Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0209b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/23/09 14:18:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um jacaré no alto do morro (2)

Um segundo jacaré foi encontrado. E iam surgir 36 jacarezinhos...
Leva para a página anterior
Que não seja por falta de jacarés que se duvidará de sua existência na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Além das muitas fotos do que ficou batizado com o nome Florentina, outro espécime foi encontrado lá - e transferido para o Rio de Janeiro -, conforme notícia em 8 de dezembro de 2004 no jornal santista A Tribuna:
 


O jacaré fêmea foi encontrado perto da Lagoa da Nova Cintra
e levado para a região de Campinas
Foto: Nirley Sena, em 26/11/04, publicada com a matéria

NOVA CINTRA
Jacaré procurava lugar para pôr ovos

Da Reportagem

O jacaré encontrado dia 26 de novembro perto da Lagoa da Saudade, no Morro Nova Cintra, provavelmente estava procurando um local adequado para pôr os seus ovos, segundo a chefe do escritório regional do Ibama em Santos, Ingrid Furlan.

Ingrid contou que o jacaré fêmea pôs os ovos (36) assim que chegou a Artur Nogueira, próximo a Campinas, Interior de São Paulo, local para onde foi encaminhado para passar o período de quarentena, antes de seguir para Barra Mansa, no Rio de Janeiro. "Imagine um monte de jacarezinho nascendo no quintal de alguém".

Quanto ao outro jacaré que fica na Lagoa, conhecido como Florentina, a chefe do escritório explicou que solicitou à Prefeitura o cercamento da área, até que o órgão possa tomar as providências para a retirada do animal.

"Por enquanto, não temos ainda um agendamento de quando será feita a retirada. Vamos verificar se tem mais de um (jacaré) para depois fazermos a retirada".

Semam - Segundo o chefe do Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente (Semam), Carlos Tadeu Eizo, o ofício enviado pelo Ibama foi encaminhado ao Gabinete da Prefeitura, através do secretário de Comunicação, Tom Barboza.

"Nós sabemos que existe um sentimento geral para que o jacaré seja removido", afirmou Eizo. Conforme ele, não há um perigo iminente. "O animal está lá há tanto tempo e até hoje não tivemos registro de nenhum incidente".

Prefeitura - Conforme o secretário de Comunicação, a Prefeitura não irá fazer o cercamento da área. "A Lagoa é um parque público. Se fosse cercá-la, seria preciso abrir um processo de licitação para a compra de materiais e isso demandaria tempo".

Para Barboza, o Ibama é o responsável pelo animal. "É ele quem tem que responder pela remoção do jacaré".

Charge publicada no jornal santista A Tribuna em 28 de novembro de 2004:

Ilustração publicada no jornal santista A Tribuna em 10 de novembro de 2004, página A-6, com carta de leitor, na seção Tribuna do Leitor:

O achado de um segundo jacaré havia sido noticiado em matéria publicada no jornal santista A Tribuna, em 27 de novembro de 2004, páginas 1ª e A-8:


MAIS UM - Um novo jacaré foi encontrado na manhã de ontem no Morro da Nova Cintra, próximo à Lagoa da Saudade. Mas, à noite, o réptil foi transferido para um criadouro em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Quando foi capturado por integrantes do Corpo de Bombeiros, o jacaré estava no meio da rua. E deu trabalho
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

NOVA CINTRA
Mais um jacaré é encontrado perto da Lagoa da Saudade

Animal foi capturado e seguirá para criadouro em Barra Mansa (RJ)

Da Reportagem

Outro jacaré foi encontrado na manhã de ontem perto da Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. O animal foi capturado e levado para a sede do Corpo de Bombeiros. De lá, seria transferido para um criadouro em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Até as 22 horas, os bombeiros ainda aguardavam a chegada de uma equipe do Rio de Janeiro para a remoção do bicho.

O outro réptil que está na lagoa, conhecido como Florentina, também será encaminhado para o criadouro.

A presença do jacaré foi avisada ao Corpo de Bombeiros por volta das 0h30. Ele se encontrava na Rua Adilson Bullo, a cerca de 400 metros da lagoa. "Pelo tamanho ele é um filhote", disse o oficial de Comunicação Social e Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Alexandre Teixeira.

O jacaré fêmea da espécie papo-amarelo, de 1,5 metro, foi encaminhado para a sede da corporação em uma gaiola de ferro.

A chefe doe escritório regional do Ibama de Santos, Ingrid Furlan, disse que o jacaré seria encaminhado para um criadouro comercial. "E o Florentina irá o mais breve possível para o mesmo local".

Ela explicou que a Lagoa da Saudade fica em uma área urbana e que a permanência dos animais no local representaria riscos para a população.

"O mais provável é que ele tenha sido jogado no local", afirmou a chefe do escritório sobre o aparecimento do réptil mais jovem. Ela não descarta a hipótese de haver mais animais no local. "Quando foi realizado um monitoramento pelo Ibama e pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), só foi observado um animal. Agora, com o aparecimento do segundo, não é possível afirmar nada".

Conforme o chefe do Departamento de Planejamento Ambiental, da Secretaria de Meio-Ambiente (Semam), Carlos Tadeu Eizo, a lagoa não seria o local mais indicado para a permanência dos animais. "Para a implantação de um criadouro são necessárias várias análises", diz. Além disso, ele diz que é necessário seguir normas do Ibama.

 

Na lagoa, ainda existe o jacaré Florentina

 

O diretor do curso de Marketing da Unimes, Hélio Fernando Hallite, que coordenou o monitoramento da Lagoa da Saudade, também acredita na possibilidade do réptil ter sido abandonado no local. "É muito fácil adquirir um animal desses. O problema é quando ele começa a crescer".

Hallite disse que, quando ocorreu o monitoramento, não foi encontrado nenhum outro jacaré além do Florentina. Ele afirmou que a presença dos animais passou a evitar que as crianças se aventurassem a nadar na lagoa e correr riscos de afogamento.

Hallite lembrou que quando foi realizada a pesquisa, a população se posicionou contra a retirada do animal. "Até o momento em que foi confirmado que existia apenas um réptil, a população queria que ele ficasse".


O jacaré, que tem o tamanho de um filhote, foi capturado pelos bombeiros

e colocado em uma gaiola
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria