Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0232e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/25/04 14:12:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Ilha Diana
A Ilha dos Pescadores, no rio Diana (4)

Leva para a página anterior
Quase ninguém lembra que o nome do local era Ilha dos Pescadores. Situada no Rio Diana, no caminho de Bertioga para quem sai de Santos e contorna as instalações da Base Aérea na Bocaina, esta ilhota aos poucos incorporou o nome do rio e, de Ilha dos Pescadores no Rio Diana passou a Ilha do Diana e, para simplificar de vez, Ilha Diana.

A festa máxima dessa comunidade é a do padroeiro Santo Antônio do Iguape. Em 2003, começava a se destacar na imprensa, sendo assim registrada na edição de 7 de agosto de 2003 do Diário Oficial de Santos:


Fiéis da Ilha Diana comemoraram em 9/8/2003 o Dia de Bom Jesus, 
com procissão, festival de culinária caiçara, futebol e baile
Foto: Benê Pontes, publicada em 12/8/2003 no Diário Oficial de Santos

ÁREA CONTINENTAL
Emoção marca o primeiro dia de festejos de Bom Jesus da Ilha Diana

Imagem de Bom Jesus levada em procissão, ontem, após a missa
Foto: Antônio Vargas, publicada com a matéria

A Ilha Diana, Área Continental de Santos, foi marcada ontem pela emoção, quando foi comemorado o dia de Bom Jesus da Ilha Diana, padroeiro do local. As celebrações acontecem tradicionalmente há 50 anos e há dois contam com a participação efetiva da Prefeitura. No sábado, a comunidade realizará uma procissão seguida de uma grande festa.

Logo ao chegar ao local, os visitantes puderam apreciar o cuidado dos moradores com a decoração: pórticos feitos de bambu, tocheiros e muitas bandeirinhas davam um charme especial. Às 16h30, uma missa iniciou as comemorações.

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) entregou vários brinquedos à garotada, que comemorou com muita farra. As 18 meninas e os 35 meninos da ilha puderam também comer um delicioso bolo e brincar com o palhaço Pandeirinho.

A partir das 20 horas, os visitantes tiveram diversão garantida, embalada ao som de dois conjuntos musicais. O Festival da Culinária Caiçara, com direito a tainha na grelha, peixe frito, churrasco e o lambe-lambe (arroz com marisco) foi o ponto alto dos festejos.

Procissão marítima - No sábado, a partir das 9 horas, a programação começa com a procissão marítima. Depois, acontecerá o tradicional torneio de futebol, ao meio-dia. Em seguida, tem início o Festival da Culinária Caiçara. Das 20 horas até meia-noite haverá o Baile da Melhor Idade. A programação segue até 6 horas de domingo com o baile de encerramento com muito forró.

Quem quiser conhecer a Ilha Diana e participar da grande festa, basta pagar o preço simbólico de R$ 0,25, e tomar uma das barcas que saem da Alfândega, sábado, a partir das 6h20. Ontem, antes do início da missa, as 44 famílias receberam as chaves das caixas-postais que ficarão no Mercado Municipal. O convênio foi firmado entre a Prefeitura e os Correios.


ILHA DIANA - Nem a chuva intermitente e o frio foram suficientes para tirar a disposição de centenas de fiéis que participaram da procissão marítima, no período da manhã, em 9/8/2003. Os devotos saíram da capelinha da Ilha conduzindo a imagem sacra e a procissão seguiu de barco, pelo estuário, com as embarcações indo até as imediações de Vicente de Carvalho e retornando ao ponto de partida. No trajeto, acompanhado por uma lancha do Corpo de Bombeiros, fiéis soltavam fogos de artifício, enquanto outras embarcações saudavam o evento acionando suas buzinas
Foto: Benê Pontes, publicada em 12/8/2003 no Diário Oficial de Santos

Em 2004, o festejo ganhou maior destaque, sendo assim registrado no jornal santista A Tribuna, em 5 de agosto de 2004 (uma quinta-feira):


