Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0245.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/08/07 11:21:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O trenzinho do Jabaquara (1)

No início da construção do cais do porto santista, um pequeno trem era usado para transportar pedras desde a pedreira situada no morro do Jabaquara até o cais.


A Avenida Gaffrée e Guinle, destacada em trecho de um mapa de 1910, onde também aparecia o depois desbastado Morro do Lima, contornado pela pequena ferrovia

Embora quase toda a área da antiga ferrovia já tenha sito tomada por construções, ainda no início do século XXI era possível observar (desde que com atenção e conhecendo a história) vestígios de sua passagem, cortando a cidade (relacionados em matéria jornalística de 1986).

Em 2007, a Avenida Gaffrée e Guinle, que era para ser uma das principais de Santos, apresenta-se como a menor e mais estreita da cidade: na prática, apenas dois quarteirões de uma via sem passeios, de pista única para o trânsito, por onde passa apenas um veículo de porte médio. Assim é porque a parte da via por onde passavam os trilhos foi murada e usada para finalidades diversas:


Confluência com a Rua Paraná, vista em direção à Rua Antônio Bento


Confluência com a Rua Paraná, vista no sentido contrário em direção à Rua São Paulo


Apenas um veículo médio pode passar pela avenida sem passeios e com poucas residências


Confluência com a Rua São Paulo, sendo a avenida vista em direção à Rua Paraná
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 7 de julho de 2007

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais