Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0240h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/02/07 08:21:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATRO GUARANY
Teatro Guarany quase vira floresta urbana (8)

Leva para a página anterior
Ao primeiro olhar, uma foto publicada em 12/5/2004 engana o observador distraído, que pensará ver uma cena de bosque, numa cidade serrana do interior paulista. Só com a explicação ele se localizará e perceberá que no primeiro plano o bosque são as ruínas do Teatro Guarany, bem no centro de Santos, e que teve em 1881 lançada a sua pedra fundamental. Em 2007, foi iniciada a recuperação do imóvel, e uma visita de autoridades e empresários patrocinadores do projeto ao local do antigo teatro foi assim registrada em 1º de setembro de 2007 pelo Diário Oficial de Santos:
 


Autoridades e empresários visitam obras do Guarany
Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Obras já mostram recuperação do Guarany

Serviços são realizados pela Prefeitura com recursos de empresas da região

Dirigentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), empresários e autoridades do Poder Judiciário visitaram na tarde de anteontem as obras do Teatro Guarany, acompanhados pelo prefeito João Paulo Tavares Papa. Eles comprovaram que a recuperação está adiantada e receberam uma boa notícia do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida: Santos deverá ser incluída no programa Monumenta.

As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos de empresas da região, por meio da Lei Rouanet. "A parte externa deve ser concluída até o final do ano", disse o prefeito.

O projeto está orçado em R$ 6.743.644,73, sendo que R$ 2.860.000,00 já foram investidos pelas empresas Telefônica, Petrobras, Cosipa/Usiminas, MRS Logística, Bunge/TCG e Coopersucar. Segundo a gerente do Instituto Cultural Usiminas, Eliane Parreiras, novo investimento está sendo avaliado.

Monumenta - A inclusão de Santos no Monumenta foi justificada pelo presidente do Iphan: "A Prefeitura tem sido atuante na recuperação do patrimônio histórico e a Cidade está qualificada para ser incluída na segunda fase do programa, já desenvolvido em 26 municípios brasileiros". O programa, do Ministério da Cultura, procura conjugar preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.

Participaram da visita o diretor do Fórum de Santos, José Vitor Teixeira de Freitas, os promotores Ana Paula Cruz e Daury de Paula Júnior, o presidente da instituição Ama Brasil, José Luiz Moura, e empresários locais.


Além de espaço para teatro, o projeto prevê escolas de artes cênicas e de música
Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Apresentação audiovisual

Este é o clipe multimídia que apresenta oficialmente os planos para a reforma do teatro Guarany. Clique numa das imagens para obter o arquivo, em formato MP4. O arquivo (com 13,1 MB tela 320x240), tem a duração de cerca de sete minutos e meio, com áudio:

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4
Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4
Fotogramas da apresentação - Clique num deles para obter o vídeo
Arquivo convertido por Novo Milênio a partir da apresentação original em formato
Adobe Flash Video (.flv) disponível no site daPrefeitura Municipal de Santos

Leva para a página seguinte da série