Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0284h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/20/13 23:30:11
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MUSEUS - 8
Museu das Armas

Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal santista Diário do Litoral, em 6 de setembro de 2011, página 2, assinada pelo secretário de Cultura do Município de Santos, Carlos Pinto:
 

O novo museu santista

Carlos Pinto

Jornalista - colaborador

 

"Se te identificas com o êxito, terás êxito. Se te identificas com o fracasso, terás fracasso" (Tao)

Até o final desde mês de setembro, a cidade de Santos contará com mais um museu, que certamente passará a fazer parte do roteiro turístico-cultural. Após a restauração realizada na Casa do Trem Bélico, um dos mais antigos imóveis do Estado de São Paulo, foi iniciada a implementação do projeto de ocupação do espaço, através da instalação do Museu das Armas. Contando com a orientação do coronel Elcio Secomandi, idealizador do Roteiro dos Fortes, e a participação do professor e colecionador de armas Aldo João Alberto, cujo acervo será exposto no referido museu.

Sendo o mais antigo prédio de Santos, cuja construção data de 1640, para alguns historiadores se 1656 para outros, sua designação tem o significado de "diversos materiais", e foi construída para armazenar os diversos materiais de guerra para a proteção da antiga Vila de Santos. Situada ao lado do porto, no Centro Histórico da Cidade, por longos anos abrigou o Tiro de Guerra n. 11 e a partir de 1937 recebeu a classificação de Monumento Nacional.

Tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi restaurada em 1978, tendo sido ocupada por várias atividades e serviços públicos. Em 2010, com projeto do IPHAN e verbas conseguidas através da Lei Rouanet junto ao BNDES e uma instituição bancária, a Casa do Trem Bélico foi totalmente restaurada, recebendo inclusive a construção de acessos para portadores de deficiência física e idosos.

Findo o processo de restauração, através da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, foram construídos os expositores de acordo com o projeto elaborado, o que vai permitir a colocação de armas e equipamentos em segurança, para visitação pública. O imóvel conta com um sistema de alarme e vigilância, para evitar o furto das peças em exposição. Com a próxima inauguração do Museu das Armas, concretiza-se um velho sonho de dotar a cidade de um local desta magnitude.

Situada na confluência das ruas Visconde do Rio Branco e Tiro Onze, a Casa do Trem Bélico é mais um imóvel do Centro Histórico restaurado sob os auspícios do Projeto Alegra Centro, que a partir da implantação do museu será, juntamente com o Outeiro de Santa Catarina, mais um atrativo daquela região do centro de Santos.

Em sua área será instalada também a Central dos Fortes, projeto que patrocina um roteiro de conhecimento de todas as fortificações militares de nossa região, entre as quais o Forte do Itapema, o Forte São João, a Fortaleza do Itaipu, o da Barra Grande, entre outros. Com a próxima inauguração do Museu das Armas, a cidade ganha mais um espaço dedicado à história e ao conhecimento do nosso passado. E quem não tem passado, por certo nunca terá futuro.

Leva para a página seguinte da série