Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y17.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:47:35
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [17]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[17] Capela das Filhas de Maria

Casa situada na Avenida Conselheiro Nébias nº 772, onde havia uma capela com as imagens de Nossa Senhora de Lourdes, Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus, mantida pela instituição Pia União das Filhas de Maria. Ela havia adquirido o imóvel para abrigar até as últimas de seus membros que não tivessem família, mas não houve respeito pelo bispado a esse item das normas da instituição.

O imóvel foi vendido pelo bispo dom David nos anos 80 (abrigou o Cursinho Joaquim Nabuco, o Colégio Objetivo, a Faculdade de Tecnologia e Processamento de Dados do Litoral/FTPDL e a Universidade Paulista/Unip) e as senhoras remanescentes retiradas dali para uma instituição. Suas imagens e os livros da biblioteca - alguns do século XIX, como os quatro tomos do Ano Cristão - foram levados para o Museu de Arte Sacra de Santos.

O imóvel, em 2011, cercado por prédios e com a fachada escondida por palmeiras
Imagem: Street View/Google Maps, em maio de 2011 (acesso em 1/12/2012)