Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250y.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/09/07 21:35:23
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (25-A)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Um tradicional colégio, que chegou ao século XXI, é o Lourdes Ortiz, situado na Rua Ricardo Pinto, 129, no bairro Aparecida/Ponta da Praia. Sua inauguração foi assim registrada pelo jornal santista A Tribuna, na página 4 da edição de 11 de agosto de 1928 (ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução da matéria original

 

OS NOSSOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

A inauguração, hoje, do Grupo Escolar Municipal "D. Lurdes Ortiz"

 

Realiza-se, hoje, às 15 horas, na Vila Ortiz n. 129, a inauguração do novo Grupo Escolar Municipal, que irá prestar grande serviço à causa do ensino nesta cidade; pois era urgente a necessidade de uma casa escolar na Ponta da Praia, arrabalde que tem aumentado muito sua população nestes últimos anos.

 

A nova casa de ensino vai funcionar em ótimo prédio doado à Prefeitura pelo sr. Waldemar Nogueira Ortiz, que, com esse ato, bem se recomenda no julgamento dos que se interessam pela instrução popular.

 

O ato inaugural será assistido pelo sr. dr. Sousa Dantas, prefeito municipal; vereadores, autoridades e pessoas convidadas pela Inspetoria de Instrução.

 

Por designação do sr. dr. Sousa Dantas, o corpo docente do grupo está assim formado: professoras ds. Ludovina Garcia, Olga Melchert, Olívia de Moraes, Maria Moura da Silva, Vicentina Sousa, Lucília Graça, Ipervig Vilela e Odila Bittencourt.

 

Rendendo homenagem à memória de d. Lourdes Ortiz, que exerceu, por muito tempo, o magistério, a Prefeitura fará inaugurar o retrato da distinta educadora na sede do grupo onde ficou perpetuado o seu nome.

 

Para transporte dos convidados haverá auto-ônibus à entrada da Vila Ortiz (Ponta da Praia).

 

O belo edifício do Grupo Escolar Municipal "D. Lourdes Ortiz",

que será inaugurado na Ponta da Praia
Foto publicada com a matéria

A cerimônia da inauguração foi assim noticiada em A Tribuna, na página 4 da edição de domingo, 12 de agosto de 1928 (ortografia atualizada nesta transcrição):

Grupo feito na Vila Ortiz, após a inauguração do Grupo Escolar Municipal "Lourdes Ortiz"
Foto publicada com a matéria

 

OS NOSSOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

A inauguração do grupo municipal "Lurdes Ortiz" - Como decorreu a solenidade

Revestiu-se de muito brilho a inauguração, na tarde de ontem, do Grupo Escolar "Lourdes Ortiz", doado à Municipalidade pelo sr. Canuto Waldemar Nogueira Ortiz, em memória de sua esposa, cujo nome distingue a nova escola.

Às 15,30 horas, perante o mundo oficial da cidade, corpo consular estrangeiro, inúmeras senhoras e senhorinhas, alunos e alunas de diversos colégios, foi feita a inauguração oficial do grupo, pelo sr. prefeito municipal, que convidou o sr. Waldemar Ortiz a desfraldar o Pavilhão Nacional.

Usou da palavra o sr. dr. J. Sousa Dantas, que, em nome do governo da cidade, agradeceu a generosa dádiva feita ao Município, tendo frases de muita felicidade ao se referir ao doador, ali presente, que, muito comovido, proferiu breve discurso, agradecendo as palavras do governador da cidade, e fazendo um resumido histórico da ação benfazeja da então professora - Lourdes Ortiz, que foi, na vida, verdadeiro exemplo de filha, esposa e mãe.

A seguir, o sr. presidente da Câmara descobriu o retrato da generosa benfeitora, considerando-se, com esse ato, oficialmente inaugurado o novo Grupo.

Percorremos, então, suas amplas e confortáveis dependências.

Construção moderna e bem acabada, obedecem suas linhas gerais ao traçado exigido pela pedagogia moderna.

Salas arejadas, bem dispostas, com diversos e fáceis acessos, bem iluminadas, oferecem, em conjunto, um aspecto agradável.

Além das dependências destinadas à administração, possui quatro boas salas de aula com capacidade para 50 crianças cada uma, com todos os dispositivos modernos.

Possui ainda bem montado gabinete dentário, pátio coberto e cercado, instalações sanitárias de 1ª ordem - revelando tudo muito gosto e extraordinário capricho.

Foi servido aos presentes esmerado lanche, que esteve a cargo do sr. Thomaz Martinelli, do Bar Nacional.

À champanha, usou da palavra a senhorinha Irene Peixoto Guimarães, candidata com matrícula no novo Grupo, cujo discurso publicamos abaixo:

"Exmos. srs.

