Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0235d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/06/04 13:16:51
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - DESLIZamentos... (3)

Leva para a página anterior

Terreno sedimentar, com fina capa de solo, quando enfrenta chuva forte e não tem mais cobertura vegetal que fixe o solo... o resultado é um deslizamento de terras, e quem estiver no caminho sofre as conseqüências. Nos morros santistas, ocorreram vários deslizamentos célebres, como o que soterrou um grupo de piratas holandeses (caso excepcionalmente atribuído a um milagre da santa padroeira da Cidade), ainda no século XVII. Outros casos destacados aconteceram em 1928, 1956 e na década de 1980, motivando enfim a realização de um amplo trabalho de contenção das encostas e monitoramento da situação geomórfica nos morros santistas.

Esses deslizamentos foram recordados em matéria do diário oficial santista, o D.O.Urgente, em 11 de janeiro de 1990:

Foto-reprodução publicada com a matéria

TUDO DA CIDADE
O maior deslizamento de encosta de morro ocorreu em março de 1928

Escorregamentos nas encostas dos morros da cidade são relatados ao longo do tempo, em geral associados a períodos de chuvas intensas. Um dos primeiros relatos, curiosamente, relaciona um escorregamento de grandes proporções à devoção, antiqüíssima, da população à Nossa Senhora do Monte Serrat - atribui-se a um milagre o desmoronamento do Monte Serrat em fevereiro de 1615, que acabou por soterrar parte das tropas do pirata holandês Joris Van Spilbergen, numa perseguição aos moradores da Vila de Santos que refugiaram-se no alto da elevação.

A narrativa do episódio deve-se ao escrivão da então capitania, João Cornelissem de Mayz, que a relatou em latim, em 1617, e que recebeu edições holandesas, francesas, inglesas e alemãs. Foi conhecido somente muito mais tarde, já que as atas seiscentistas das Câmaras Municipais de Santos e São Vicente foram destruídas em invasões posteriores e pelo descaso puro e simples.

Outros escorregamentos, menos dramáticos em seus efeitos, são relatados ao longo dos séculos seguintes, em várias ocasiões, mas a densidade de ocupação ainda era baixa, o que evitou tragédias de maiores proporções. O mais trágico dos escorregamentos ocorreu já neste século (N.E.: século XX), em 10 de março de 1928, no Monte Serrat, quando 80 pessoas morreram (veja no quadro os principais escorregamentos registrados posteriormente e nas fotos, os efeitos desse grande deslizamento).

Santos tem 17 morros designados em sua planta, embora, a rigor, existam nomes diferentes para áreas distintas na mesma elevação, em alguns casos. O conjunto geológico é ligado ao complexo da Serra do Mar e, portanto, tão antigo quanto ele, com sua formação datada de cerca de 120 milhões de anos, remontando ao início da ruptura continental que separou a América do Sul da África. É constituído por rochas cristalinas, do período pré-cambriano, datado além dos 570 milhões de anos.

Desde sua formação, o conjunto sofre contínua mudança, decorrente da reativação espasmódica das falhas geológicas (que vêm apresentando atividade menos acentuada ao longo do tempo) e da ação de processos erosivos ligados a marcantes variações climáticas de caráter global (geologicamente mais recentes). Esse processo de reesculpimento da Serra e dos morros santistas continua até os dias de hoje.

Os morros são constituídos basicamente por granito, que aflora, por exemplo, nos morros de Santa Terezinha e Marapé, por migmalitos (rochas metamórficas) que afloram na Nova Cintra, Bufo, Belmiro e na encosta Norte do Monte Serrat, e depósitos sedimentares recentes, como é o caso do topo da Nova Cintra.

Os escorregamentos em decorrência de chuvas devem-se, basicamente, ao encharcamento das camadas internas da cobertura das encostas, propiciadas pela degeneração da cobertura vegetal, na maioria dos casos. No alto dos morros estão os 8% de área não urbanizada da parte santista da Ilha de São Vicente e, em cerca de 70% das áreas ocupadas, existem hoje os serviços públicos mínimos.

Movimentos de massa significativos

Data

Conseqüências sócio-econômicas

Processos

1928 80 mortos
8 casas soterradas
destruição de parte da Santa Casa de Santos
escorregamentos mobilizando cerca de 130.000 m² na encosta do Monte Serrat
1950 3 mortes e vários feridos escorregamentos na encosta do Monte Serrat
1956 21 mortes e dezenas de feridos
50 casas destruídas
vários escorregamentos nos morros de Santa Terezinha e Monte Serrat
1956 43 mortes
100 casas parcial ou totalmente destruídas
escorregamentos em Santos e São Vicente
1978 100 pessoas atingidas, 4 mortas escorregamentos no Monte Serrat e Vila Progresso
1979 11 mortes e vários feridos escorregamento no Morro Jabaquara e Nova Cintra
1988 1 morte
166 desabrigados
21 residências interditadas
escorregamentos em 34 pontos das cidades de Santos e São Vicente
1989 2 mortes em São Vicente
7 desabrigados em Santos
Morro do Itararé (lado de S. Vicente)
Fonte: "Instabilidade da Serra do Mar no Estado de São Paulo" - IPT/IG- 1988

Foto-reprodução publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série