Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0255b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/12/07 10:52:56
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um peixe de 35 toneladas e 25 m de altura (2)

E não é baleia, que por sua vez também não é peixe...
Leva para a página anterior
Quem chega a Santos, pelo complexo rodoviário Anchieta-Imigrantes, se depara com um grande peixe estilizado em aço, de 35 toneladas. O monumento ficou por alguns anos abandonado, no escuro, sendo recuperado em 2007. Como registrou o jornal santista A Tribuna, em 12 de julho de 2007, na seção Galeria:
 


Reforma teve três patrocinadores
Foto: divulgação publicada com a matéria

REINAUGURAÇÃO
Escultura O Peixe tem nova cor e iluminação

Da redação

A escultura O Peixe, localizada no KM 64 da Via Anchieta desde 1999, será reinaugurada hoje, às 18 horas, depois de ter passado por um "banho de loja". O monumento, que se transformou em um dos símbolos da Cidade, ganhou uma tonalidade cinza em sua estrutura de aço, além de iluminação de vapor metálico, para destacá-lo ainda mais.

A dois quilômetros de distância, já é possível avistar a escultura. "As pessoas comentam comigo que quando a vêem, na estrada, sentem um alívio e a sensação de estar chegando em casa", diz o escultor e designer santista, Rica, autor da escultura.

Curiosamente, ele nunca chegou a colocar as mãos em sua obra. Apenas a idealizou, projetou as maquetes da construção e coordenou a reforma. A execução foi feita por soldadores e caldeireiros da Usiminas/Cosipa, uma das patrocinadoras do Peixe, junto com a Deicmar.

O banho de loja, proposto pela Secretaria de Cultura de Santos, incluiu lavagem em alta pressão e pintura com três tipos de tinta: a de fundo, de alta resistência, a intermediária e a cobertura, com proteção contra raios solares.

Outra matéria foi publicada pelo mesmo jornal A Tribuna, em 13 de julho de 2007:


O escultor Rica utilizou 45 toneladas de aço fornecidas pela Cosipa
Foto: Davi Ribeiro, publicada com a matéria

REVITALIZAÇÃO
Luz dá nova dimensão ao Peixe da entrada da Cidade

Da redação

"Peixe à vista". De brincadeira, a frase já pode ser dita por quem chega de carro, pela Via Anchieta, ao KM 64, onde está a escultura O Peixe, com 25 metros de altura.

A revitalização da obra pelo escultor Rica, promovida pela Prefeitura de Santos, com patrocínio da Usiminas/Cosipa e Deicmar, incluiu a instalação de 45 lâmpadas de vapor metálico. Elas foram acionadas na noite de ontem, durante cerimônia de reinauguração com a presença do prefeito João Paulo Tavares Papa, representantes da Ecovias e das empresas patrocinadoras, e do artista Rica, que anunciou: sua próxima escultura, O Cardume, será colocada em frente ao Aquário Municipal e funcionará também como palyground.

Para o prefeito, as esculturas urbanas do artista, como O Peixe e O Pneu Furado (a bicicleta amarela, na ciclovia da orla, próximo ao Canal 6), estão conferindo um diferencial à Cidade. "Elas dão charme e personalidade aos logradouros". A manutenção de O Peixe, cuja primeira inauguração foi em 1999, ficará a cargo da Deicmar.

A reforma durou três meses e foi considerada de difícil execução, pelas dimensões da obra, feita com 45 toneladas de aço fornecidas pela Cosipa.

Com mais cor e luz, ela foi valorizada e ganhou nova dimensão no contexto da entrada da Cidade.


Publicidade da empresa Deicmar sobre o monumento
Publicada no jornal santista A Tribuna, em 13 de julho de 2007