Todos os anos, moradores comemoram o dia de Santo Antônio do Iguape, 
o padroeiro da Ilha Diana
Foto: Walter Mello - 6/8/2003, publicada com a matéria

TRADIÇÃO
Festejos na Ilha Diana começam amanhã

Programação inclui procissões, missas e festival de comidas típicas

Da Reportagem

Procissão, festa para crianças e Festival de Comidas Típicas. Essas serão algumas das atrações da festa em comemoração ao Bom Jesus da Ilha Diana, conhecido como Santo Antônio do Iguape, que começa amanhã e termina no domingo.

Amanhã, às 14 horas, acontece uma missa em homenagem ao Dia do Bom Jesus. Logo em seguida, haverá a procissão terrestre. A partir das 17 horas, será realizada a Festa das Crianças com distribuição de doces e brinquedos.

A programação do dia termina com o Festival de Comidas Típicas, que terá caranguejo, tainha e outros pratos da região. Este festival acontece durante todos os dias do evento.

Já no sábado, a festa começa com o Torneio de Futebol marcado para as 8 horas. A tradicional procissão marítima com bênção das embarcações será às 14 horas.

Neste dia, o evento também contará com programação voltada para a terceira idade. Das 18 às 22 horas, acontece o Baile da Saudade. Logo em seguida, haverá um baile com forró.

O encerramento dos festejos acontece no domingo com o Festival de Comidas Típicas, que começa às 12 horas e termina às 22 horas.

Travessia - A ilha é uma das colônias caiçaras da região e fica na área continental. O acesso ao local é feito somente por via marítima.

A travessia será feita gratuitamente por três catraias. Além disso, haverá uma barca da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que cobra R$ 0,25 o transporte. O embarque é feito de um ponto atrás da Alfândega e o trajeto demora cerca de 20 minutos.

Padroeiro - Santo Antônio do Iguape é considerado padroeiro da ilha devido aos primeiros moradores do local. Eles vieram da desocupação da Base Aérea de Guarujá e eram naturais de Iguape.

A imagem do santo foi produzida em Portugal por encomenda de um senhor do engenho pernambucano. Este senhor teve a sua embarcação atacada e afundada por piratas. A imagem de Bom Jesus do Iguape, que estava no barco, foi encontrada por índios, na Praia do Una, e que tentaram transportá-la para Itanhaém.

Neste momento, a imagem teria adquirido um peso que não era comum e apenas quando colocaram o santo virado para o lado de Iguape que o seu peso diminuiu. Os pescadores conduziram a imagem para a Barra do Ribeira e depois para a Igreja Matriz Nossa Senhora das Neves. Em seguida, foi levada para Iguape.


BOM JESUS DA ILHA DIANA - Já está pronta a programação da 50ª Festa do Bom Jesus da Ilha Diana, que vai acontecer no início de agosto. Para sexta-feira, está programada a abertura da festa, com uma missa a partir das 14 horas, seguida de procissão, festa das crianças, festival de comidas típicas e muita música mecânica, que vai comandar a noite das 20 às 24 horas. No sábado, a festa começa às 8 horas e vai até as 5 horas de domingo. Nesse dia está agendado torneio de futebol, festival de comidas típicas, procissão marítima, baile da saudade e show de forró. Já no domingo acontece o encerramento, com festival de culinária a partir das 12 horas
Foto-legenda: Benê Pontes, da festa de 2003, publicada em 30/7/2004 no Diário Oficial de Santos

Na edição de domingo, 8 de agosto de 2004, o mesmo jornal santista A Tribuna voltou ao assunto:


Dinheiro arrecadado com a festa será revertido
para a Sociedade de Melhoramentos Amigos da Ilha
Foto: Carlos Nogueira, publicada com a matéria

RELIGIOSIDADE
Procissão no mar festeja Bom Senhor Jesus

Evento mobiliza comunidade da Ilha Diana até a noite de hoje

Da Reportagem

Uma procissão marítima marcou ontem os festejos em homenagem a Bom Senhor Jesus da Ilha Diana, na área continental da Cidade. Também conhecido como Santo Antônio de Iguape, o santo é o padroeiro do vilarejo. A celebração, realizada pelo capelão da Base Aérea de Santos, padre Ronaldo, deu prosseguimento à 50ª edição da festa, que começou na última sexta-feira, dia do padroeiro, e segue até a noite de hoje, quando acontecerá o Baile da Saudade.

