Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0201i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/26/06 10:56:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - COLISEU
Coliseu: teatro, cinema e elefante branco (9)

Após mais de uma década, enfim a reinauguração
Leva para a página anterior
Chegou o dia da inauguração. Um caderno especial sobre o teatro foi publicado pelo jornal santista A Tribuna, em sua edição de quarta-feira, 25 de janeiro de 2006:
 

Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

O show vai recomeçar

Testemunha de um tempo em que a Cidade fervia em arte e cultura, o Teatro Coliseu reabrirá suas portas nesta noite. A casa de espetáculos inaugurada há 97 anos será devolvida aos santistas. No palco, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.


Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

A volta do nobre teatro

José Luiz Araújo
Da Reportagem

Em 1896, na esquina das ruas Amador Bueno e Braz Cubas, José Luiz de Almeida Nogueira, Heitor Peixoto, Ricardo Travessedo e Henrique Porchat de Assis resolveram fundar a Cia. Coliseu Santista, com a construção de um teatro. No ano seguinte, o local foi transformado em um ginásio de madeira com arquibancada, velódromo (pista de ciclismo) e botequim. Mas a iniciativa não foi adiante: acabou em 1903.

O terreno ficou abandonado nos anos seguintes, até que, em 1907, chegou à Cidade o empresário carioca Francisco Serrador. Visionário, e impressionado com o crescimento da Cidade, ele decidiu construir um teatro.

Coube ao então vereador Francisco Hayden apresentar em plenário da Câmara um projeto para a obra, solicitando ainda isenção de todos os impostos e o terreno necessário para o empreendimento.

O projeto foi aprovado e transformado na Lei nº 276, mas como a construção não poderia ser concretizada no prazo estabelecido, Serrador comprou o terreno, onde foi erguido o Teatro Coliseu Santista, inaugurado em 1909 com a projeção de filmes e um espetáculo beneficente. Cinco anos depois, já era a casa de espetáculos mais popular da Cidade e ponto de encontro da família santista.

O Teatro Coliseu que se conhece foi arrendado pela Empresa Cine Teatral, totalmente reformado e reinaugurado em 21 de junho de 1924, com um recital de gala, a apresentação do canto lírico A Bela Adormecida.

Assim o Coliseu foi transformado em um dos principais teatros do Brasil, conhecido  pela acústica perfeita. Recebeu as principais revistas musicais da época, além de óperas, operetas, peças teatrais e outros tipos de espetáculos, de companhias nacionais e internacionais, sempre com casa lotada.

Palmerim Silva, Dercy Gonçalves, Tônia Carrero, Paulo Autran, Procópio e Bibi Ferreira, Eva Todor, Cleide Yáconis, Cacilda Becker e Rodolfo Mayer, entre outros, representaram no Coliseu. Pianistas de renome, como Rubenstein, Guiomar Novaes, Yara Bernette, Magda Tagliaferro, Antonieta Rudge nele deram recitais. Os maestros Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Souza Lima, Moacyr Serra e Leon Kaniewsky regeram suas orquestras, em concertos memoráveis. Carmem Miranda e Bidu Sayão também se apresentaram no teatro.

A dança esteve representada no Teatro Coliseu pela Companhia de Décio Stuart, e nele surgiram bailarinas como Gláucia Wagner e Lúcia Millás e a coreógrafa Cecília Botto de Barros.

Várias dessas apresentações foram organizados pela Comissão Municipal de Cultura e pelo Centro de Expansão Cultural. Foi, ainda, usado para festas sociais, formaturas, exposições e exibições de filmes.

Decadência e luta - A partir dos anos 70, porém, o Coliseu entrou em processo de decadência, cedendo espaço para exibição de filmes pornográficos e shows eróticos.

Por vários anos, esteve ameaçado de ser derrubado, para dar lugar a um shopping ou a um estacionamento. Em 1983, já com as partes internas demolidas, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (Condephaat).

Em setembro de 1992, foi assinado decreto pela prefeita Telma de Souza, declarando o teatro de utilidade pública para fins de desapropriação amigável. Em fevereiro de 2003, o prefeito David Capistrano firmou a escritura pública de desapropriação, permitindo o início do trabalho de recuperação.


Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série