Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/26/04 16:10:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (8)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história.

Após uma luta de várias décadas, a instalação de uma universidade pública em Santos começou a se concretizar em 2004. O anúncio de uma parceria com a Unifesp foi feito na edição de 23 de junho de 2004 do Diário Oficial de Santos:

Prefeitura faz parceria e garante universidade pública

A Prefeitura e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) formalizaram ontem convênio para a instalação de um campus no imóvel que ocupa o número 95 da Avenida Ana Costa. O prédio foi alugado pela Administração Municipal e cedido à Unifesp, disponibilizando cinco pavimentos com 30 salas. A solenidade para a assinatura do convênio ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal.

CAMPUS - Imóvel onde será instalado campus da Unifesp está localizado na
Avenida Ana Costa, 95, na Vila Mathias
Foto: Antônio Vargas, publicada com a matéria

EDUCAÇÃO
Convênio garante instalação de Universidade Federal em Santos

Um importante passo na área da educação, que vai beneficiar toda a Baixada Santista, foi dado ontem em nossa Cidade. Com o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio lotado, a solenidade de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Santos e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - antiga Escola Paulista de Medicina - garantiu a instalação de um campus da universidade, que vai funcionar na Avenida Ana Costa, 95.

A Prefeitura alugou e cedeu à Unifesp o imóvel de cinco andares com 30 salas. A princípio serão implementados cursos de graduação e pós-graduação, na área de Saúde, onde serão ministrados os cursos de Gestão em Saúde e Educação em Saúde. No primeiro processo seletivo - previsto para acontecer em julho - 150 alunos terão vaga garantida. Em agosto, a Universidade já estará funcionando com aulas regulares.

A Universidade Federal contará ainda com o Curso de Extensão da Universidade da Terceira Idade. Segundo o diretor reitor da Unifesp, Ulisses Fagundes Neto, está prevista para o próximo ano a ampliação do campo de atuação para os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física e Psicologia.

A solenidade contou com a presença de representantes da Prefeitura e diversas autoridades.

O diretor reitor da Unifesp, Ulisses Fagundes Neto, assina o convênio
Foto: Marcelo Saitta, publicada com a matéria

O registro da instalação da universidade foi feito na edição de 15 de setembro de 2004 do Diário Oficial de Santos:


Aula inaugural do campus Santos da Unifesp
Foto: Cândido Gonzalez, publicada com a matéria

EDUCAÇÃO
Instalada a primeira universidade pública de  Santos

Mais um importante passo foi dado, ontem, na área da Educação na Cidade, com a instalação do campus Santos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - primeira universidade pública e gratuita do Município. A emoção tomou conta da solenidade, no prédio da instituição, localizado à Avenida Ana Costa, 95. A cerimônia contou com a presença do diretor-reitor da Unifesp, Ulisses Fagundes Neto, de representantes da Prefeitura, autoridades, alunos e convidados.

De acordo com Ulisses Fagundes Neto, a princípio estão sendo implementados cursos de graduação e pós-graduação na área de Saúde. Os cursos iniciais são os seqüenciais de Gestão em Saúde e o de Educação e Comunicação em Saúde. Segundo ele, estão previstos para 2005 cursos de graduação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física e Psicologia.

Na aula inaugural, a presença do diretor-reitor da Unifesp
Foto: Cândido Gonzalez, publicada com a matéria

A concretização da universidade pública na Cidade é fruto de inúmeras negociações que resultaram no convênio celebrado entre a Prefeitura e a Unifesp, em Santos, assinado no dia 22 de junho último. Para tanto, a Prefeitura alugou o imóvel onde funcionará a universidade e ficou responsável pelas reformas de adaptação. O prédio possui cinco andares, com 30 salas de aulas e conta com elevador e estacionamento.

Aulas - Os alunos aprovados no recente processo seletivo para os dois cursos seqüenciais tiveram o dia de ontem para efetuar a matrícula. Até que o prédio esteja totalmente pronto, as aulas serão ministradas no centro de Capacitação Permanente do Professorado Santista Profª. Darcy Ribeiro (Rua São Paulo, 40, Vila Mathias).

Leva para a página seguinte da série