Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250v6.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/20/12 12:05:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (40)

Uma escola "isolada" no Morro São Bento...
Leva para a página anterior
Isolada era a denominação usada para as escolas em comunidades afastadas do centro urbano, e tal era o caso da Escola Isolada Municipal Professor Francisco Russo da Silveira, situada no alto do Morro São Bento, em local de acesso dificultado apesar de se situar no próprio centro urbano. Um de seus antigos alunos, Cláudio Fernandes, enviou a Novo Milênio, em 19/4/2012, um resumo da história desse estabelecimento, depois de tentar sem sucesso obter informações sobre essa história em contatos com outras fontes de pesquisas:

 

"Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo magnífico trabalho. Demorei em responder, porque aguardava uma resposta do  http://www.fundasantos.org.br a qual nunca chegou.

Andei pesquisando com uma vizinha que era filha da D.Matilde, a qual foi a primeira servente dessa escola. Ela me informou que a inauguração deve ter sido por volta de 1949 ou 1950, época em sua mãe foi matriculá-la e a diretora/professora a convidou para trabalhar lá, porque a escola era nova a ainda não tinha serventes. O último ano de funcionamento deve ter sido em 1975. Em 1978 já havia sido inaugurado um novo prédio que abriga até hoje a Escola João Octávio dos Santos.

A Escola Isolada Municipal Prof. Francisco Russo da Silveira ficava situada no Largo São Bento, hoje Praça Vasco Carmano Gonçalves no Morro São Bento. Estou reenviado a foto da escola e um documento meu, uma espécie de histórico, que consegui em 2008, junto à Secretaria de Educação (Seduc) assinado pela secretária de Educação Suely Maia,mais um indício que comprova realmente a existência dessa escola.

Como você citou, tudo acaba mesmo se perdendo, fecham escolas para abrir outras por questões políticas.

Um outro fato que eu acho absurdo, é o da Escola Cesário Bastos, uma das escolas mais antigas de Santos, teve suas atividades encerradas em 2009, e até ganhou um documentário feito pela Unimonte. Hoje, dividida ao meio, foi transformada em Diretoria de Ensino e em USP. Não foi disponibilizada nenhuma daquelas pequenas salas para ser criado um museu da antiga escola Cesário Bastos.

Eu pergunto, para onde que será encaminhado todo aquele material histórico que lá havia como: quadros, fotos, históricos, duas carteiras escolares antigas, etc...? Digo isso porque estudei lá por muitos anos e conheço bem aquele acervo. Se um museu fosse criado lá, até eu me candidataria a voluntário para ajudar na preservação de tal material, tão importante para a história de nossa cidade.

Infelizmente a memória do nosso País é muito desvalorizada.

Muito obrigado pela vossa atenção.
Claudio Fernandes"

 


Foto: acervo de Cláudio Fernandes, enviada a Novo Milênio em 19/4/2012

 


Imagem: acervo de Cláudio Fernandes, enviada a Novo Milênio em 19/4/2012

Leva para a página seguinte da série