Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300j4b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/31/09 13:45:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM... - BIBLIOTECA NM
1938 - por Victorino Prata Castello Branco (3)

Leva para a página anterior
Clique na imagem para voltar ao índice deste livroAo longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1938, era editado na capital paulista, o livro Santos - Resumo Histórico e Geographico para uso das suas escolas e collegios, de Victorino Prata Castello Branco, com 66 páginas e ilustrações de T. Mendonça, sendo um exemplar da obra conservado na biblioteca da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos (SHEC). Esse trabalho é aqui integralmente reproduzido, com ortografia atualizada:

Santos

Resumo histórico e geográfico para uso das suas escolas e colégios

 

Victorino Prata Castello Branco

Ilustrações de T. Mendonça

S. Paulo - 1938


Alegoria à cidade de Santos

Imagem publicada com o texto original

 

2ª parte: Resumo geográfico

 

Aspecto geral do Município

1 - O município de Santos, em geral, é montanhoso, com grandes várzeas alagadiças e outras partes mais altas, em tabuleiros de areia. A parte montanhosa é, toda ela, recoberta de frondosa mata quase virgem.

O clima

2 - A temperatura, no inverno, é bastante suave, no entanto a Serra do Mar, que fecha a ilha de São Vicente, os pantanais existentes e a freqüência das chuvas determinam um calor muito forte e acentuadamente úmido no verão.


Aspecto geral do município

Imagem publicada com o texto original

Ilhas

3 - Possui o município duas ilhas principais - a de São Vicente com 12 quilômetros de extensão, com a cidade de Santos ao Norte e a de São Vicente ao ocidente, e a Ilha de Santo Amaro com 30 quilômetros de extensão e 20 de largura, onde estão as famosas praias do Guarujá (N.E.: em 1938, ainda não haviam ocorrido os desmembramentos dos municípios de Guarujá, Cubatão e Bertioga).

4 - Além dessas duas ilhas principais, outras de menor importância fazem parte do município de Santos, como as da Moela, onde está o farol da Barra Grande, das Palmas, das Cabras, das Couves, Pombela, Lage, Trigo, Barnabé etc.

Rios do Município

5 - Entre outros de menor importância, há os seguintes, que despejam as suas águas nas baías de Santos e da Bertioga: Cubatão, Cascalho, Perequê, Mogi, Quilombro, Jurubatuba, Sandrim, São João, Trindade, Jacareguava, Pilãos etc.

Serras

6 - Várias ramificações da Serra do Mar, que contorna todo o município com o nome de Paranapiacaba, receberam, dentro do município, estes nomes: Areias, Piassaguera, Mogi, Jurubatuba, Quilombo, Coatinga, Jacareguava etc.

7 - É no alto de Jacareguava que se acha o ponto mais elevado da Serra do Mar, no Estado de São Paulo, ficando a mais de 1.200 metros de altura sobre o nível do mar.

8 - As ilhas de São Vicente e de Santo Amaro também são cortadas por algumas ramificações dessas mesmas serras, elevações essas que enfeitam a cidade e lhe dão uma feição toda especial.

9 - Destacam-se entre todas essas elevações o Morro de São Bento, o Morro do Pacheco, o Morro do Saboó, o Morro do Fontana, o Monte Serrat com a sua famosa igreja a 156 metros de altura etc.

Belezas naturais

10 - O município de Santos conta com graciosos recantos, entre os quais se destacam as praias da cidade, as praias do Guarujá, a Ilha Porchat, o Monte Serrat, as suas baías, as suas montanhas eternamente azuis etc.


Monumento a Braz Cubas

Imagem publicada com o texto original

Limites

1 - O município de Santos confina a sudoeste com o de São Vicente por uma linha reta que, partindo da cachoeira Água Branca, segue em direção ao mar, na parte Norte da ilha Urubuqueçaba, no José Menino, e do mesmo ponto à Serra do Paranapiacaba, até a cachoeira do Itatinga.

2 - Confina também ao Norte com o de São Bernardo pela Serra do Cubatão e com o de Mogi das Cruzes pela Geral; ao Nordeste com o de Salesópolis e com o de São Sebastião; ao Sul com o Oceano Atlântico.

Superfície

3 - A superfície do município de Santos é de 965 quilômetros quadrados, sendo que só a Ilha de São Vicente, onde está construída a cidade, tem 12 quilômetros de extensão.

População

4 - O seu último recenseamento, feito em 1934, deu este resultado: sede do município: 132.942 habitantes. Sede dos distritos de paz: 1.307. Zona rural: 7.810. Total: 142.059 habitantes.

Distâncias

5 - A cidade de Santos dista 202 milhas do Rio de Janeiro e 70 quilômetros da capital do Estado, com a qual está ligada por uma ótima estrada de rodagem e pelas linhas da São Paulo Railway Company.

6 - Outras distâncias em milhas. Ao Norte: de Santos à Bahia: 936; a Maceió: 1.206; a Recife: 1.326; a João Pessoa: 1.396; a Natal: 1.474; a Fortaleza: 1.734; a São Luiz: 2.094; a Belém: 2.344. Ao Sul: a Paranaguá: 142; a Antonina: 157; a São Francisco: 186; a Florianópolis: 251; a Pelotas: 627; a Porto Alegre: 733.

Vias de comunicação

7 - Santos é servida pelas linhas estrangeiras de grandes vapores, pelas companhias costeiras nacionais e ainda pelas empresas de navegação do litoral - Companhia Fluvial Sul Paulista e Companhia Santense de Navegação.

8 - Também é servida pela São Paulo Railway Company, que a liga à Capital e a todo o Estado; pela linha Santos-Juquiá que vai até esta última localidade e agora pela E. F. Sorocabana até Mairinque.

9 - Duas companhias de navegação aérea - a Panair e a Condor - também servem à cidade. As estradas de rodagem, os cabos submarinos, os telégrafos, os telefones etc., por sua vez, contribuem em muito para facilitar as relações da cidade com os grandes centros do país e do estrangeiro.

10 - A construção de uma nova estrada de rodagem entre Santos e São Paulo, e o desenvolvimento cada vez maior das companhias de transporte rodoviário, ainda virão tornar mais fácil o escoamento dos produtos paulistas e dos Estados vizinhos, pelo porto de Santos.


Mapa do Município de Santos (N.E.: em 1938, ainda incluía Guarujá, Cubatão e Bertioga)

Imagem publicada com o texto original


Leva para a página seguinte da série