Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/19/05 11:31:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
Complexo do Carmo tem muito o que contar

Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal santista A Tribuna em 11 de fevereiro de 2005:
 


Depois de se aposentar, há oito anos, professora Marlene Mazzei 
decidiu monitorar as visitas às igrejas
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

PATRIMÔNIO
Conjunto religioso do Carmo guarda história

Localizado no Centro, complexo começou a ser erguido em 1599

Da Reportagem

O conjunto religioso do Carmo, no Centro de Santos, guarda em seu interior uma diversidade cultural, histórica e artística que nem todos conhecem. A visita monitorada no local mostra um pouco das origens da Cidade e das influências de outras culturas na formação da identidade brasileira.

A idéia de detalhar aos visitantes a importância das igrejas do Carmo teve início quando a professora de Metodologia e Didática Marlene Mazzei, de 68 anos, aposentou-se. "Senti a necessidade de fazer algo útil e há oito anos realizo a monitoria das visitas nas igrejas".

Lembrando que no complexo encontra-se a base da história de Santos, em função da forte ligação de Braz Cubas com os carmelitas, Marlene contou que o conjunto começou a ser construído a partir de 1599.

As paredes no interior da Igreja da Ordem Primeira do Carmo têm cerca de um metro de espessura e foram erguidas com óleo de baleia, cascalho, sambaqui e pedras irregulares. "Dá pra ver até as conchas que foram usadas", disse, mostrando uma parte exposta.

Num dos altares do lado direito encontra-se a imagem de São Judas Tadeu que deu início à criação da igreja instalada no Marapé. "Os devotos que ficavam ao pé do santo aumentaram e daí nasceu a igreja".

A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, disposta no lado esquerdo, se destaca das demais. Segundo Marlene, a peça é uma réplica da imagem original da santa espanhola, apelidada de La Morenita. "Foi presente de um casal espanhol".

O estilo etrusco da criação, como analisou ela, revela o tipo de arte mais antiga que se tem conhecimento. "Diz a lenda que a imagem original, que está na Espanha, foi feita por São José e, durante a perseguição, São Pedro a escondeu numa montanha com formato de serrote. Daí, Monte Serrat".

Nos balaústres, ideogramas chineses evidenciam o trabalho de um artista de Macau, que transformou sua criação numa dúvida. "Será que há alguma mensagem nas inscrições ou é apenas decorativo?"

O simbolismo, aliás, está muito presente em toda a construção, mas tinha a finalidade de transmitir a mensagem da religião também para os analfabetos. "As uvas representam o sangue de Cristo, o girassol também simboliza Cristo, a pêra é a perfeição. A igreja se utilizou da arte para chegar a todos", detalhou.

Já próximo ao altar, as duas imagens mais antigas, de Sant'Ana e São Joaquim, são as mais valiosas da igreja e datam do final do século 18. "O estilo barroco fica claro pelo excesso de panos e movimento".

As telas de Santo Elias, Santo Alberto, Santo Eliseu e Beato Nonius, presentes do pintor Benedicto Calixto, enriquecem ainda mais o altar onde a imagem de Nossa Senhora do Carmo fica exposta.

No sacrário, o artista se inspirou na origem da espiritualidade carmelita para imprimir simbolismos como ondas, conchas e cavalos marinhos. "Tudo tem um significado".

Num pedaço da parede descascada, o revestimento original da igreja traz à tona a recente preocupação com a preservação do patrimônio histórico. "Antigamente ninguém se preocupava em manter a originalidade das construções".

Para Marlene, é importante que a comunidade conheça o complexo para se conscientizar da necessidade de preservação. "A manutenção é muito cara e a população precisa valorizar esse patrimônio que é dela".

As visitas monitoradas ao complexo podem ser feitas em horário comercial às terças e sextas-feiras. Já aos sábados, são realizadas das 13 às 17 horas e aos domingos, do meio-dia às 17 horas. Informações no telefone 3234-5566.


As visitas monitoradas podem ser feitas de terça a domingo
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série