Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0239c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/31/05 08:47:51
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - 1939
Festas pelo centenário da cidade (3)

Leva para a página anterior
Antes de assumir a idade com base na fundação da primitiva vila por Braz Cubas, Santos contou sua idade com base na data de elevação da vila à condição de cidade, fato ocorrido em 1839. O centenário desse evento motivou amplas comemorações em Santos. Um detalhe da Exposição do centenário foi relembrado pelo pesquisador Bandeira Júnior, em artigo publicado no jornal santista A Tribuna em 9/11/1992:
 

Pavilhão do Bar Bavária, que estava instalado no recinto da Exposição do Centenário
Foto: acervo de Bandeira Jr., publicada em A Tribuna em 9/11/1992

Houve uma casa noturna que, talvez por ter tido vida curta, deixou imorredouras saudades. Queremos nos referir ao Bar Bavária, instalado no recinto da exposição do Centenário da Elevação de Santos à Categoria de Cidade, que ocupava terreno da Companhia City, entre as ruas Mato Grosso, Itapura de Miranda, Azevedo Sodré e Avenida Washington Luiz, no Bairro do Boqueirão.

Inaugurada solenemente no dia 26 de janeiro de 1939, a Exposição permaneceu aberta até julho, com todos os ingredientes próprios para esses eventos: estandes comerciais e culturais (quem esqueceu o Museu Baldassari de Sexologia?) e os indefectíveis parques infantis...

Porém, o melhor dessa exposição foi, sem dúvida, o Bar Bavária, do bom chope, da pista de danças e de shows de variedades apresentados pelo humorista Príncipe Maluc, mais maluco que príncipe. A inânia começava à noitinha e ia até o sol raiar, todos os dias, sempre com boa freqüência.

Exposição do Centenário da Elevação de Santos à Categoria de Cidade
Imagem publicada em A Tribuna em 9/11/1992

Leva para a página seguinte da série