Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/26/16 13:15:42

Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
Frio do Alasca (18)

Quando se fala naquele estado dos Estados Unidos situado no Círculo Polar Ártico, o Alasca, imediatamente se pensa em frio polar. Mas Santos consegue registrar às vezes temperaturas ainda inferiores...
Leva para a página anterior
Juneau, a capital do Alasca, situa-se no paralelo 66º Norte, pouco abaixo do Círculo Polar Ártico (paralelo 66º Norte, que atravessa esse estado banhado pelo Mar Ártico). No começo de junho, aquela cidade ainda não entrou no seu verão, quando a temperatura máxima histórica já registrada em todo aquele estado foi de 38º C. Santos, que nos verões ultrapassa facilmente os 40º C, também não entrou no seu inverno, em começos de junho.

-37º C! - Embora esta foto mostre apenas um relógio-termômetro de rua (no Largo da Saudade) bem conhecido dos santistas pelos constantes defeitos, chegando a apontar temperaturas como 86º C negativos ou 90º C positivos com poucos minutos de diferença, a temperatura média santista de +23º C corresponde a uma cidade situada imediatamente abaixo do Trópico de Capricórnio:

Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 6/5/2016, às 7h41

Porém, no dia 10 de junho de 2016, o portal de notícias G1, da TV Globo, registrou na página Santos e Região uma curiosa comparação de temperaturas em Santos e em Juneau:

Céu amanheceu com algumas nuvens e temperaturas baixas em Santos

Foto: Orion Pires/G1 - publicada com a matéria

10/06/2016 08h35 - Atualizado em 10/06/2016 10h42

Santos amanhece com temperatura menor que o Alasca; pico foi de 6,7 ºC

Base Aérea da cidade informou menor temperatura na cidade às 5h10.
Estado americano é conhecido pelas baixas temperaturas mesmo no Verão.

Do G1 Santos

As baixas temperaturas atípicas registradas nas cidades da Baixada Santista nesta época do ano estão cada vez mais congelantes. Para se ter uma ideia do frio no litoral paulista, Santos tinha termômetros marcando 6,7 ºC às 5h10 desta sexta-feira (10), segundo a Base Aérea. A temperatura é menor do que a registrada em Juneau, capital do estado do Alasca, nos Estados Unidos.

Apesar dos Estados Unidos já terem entrado oficialmente no Verão, a região americana do Alasca é conhecida mundialmente pelo clima polar e frio durante praticamente durante todo o ano.

O G1 comparou as temperaturas entre as cidades de Santos e Juneau por um aplicativo de celular. Enquanto Santos registrava 7 ºC às 7h26, Juneau marcava 13 ºC. Já o ponto mais frio do dia, segundo a Base Aérea local, ficou em 6.7 ºC no começo da manhã antes do sol nascer.

De acordo com os meteorologistas, a massa de ar polar mantém o tempo firme e as temperaturas baixas na região da Baixada Santista e sem previsão de chuva. O frio deve continuar no litoral junto com as baixas temperaturas, que não devem passar dos 17 ºC na maioria das cidades durante a sexta-feira.

Santos registrou temperatura menor que capital do Alasca

Foto: G1 - publicada com a matéria

Em 13 de junho de 2016, a cidade registrava ainda às 8h03 a temperatura mais baixa até então

Imagem: captura de tela de telefone celular, por Carlos Pimentel Mendes

 

Em 13 de junho de 2016, o jornal A Tribuna registrou, em sua versão digital:

Após Santos registrar 5,1ºC, frio promete dar trégua nos próximos dias

Temperatura tende a subir gradualmente nos próximos dias, conforme dados do Climatempo

DE A TRIBUNA ON-LINE 13/06/2016 - 10:59 - Atualizado em 13/06/2016 - 12:27

Notícia boa para os friorentos de plantão. Depois de enfrentar temperaturas mínimas abaixo dos 10°C nos últimos dias, a previsão é que o tempo esquente na Baixada Santista.

Até o momento, a madrugada desta segunda-feira (13) foi a mais fria do ano. Conforme dados da Base Aérea, por volta de 7h, os termômetros registravam 5,1ºC.

Em São Paulo essa também foi a madrugada mais fria dos últimos 12 anos. Na Capital, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), por volta de 3h30, a Cidade registrava 0ºC. O Município entrou em estado de alerta e duas mortes de moradores de rua já foram confirmadas.

Em Santos, conforme dados do Instituto Climatempo, nesta terça-feira (14), ainda fará bastante frio, mas a temperatura tende a subir gradualmente nos próximos dias. Na terça, a mínima será de 9ºC e a máxima de 20ºC. Já na quarta a temperatura volta a subir, com máxima de 22ºC e mínima 11ºC. Quinta-feira é esperada mínima de 12ºC e máxima de 24ºC. Já na sexta-feira sobe a mínima para 15ºC e a máxima para 26ºC.

Em dias em que as camadas superiores da atmosfera estão muito frias, a passagem de aviões a jato, com suas emanações de ar quente, podem deixar rastros no céu, formando estas curiosas cenas:

Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 3/5/2016, às 7h21

Leva para a página seguinte da série