De acordo com o padre, a data tem muita importância religiosa. "É papel do sacerdote católico despertar a sensibilidade e procurar resgatar os valores inerentes às raízes e às almas cristãs do caiçara", disse padre Ronaldo.

Para as celebrações desse ano, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) espera que cerca de 2.500 visitantes prestigiem o evento. De acordo com o secretário de turismo Eduardo Conde Bandeira, 600 pessoas já haviam comparecido ao local no primeiro dia. "Aqui, encontra-se de tudo: todo tipo de comida à base de peixe, artesanato, música e as embarcações até amanhã (hoje) são gratuitas".

O acesso à Ilha Diana é feito somente por barco, que parte do terminal de passageiros do Centro, atrás da Alfândega, e a travessia dura 20 minutos. Em homenagem ao padroeiro, a festa tem também caráter social, já que o dinheiro arrecadado nos três dias de festejos será revertido para a Sociedade Melhoramentos Amigos da Ilha Diana.

Segundo Hélio de Oliveira França, presidente da sociedade e morador da ilha há oito anos, quatro guardas municipais e dois militares estão cuidando da segurança. Para a aposentada Maria de Lourdes Almeida, a data foi uma boa oportunidade para conhecer a ilha. Residente em São Vicente, Maria ficou sabendo das comemorações e resolveu visitar o local com algumas amigas. "Aqui é uma gracinha. Além disso, a comida é boa e o preço também é bom".

Da mesma opinião de Lourdes, a santista Neusa Menezes de Oliveira também visitava pela primeira vez o local. "Estou achando ótimo. Com certeza planejo voltar ano que vem. Aqui é diferente".

Dona Dina - Moradora mais antiga da Ilha Diana, Antônia Bittencourt de Sousa, de 85 anos - 65 deles vividos ali - diz que a festa hoje é muito diferente de quando começou. "Era mais pobrezinha. Quando começou a aumentar a população daqui é que melhorou, porque antes ninguém nem sabia da festa".

Católica, Dona Dina, como é conhecida na ilha, diz ser devota de Santo Antônio (por isso teria recebido esse nome). Ela afirma gostar também de Bom Senhor Jesus. "É ele que cuida da nossa ilha".

SAIBA MAIS
A Ilha Diana, uma das únicas colônias de pescadores ainda existentes na região, fica na área continental de Santos. No local, vivem atualmente 43 famílias. O lugar tem como padroeiro Bom Jesus de Iguape devido aos primeiros moradores, que vieram da desocupação da Base Aérea de Guarujá, serem naturais de Iguape.

A imagem do padroeiro foi feita em Portugal por encomenda de um senhor de engenho pernambucano. Durante a viagem para o Brasil, sua embarcação foi atacada e afundada por piratas, sendo encontrada na Praia de Una por índios guaranis que tentaram transportá-la para Itanhaém.

Conta a versão popular que, nesse momento, a imagem adquiriu um peso fora do normal. Os índios, então, colocaram-na virada para o município de Iguape e seu peso diminuiu. Pescadores ficaram sabendo do ocorrido e conduziram-na em uma rede até a Barra de Ribeira e, posteriormente, foi levada para Iguape.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo (Setur)


Ilha Diana, em 2002
Foto: Francisco Arrais, publicada no Diário Oficial de Santos em 17 de outubro de 2002

Leva para a página seguinte da série