Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0277e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/02/10 13:01:10
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ZEZINHO
As atribulações do fotógrafo Zezinho (5)

Leva para a página anterior
Presidentes antes de assumir e após a deposição, ou que ficaram apenas na candidatura; prédios no apogeu e em ruínas; artistas em diferentes momentos de suas carreiras; manifestações de todos os tipos e por todos os motivos; ou o mero "buraco de rua", que também faz parte da profissão de fotógrafo registrar imagens de sarjetas para ilustrar matérias do cotidiano. Essas e outras imagens fazem parte do acervo do fotógrafo José Dias Herrera, que em 2004 foi entregue à Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS). Em 11 de dezembro de 2003, o Diário Oficial de Santos registrou, em sua página 7, o título concedido a ele, de Cidadão Emérito:


Repórter-fotográfico da Secom, Herrera tem 66 anos de profissão
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

HOMENAGEM

José Dias Herrera: o mais novo Cidadão Emérito de Santos

Título foi entregue terça-feira na Sala Princesa Isabel

José Dias Herrera, 83 anos, repórter-fotográfico da Secretaria de Comunicação SOcial (Secom), é o mais novo Cidadão Emérito de Santos. O título - outorgado pela Câmara Municipal - foi entregue na noite de terça-feira, na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Uma justa e merecida homenagem, não só pelo seu excelente trabalho, mas, principalmente pela história de sua vida. Durante a cerimônia, a emoção tomou conta do plenário que estava repleto de familiares, amigos de infância e companheiros de profissão.

Fundador do Sindicato dos Jornalistas de Santos, Herrera começou a fotografar aos 17 anos. Com 66 anos de profissão, ele é o repórter-fotográfico atuante mais antigo do Brasil.

Seu primeiro emprego foi no jornal O Diário, depois foi convidado para trabalhar em A Tribuna. Quando se aposentou, continuou exercendo a sua profissão na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santos, onde trabalha até hoje. Fotografou celebridades como alguns presidentes da República, além de vários fatos marcantes da vida cotidiana. Através de sua câmera, pode-se dizer que ajudou a registrar a história da Cidade e do país.

O jornalista José Rodrigues prestou homenagem ao repórter-fotográfico em nome da categoria. Visivelmente emocionado, o jornalista relembrou alguns momentos em que atuaram juntos na profissão e ressaltou a qualidade do trabalho do homenageado. "Falar sobre o Zezinho é configurar os verbos nos três tempos: passado, presente e mais ainda no futuro".

Agradecimentos - "Será que eu mereço tudo isso Nem consigo expressar o que estou sentindo neste momento". Foi assim que José Herrera iniciou seu discurso. Com o semblante de uma pessoa totalmente feliz e realizada, falou sobre as dificuldades que enfrentou no decorrer de sua carreira, agradeceu a todos os presentes e se despediu, da maneira que lhe é peculiar: simples, rápida e direta. Porém, completa. "Com esta homenagem cheguei aos 100 pontos na minha vida de repórter-fotográfico".

Em 15 de abril de 2004, o mesmo Diário Oficial de Santos registrou, na primeira e na última páginas:


EXPOSIÇÃO: Mostra fotográfica de José Dias Herrera marca os 92 anos de fundação do Santos Futebol Clube; fotógrafo (à esq.) foi homenageado pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira
Foto: Cândido Gonzalez, publicada com a matéria

 

Exposição de José Herrera marca festividades pelos 92 anos de SFC

Quem visitar o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube até 14 de maio terá a grata oportunidade de conferir a exposição SFC nas Lentes de José Herrera - Décadas de 50, 60 e 70. A mostra faz parte da programação do 92º aniversário do clube, comemorado na data de ontem.

A exposição foi inaugurada na noite de terça-feira, na presença do repórter-fotográfico José Herrera, que hoje celebra os 84 anos de idade, do presidente do Santos, Marcelo Teixeira, e de vários esportistas que fizeram a história do Santos, como Zito e Márcio Fernandes.

Marcelo Teixeira entregou uma placa de homenagem a José Herrera, como sinal de agradecimento por seu significativo trabalho de registrar os fatos marcantes do clube durante décadas, sendo inclusive o profissional com o maior acervo do Rei Pelé. O Memorial abre diariamente. Na segunda-feira o horário é das 13 às 19 horas. Nos demais dias, das 9 às 19 horas. O ingresso custa R$ 3,00. Estudantes com carteirinhas e idosos com mais de 60 anos pagam meia.


O fotógrafo José Dias Herrera (ao centro) foi homenageado por Marcelo Teixeira
Foto: Cândido Gonzalez, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série