Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/13/04 09:38:40
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
O pronto-socorro municipal

Leva para a página anterior
Texto publicado no Almanaque de Santos 1972, do falecido jornalista e pesquisador santista Olao Rodrigues (1972, edição do autor, gráfica Impress, São Paulo/SP):
 


Primeiro atendimento no PS municipal santista
Imagem publicada com a matéria

PREVIDÊNCIA SOCIAL
Nosso Pronto Socorro Municipal

No fac-simile acima, uma ficha histórica: o primeiro atendimento do nosso PS, ocorrido logo após sua inauguração, no dia 17 de novembro de 1937. Antes da criação desse serviço de urgência, os pacientes e acidentados impossibilitados de caminhar eram transportados para o hospital da Santa Casa em carro (particular ou de aluguel) e, às vezes, em rede ou em improvisadas padiolas.

Posteriormente, o Corpo de Bombeiros forneceu uma ambulância para esse serviço, suspenso por volta de 1925. Campanha movida pelo Clube Atlético Santista resultou na doação de duas ambulâncias para o nosso principal nosocômio. Mesmo assim o atendimento era deficiente.

Em 1936, o então edil Dr. João Carlos Azevedo apresentou projeto à Câmara para a criação do Pronto Socorro Municipal, à semelhança do existente na Capital, no qual o ilustre ginecologista estagiara no princípio de sua brilhante carreira. Com uma particularidade: na Capital o atendimento era gracioso a todos; em Santos ele seria grátis apenas para os reconhecidamente pobres - critério até hoje mantido.

No dia 17 de novembro de 1937, o projeto do médico-vereador tornava-se realidade com a instalação do Pronto Socorro Municipal em dependência do antigo Hospital da Santa Casa, na rua (hoje avenida) de São Francisco, em solenidade presidida pelo prefeito Antônio Iguatemy Martins (15-10-1936 a 12-7-1938).

Sob a direção do dr. Cyro Werneck, cinco médicos compunham o primeiro corpo clínico do PSM: dr. Leôncio de Rezende Filho, dr. Lauro Nunes Pimenta, dr. Brasilino Vas de Lima, dr. Ciro Cândido Gomes e dr. Francisco José de Araújo.

Domingos Aroni, Isaac de Oliveira (mais tarde vereador e líder sindical), Carlos Alberto Teixeira e Zacharias Basile eram os enfermeiros, e três motoristas completavam o quadro de funcionários do PSM.

Leva para a página seguinte da série