Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/29/04 10:48:12
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (11)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Fundado em 1952, o Colégio Ateneu Santista foi destacado na segunda edição da revista santista Agora, de junho de 1980:
 


A escola, nas instalações da Rua Carvalho de Mendonça
Foto publicada com a matéria

As atividades extra-curriculares valorizam o ensino do Ateneu Santista

O presidente e a banda - Um abraço do presidente João Figueiredo foi o saldo positivo da viagem feita pela Banda do Colégio Ateneu Santista a Brasília, em abril, para participar do II Encontro Nacional de Bandas, que acabou sendo adiado. Convidada, então, para participar de uma festividade na Hípica, a banda se superou: além dos números normais - que incluem a música Amigo, de Roberto Carlos, e a Canção dos Expedicionários -, apresentou o Show das Nações, que inclui músicas de Portugal, Espanha, Itália e o frevo nordestino.

Quando a Banda-Show do Ateneu já ia se retirando, o presidente Figueiredo, presente na cerimônia, mandou-a parar e fez questão de descer do seu lugar e ir até os estudantes para abraçá-los um a um, além de cumprimentar efusivamente o instrutor. De volta a Santos, a Banda preparou uma homenagem ao deputado federal Athié Jorge Coury e ao prefeito municipal de Santos, Paulo Gomes Barbosa, que conseguiram, junto ao empresário Cláudio Regina, do Grupo Viação, transporte gratuito para Brasília.

O Ateneu Santista é assim: evoluindo sempre, procura ampliar suas instalações e atividades para oferecer o que há de melhor aos alunos. Instalado na Rua Carvalho de Mendonça, o colégio ocupa vários imóveis (429, 431, 435 fundos e 444) onde funcionam os cursos: Jardim, Pré-Escolar, 1º grau, 2º grau profissionalizante (com habilitações em Magistério, Química, Eletrônica e Contabilidade), Supletivo de 1º e 2º graus e Datilografia. O curso de 2º grau visa a preparar os alunos para os vestibulares nas áreas de Biométricas, Humanas e Exatas, com aulas de reforço.

Filmes históricos e científicos - Pioneiro na utilização do ensino audiovisual, na baixada, o Ateneu iniciou suas atividades com filmes em Super-8. Além da projeção de filmes locados e pertencentes à filmoteca da escola, o Departamento de Filmagem está às voltas com a confecção de filmes científicos e históricos. Já foram concluídos filmes históricos sobre o Monte Serrat (de Santos), Águas de Lindóia e a cidade de Monte Sião. Os próprios alunos filmam, fazem os cortes necessários, sonorizam e cuidam da parte gráfica, como letreiros e legendas dos filmes. Os professores Amilcar, Antonio Carlos, Villani e Dalmo Teixeira Filho ficam com a supervisão dos trabalhos.

Homenagem - No dia 30 de maio, para homenagear alguns professores que aniversariavam, o Clube Lítero-Musical do Ateneu Santista promoveu um show com números musicais, canto, dança e apresentações humorísticas. A escola esteve em festa naquele dia e os professores receberam presentes e flores. O Clube Lítero-Musical realiza, regularmente, "Noites Literárias", com apresentação de trabalhos de oratória, quadros humorísticos, jornal falado, coral e musicais.

Dia das Mães - Todos os alunos do Ateneu tiveram oportunidade de homenagear suas mães durante a festa que foi promovida no Dia das Mães, no Colégio. Durante o dia, foram feitas apresentações musicais e as crianças da 1ª série do 1º grau representaram a peça "Branca de Neve e os Sete Anões". À noite, os alunos apresentaram textos diversos. Todas as mães receberam lembrancinhas e uma mensagem impressa, oferecida pelo próprio colégio.

Destaque na maratona bíblico-esportiva - Os alunos do Ateneu Santista destacaram-se na maratona bíblica-esportiva realizada pela Paróquia de São Judas Tadeu, sob a coordenação do padre Francisco Leite, que tinha a finalidade de incentivar a participação de alunos das diversas escolas do bairro do Marapé e Campo Grande. Muito bem representado, o Ateneu Santista tirou o 1º lugar na parte bíblica e os 2º e 3º na esportiva. Os prêmios foram entregues no último dia 1º, na missa das 9 horas.

1º grau na Campanha do Verde - Os alunos de 5ª a 7ª séries do 1º grau participaram, no dia 19 de abril, da Campanha do Verde, coordenada pela professora Kaira Assaf. Cada aluno apresentou uma planta de seu cultivo e os que mais se destacaram receberam prêmios. Essa foi mais uma atividade extra-curricular do Ateneu que obteve êxito, contando com a participação de diversos jovens, que demonstraram seus ideais de nacionalismo, os mesmos de Monteiro Lobato, Líbero Badaró e outros.

Feira de Ciências encerra o semestre - No final deste mês, uma surpresa: a Feira de Ciências, que envolverá alunos de 7ª e 8ª séries do 1º grau e de 2º grau. A feira está sendo preparada por todos os professores e poderá ser visitada por alunos de outros estabelecimentos de ensino e seus pais, que poderão, assim, avaliar o que vem sendo realizado no Ateneu Santista. O maior destaque, como novidade, serão os trabalhos efetuados pelos alunos do curso de Eletrônica, que começou a funcionar este ano.

Leva para a página seguinte da série