Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0241b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/28/13 20:28:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CONCHA
Uma concha com muita acústica (1)

Leva para a página anterior

Grande polêmica surgiu em Santos a partir de 21 de junho de 1981, quando entrou em funcionamento a Concha Acústica, um pequeno teatro ao ar livre, em formato de arena, idealizado pelo arquiteto Carlos Prates e instalado nos jardins da praia, junto ao Canal 3. É que os moradores dos prédios próximos passaram a reclamar justamente da acústica da concha: por ser voltada em direção à avenida, o som gerado pelas apresentações artísticas era refletido em direção aos prédios, causando as reclamações pelo desconforto sonoro.

Como resultado, o equipamento teve seu uso reduzido sensivelmente, embora seja utilizado para apresentações que propaguem som com menor intensidade.

Em 2004, uma página Web mantida na Internet pela Prefeitura Municipal de Santos, com objetivos turísticos, assim descrevia o equipamento:

Concha Acústica, em 2002
Foto: Prefeitura Municipal de Santos/Decom

Uma concha fora do mar

Assistir a peças teatrais, números circenses, cantores, músicos e até dançar à beira-mar é privilégio que Santos oferece a seus moradores e visitantes, na Concha Acústica Vicente de Carvalho, mantida e gerenciada pela Secretaria de Cultura (Secult) municipal.

Projetada pelo arquiteto Carlos Prates, ela inova pelo formato e este ano vem ficando lotada a cada fim de semana, com as atrações da Secult a ponto de a Prefeitura estudar a ampliação das arquibancadas, pensando no próximo verão.

Com capacidade para 300 espectadores, a concha foi inaugurada junto ao Canal 3 em junho de 1981, durante o 93º aniversário do bairro do Gonzaga, com a presença dos netos do poeta Vicente de Carvalho, Helena e Carlos Eugênio Pettená.

Foto: Prefeitura Municipal de Santos/Decom - 2004
Com arquibancada de cinco degraus em concreto, palco com piso de ipê, medindo 9 metros de frente e 4,5 m de fundo, camarim, cabine de som e sanitários, a obra custou na época Cr$ 14,4 milhões e foi custeada pelo Fumest - Fomento de Urbanização e Melhoria das Estâncias.

Em 97, o equipamento passou por ampla reforma, que incluiu um novo tratamento paisagístico nos jardins próximos. Atualmente, a Concha Acústica sedia o Projeto Palcos Externos, da Secult, com shows variados para todas as idades, aos sábados e domingos, e é utilizada para promoções das outras secretarias e do Fundo Social de Solidariedade.

Concha Acústica, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Em 23 de dezembro de 2009, o jornal santista A Tribuna registrou, nas páginas A-1 e B-5 (Galeria):

Concha Acústica, patrimônio sob polêmica
Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria, na página A-1

CINE ARTE

Tombamento pode impedir a reforma da Concha Acústica

Mudança do Posto 4 é improvável a curto prazo

Da Redação

Transformar o espaço ocupado pela Concha Acústica em um cinema de arte, em substituição ao Cine Arte Posto 4 - como sugeriu várias vezes o secretário municipal de Cultura, Carlos Pinto - é uma ideia difícil de ser realizada.

Acontece que os jardins, bem como seus equipamentos, como as fontes luminosas e a Concha Acústica, não podem ter suas estruturas físicas modificadas: está em andamento, desde 2001, o processo de número 42390/01, intitulado Praia do José Menino/Jardins da Orla, que visa o tombamento de todo o calçadão da praia.

A informação é da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura, a quem pertence o Condephaat, órgão responsável pela preservação do patrimônio arquitetônico e histórico no Estado.

Segundo a mesma fonte, quando um pedido de tombamento dá entrada no órgão, o local ou imóvel fica automaticamente protegido - e a solicitação sobre os jardins foi feita por uma ONG que visa a preservação da orla.

"Neste ano, a Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria realizou duas vistorias técnicas nos jardins - a última, por três arquitetos e uma historiadora. Atualmente, o estudo está em fase de solicitação de documentação complementar. Trata-se de um estudo muito complexo, por isso não é possível prever sua finalização", afirma o assessor de imprensa Ciro Bonilha.

No caso específico da Concha Acústica, isso não significa que o equipamento deverá ficar permanentemente como está. "Basta enviar um novo projeto ao Condephaat, para que a comissão o avalie e aprove, ou não".

VOCAÇÃO

"A Concha pode ser transformada em equipamento multiuso. Mas, por vocação, deve ser um local aberto"

 Carlos Prates, arquiteto

Carlos Prates, arquiteto
Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

Multiuso - Outro entrave à transformação da Concha Acústica em cinema de arte seria a necessidade de aprovação pelo autor do projeto, o arquiteto Carlos Prates, funcionário da Prodesan - conforme exigência da lei.

Reticente quanto a uma modificação radical, Prates acha que não tem sentido transformar em cinema fechado um local aberto, de onde se pode ver a areia, o mar e a avenida, e que foi construído especificamente para essa liberdade.

"A questão é que o local não é mais aproveitado como no passado, quando ali havia peças teatrais, apresentação de música e de corais e até baile para a terceira idade, ou seja, eventos de pequeno porte, sem o uso de som mecânico. A Concha Acústica faz parte da história da Cidade, está em nossa memória, é um ponto de referência".

No entanto, o arquiteto não é refratário à readequação do equipamento. Até por ser admirador de filmes de arte, ele entende que o local pode receber uma tela para projeção.

"Basta o prefeito pedir e nós faremos um estudo e o projeto. Entendo que a Concha possa ser transformada em um equipamento multiuso. Mas, por vocação arquitetônica, deve ser um local aberto".

Carlos Prates refuta comentários, antigos até, de que há um erro estrutural em seu projeto, uma fez que a Concha deveria ser voltada para o mar e não para a avenida, porque, como está, o som se propaga em direção aos edifícios.

"Não há nada de errado. Ela está virada para a avenida porque, em nossa região, há ventos de sul e de sudeste que vêm, mais ou menos, de onde ficam os navios. De outra forma, como foi construída para ser usada sem auxílio de sistema mecânico de som, este seria barrado pelos ventos e não retornaria ao público postado na areia. Ninguém escutaria nada".

Impedimento - A paralisação das atividades com som mecânico na Concha Acústica se deve a uma ação impetrada - e vencida em última instância (portanto, sem possibilidade de recursos) - pelo Ministério Público, motivada pela reclamação dos vizinhos sobre o barulho. Nos finais de semana, a Secult tem realizado feira de arte e eventos literários no local.

A Concha Acústica foi inaugurada em 16 de junho de 1981, e em setembro de 1997 passou por reformas, devido ao alagamento causado por fortes chuvas e á maré alta, que chegou até a avenida.

A Concha é apontada pelo secretário Carlos Pinto como alternativa para a construção de um cinema
Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série