"Quisera ter a inteligência precisa para manifestar a satisfação de que me acho possuída; entretanto, minhas palavras são singelas, apenas encerram o perfume sutil da gratidão - florinhas que brotam espontaneamente dos nossos corações juvenis - corações que transbordam de reconhecimento e respeitosa veneração pela benemérita Câmara Municipal de Santos, a cuja proteção caminhamos na senda do porvir.

"Srs., como agradecer a d.d. família Nogueira Ortiz?

"Jamais existirão palavras de reconhecimento e gratidão a quem com tão preciosíssima e inigualável oferta brinda o nosso povo santense!

"Que auspício encerra este presente super grandioso!

"Auxiliar a Instrução, a grande alavanca do progresso, é bem amar a Pátria, é engrandecê-la, é cooperar pelo benefício do todo, de que participamos.

"Coleguinhas:

"Olhai este edifício e vede bem o que ele encerra!

"Aqui temos conforto, aqui temos ar puro, enfim aqui temos tudo de que precisamos, desde um bem montado gabinete dentário, tudo isto para o nosso bem!

"Como sois amadas crianças, ou, por assim dizer, como somos amadas!

"É mister que nos esforcemos também, a fim de que possamos condignamente ser úteis à sociedade e à Pátria.

"Viva a Câmara Municipal de Santos.

"Viva a d.d. família Nogueira Ortiz.

"Viva o Brasil!".

Falou, ainda, o sr. Alfredo Moraes Rosas, fiscal da Escola Normal, que se congratulou com as autoridades pelo acontecimento que vem beneficiar a Instrução Pública.

Pronunciou, também, o seguinte discurso, o prof. Primo Ferreira, inspetor escolar do Estado:

"Meus senhores:

"Sejam as minhas primeiras palavras em homenagem ao doador deste prédio, para tão alevantado fim, sr. Waldemar Ortiz, a quem a instrução pública de Santos deve tão notável auxílio.

"Meus senhores, o problema da instrução popular depende de muitos fatores para que possa atingir o pleno desenvolvimento que as condições nacionais exigem.

"Dentre esses fatores, há um, que em outros países de forças econômicas mais poderosas que o nosso, têm tido em grande escala, contribuindo, assim, para a solução rápida desse problema patriótico.

"Quero me referir aos donativos de particulares em favor da instrução.

"É assim que nos Estados Unidos da América do Norte o ensino popular e universitário pôde atingir o grande desenvolvimento que hoje admiramos e produziu o incomensurável progresso daquela grande e nobre Nação do Continente Americano.

"É, pois, a iniciativa do sr. Waldemar Ortiz um belo gesto de patriotismo que deve ser imitado, a fim de que possamos, em breve, alcançar o êxito mais completo do ensino em nossa terra.

"A festa de hoje, que aqui nos congrega, tem uma alta significação democrática: um ilustre patrício que oferece este prédio para o grupo escolar municipal,d ando assim um belo exemplo de patriotismo e concorrendo para que a nossa instrução progrida e tenha mais um núcleo onde possa reunir todos aqueles que desejarem cultivar o seu espírito, a fim de serem cidadãos úteis a si, à família e à pátria.

"Como inspetor escolar desta circunscrição do ensino público, não poderia deixar de assinalar a alta importância deste acontecimento para a instrução pública na terra de Braz Cubas e de prestar minha homenagem à memória da distinta colega d. Lourdes Ortiz.

"É, pois, com todo o entusiasmo que felicito a municipalidade desta terra pela aquisição de mais uma oficina do saber".

Por último discursou o sr. Stockler de Lima, que agradeceu o comparecimento dos presentes, prendendo durante algum tempo a atenção do seleto auditório.

Saudação à imprensa - Após serem batidas algumas chapas fotográficas, o sr. prof. Stockler de Lima dirigiu de novo a palavra aos presentes, fazendo uma saudação à imprensa na pessoa dos representantes da A Tribuna, do Jornal da Noite e Folha de Santos, salientando o papel desses órgãos de publicidade de Santos em prol da instrução. Saudou também o sr. Bernardo Browne, amigo das boas iniciativas, cavalheiro sempre pronto a auxiliar as causas nobres. Agradeceu o nosso representante, num breve discurso, usando também da palavra o dr. Bernardo Browne, que se referiu à ação valorosa desenvolvida no meio escolar pelo sr. Stockler de Lima.

Durante a cerimônia inaugural tocou a Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

Os convidados tiveram auto-ônibus à disposição, cedidos pelo sr. gerente da City.

Termo de inauguração - "Aos onze dias do mês de agosto de 1928, no prédio da Vila Ortiz (Ponta da Praia), com a presença do exmo. sr. dr. José de Sousa Dantas, prefeito municipal, vereadores do município, autoridades civis e militares, representantes da imprensa, exmas. famílias e grande número de outros convidados, realizou-se a inauguração do Grupo Escolar Municipal D. Lourdes Ortiz. O prédio onde se inaugurou a nova escola foi doado à Câmara Municipal pelo sr. Canuto Waldemar Nogueira Ortiz, que com esse ato se tornou credor da gratidão de todos os que se interessam pelo ensino primário, problema importante para o futuro do Brasil.

"A Prefeitura, prestando uma justíssima homenagem à memória da esposa do doador, fez inaugurar o retrato de d. Lourdes Ortiz, que em vida se dedicou ao magistério, ficando assim perpetuado, no novo Grupo Escolar municipal, o nome da ilustre educadora.

"O ato escolar teve assistência das pessoas abaixo assinadas:

"João Manoel Alfaya Rodrigues, presidente da Câmara Municipal; José de Sousa Dantas, prefeito municipal; Canuto Waldemar Nogueira Ortiz, major Pedroso, José Oliva da Silva, diretor do Grupo 'Visconde de S. Leopoldo'; Celso da Cunha Alves, diretor da Escola Barnabé; Octavio Filgueira, diretor do Liceu São Paulo; Brasiluso Lopes, cônsul do México, pela Sociedade Consular; Camillo Leonni, real cônsul da Itália; Francisco Paino, pela Folha de Santos; A. Stockler, dr. Moura Ribeiro, Luís Américo Introini, prof. Alexandre de Sousa Nogueira, Felício Marmo, Gertrudes Schmidt Whitaker, Ernesto Witacker, Angelo Ricco, João Samuel, Tima Ricco, Antonio Ferreira da Silva, José Velloso, Alfredo Moraes Rosa, Antonio Primo Ferreira, inspetor escolar; Mercedes Mendonça, pela Associação Feminina Santista; Bento Pires, pela Caixa Escolar de Santos; Olga Melchert, Alzira Martins Licht, Lucília Graça Wagner, Olívia M. Pinto, Ludovina Garcia, Odila Bittencourt, Amélia Martins da Cunha, Maria Christina Garcia, Judith B. C. Brito, Semíramis Domingues, Cândida F. Oliveira Maciel, Iperoig Dias Villela, Renira Catunda, Iracema de Azevedo Marques, Joanna da Silva Sant'Anna, Maria Moura da Silva, Francisca de Almeida Vasconcellos Vicentina Sousa F. Paulo, Rachel Cadavid Ruiz, Helena Pinto Moutinho, Marietta A. Lopes, Eulalina Rocha, pelo Grêmio das Normalistas de Santos; Emílio Falcão, prof. Antonio Eberee dos Santos, pela Associação dos Professores de Santos; Hilda Monteiro de Barros, J. A. Monteiro de Barros, Estephania Nogueira Ortiz, Maria da Glória de Paula Ramos Sousa, Luis Sampaio de Sousa, J. F. de Paula Ramos, Pérsio Martins, Antonio M. Assenjo, Apparicio Sampayo Gomide, representante da Sociedade U. Operária; José Rodrigues da Cunha, Santos Werneck, A Tribuna e J. da Noite, Filinto Moraes Pedroso, Roberto Sousa Queiroz, Gil Stockler de Lima, Hugo V. Lina, Aloysio Mendonça, Annibal Saddoco, dr. João Américo, Maria Affonso, Octavio Ribeiro de Mendonça, A. Azevedo Júnior, Samuel Baccarat, Sylvia Lopes Marcondes, Helena M. França, Bernardo Browne, Álvaro Tabajara Garcia, Stockler de Lima e Thomaz Martinelli".

O gabinete dentário - Das dependências do novo Grupo Escolar Municipal destaca-se o bem montado gabinete dentário, em que foram atendidos todos os requisitos da higiene.

Ofertou-o a sra. d. Inah Martins de Camargo Ortiz, prima dos beneméritos doadores.

Pouco mais de quinze anos depois, em janeiro de 1944, a revista santista Flama registrava a ampliação da escola:


"A administração municipal tem se preocupado, seriamente, com o problema da instrução. O nosso clichê apresenta o Grupo Municipal D. Lourdes Ortiz, que acaba de passar por completa transformação, sendo acrescentado de um pavimento, ficando, por isso, com a sua capacidade extraordinariamente aumentada"
Imagem: revista Flama, janeiro de 1944 (ano XXIII, edição nº 1)

Leva para a página seguinte da série