sr. Antonio Araújo
sr. Sandalo Martinez

Diretoria atual - 1911:

Presidente sr. José Maria Molinos
Vice-presidente sr. Francisco Florez Fernandez
Secretário sr. Eduardo B. Parada
Vice-secretário sr. Antonio Martinez Carrera
Tesoureiro sr. José Montero Fernandez
Contador sr. Antolin Rocha Fernandez
Bibliotecário sr. Manuel Caron
Vogais sr. Juan Estevez Martinez
sr. Gerardo Santiago Alvarez
sr. Rogelio Montero
sr. Manuel Vallejo Perez
sr. Manuel Cid Perez
sr. Sérgio Blanco


Centro Espanhol
Ilustração: Indicador Santense 1912


Deutscher Hulfsverein
Sociedade alemã de beneficência, fundada em 21 de março de 1930
Sede: Praça dos Andradas n. 33

Diretoria:

Presidente sr. Seelmann
Vice-presidente sr. H. Hippe
Tesoureiro sr. H. Schlüter
Secretário sr. St. Pachur
Conselheiros sr. E. Bormann
sr. G. Georgius

Número de sócios: 84.


Federação Operária
Fundada em 22 de janeiro de 1907
Fins: defesa do operariado, tendo por base o levantamento moral e material dos operários, por meio da instrução
Sede: Rua General Câmara n. 83

Tem cerca de 10.000 associados.

Mantém escola de instrução primária, de desenho e um Grupo Dramático.


[...]
Leva para a página seguinte da série