Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218z.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/02/14 12:45:21
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
Imagens belas... e situações perigosas (1)

Leva para a página anterior
As manifestações da Natureza mudam em poucos instantes a paisagem. No céu limpo surgem nuvens escuras, cruzam-se os raios. No mar calmo, as ondas se agitam e despencam sobre a praia. Chuvas e Inundações destroem casas e vidas, mas rendem também imagens impressionantes, que nem parecem Santos às vezes.

Como neste caso, em que uma ventania repentina (rajadas até 63 km/h em Santos e até 93 km/h no Guarujá) atingiu a região a partir das 12h40 do dia 31 de agosto de 2014, com força máxima às 12h57 em Santos e às 13h11 em Guarujá, conforme reporte do meteorologista Rodolfo Bonafim, da Associação Amigos da Água.

As imagens - de banhistas e participantes de um evento de lazer canino nas avenidas da praia (Cãominhada) fugindo da fúria do vento e desviando dos objetos por ele arremessados (dez pessoas foram feridas e precisaram ser medicadas) -, captadas por câmeras ao longo das praias santistas, foram reunidas em filme com efeito de aceleração (fast motion) pelo site Janelas.tv.br:, que as postou nas redes sociais Youtube (alta definição) e Facebook no dia seguinte:

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4

Vemtania em Santos - 31 de agosto de 2014

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo (com 27,7 MB, 3'06")
Foto: fotograma do vídeo produzido e divulgado na rede social Facebook por Janelas.tv.br

Outras imagens:

CASCATA DE RAIOS - Nos céus da região, ontem à noite, o prenúncio de uma tempestade que não ocorreu. O espetáculo causou fascínio e medo
Foto: Rogério Soares, publicada em A Tribuna de 28/1/2011, página A-1

 

FENÔMENO DA NATUREZA - Na última quarta-feira, após uma chuva intensa e típica de verão, quem estava no Centro e olhou para o céu, na direção do canal do estuário, no começo da noite, não se deparou com a escuridão: um belo arco-íris havia tomado conta da paisagem. O fenômeno é resultado da dispersão da luz solar em gotículas de água suspensas na atmosfera
Foto: Luigi Bongiovanni, publicada em A Tribuna de sexta-feira, 18/1/2008, página A-6

 

"E O VENTO TROUXE... uma repentina mudança no clima. Além da queda nas temperaturas, há previsão de chuva para hoje"
Foto: Carlos Nogueira, publicada em A Tribuna de 22 de julho de 2011, página A-1

 

"PAISAGEM ALPINA - As nuvens que cobriam parcialmente a Serra do Mar, ontem pela manhã, proporcionavam um cenário bucólico aos motoristas que trafegavam pela Rio-Santos, entre Guarujá e Bertioga"
Foto: Rogério Soares, publicada em A Tribuna de 2 de agosto de 2011, página A-1

"O clima é frio e seco, mas proporciona um belo por de sol. Uma compensação para quem tem que conviver com as baixas temperaturas"
Foto: Bruno Miani, publicada em A Tribuna de 5 de agosto de 2011, página A-1

Madrugada em Santos: 10º C, a mais fria do ano - Com 10º C, a madrugada de ontem foi a mais fria do ano, em Santos. E se a previsão do Instituto Climatempo estava correta, a temperatura deve ter chegado a 8º C nas primeiras horas de hoje. O clima frio e seco garante um belo por do sol e noites claras, ideal para que astrônomos e observadores observem diversos corpos celestes como, por exemplo, Júpiter.

"APRECIANDO O CÉU... - Ontem tivemos a madrugada mais fria do ano. A previsão para hoje é de queda na temperatura. O clima é propício para observar corpos celestes"
Foto: Bruno Miani, publicada em A Tribuna de 5 de agosto de 2011, página A-8

"SHOW DA PRIMAVERA -  Quem estava passeando pela orla santista ontem foi presenteado com um belo fim de tarde, que encerrou em grande estilo o dia ensolarado. Os termômetros alcançaram 28 graus"
Foto: Nirley Sena, publicada em A Tribuna de 9 de outubro de 2011, página A-1

Leva para a página seguinte da série