Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0186m3.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/13/13 20:32:24
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - 1932
Fotos e recordações de 1932 (C)

Um soldado santista na frente de batalha...
Leva para a página anterior

Um dos soldados santistas a lutar em 1932, pelo 7º Batalhão de Reservistas de Santos foi Walter Kuhlmann de Azambuja (7º BCR/1ª CIA/Soldado 97 - nascido em 26/5/1910 e falecido em 23/10/1972). Sua neta Maria Angela Azambuja Lornzetti Vieira de Carvalho e sua bisneta Camila Lonzetti Vieira de Carvalho enviaram ao blogue Tudo por São Paulo 1932 as imagens a seguir reproduzidas, junto com um mapa da área dos combates produzido pelo desenhista e historiador José Wasth Rodrigues:

Mapa do teatro de operações, desenhado por Wasth Rodrigues

Foto: blogue Tudo por São Paulo 1932, de Ricardo Della Rosa (acesso em 13/1/2013)

Algumas das cartas que o soldado Walter Azambuja enviava para sua futura esposa, srta. Mariana L. Fernandes. Cartas estas repletas de carinho, afeto e uma visível preocupação em não deixar a noiva alarmada com a situação de perigo constante vivida nas trincheiras. Nas cartas é possível notar aspectos interessantes das batalhas e da vida militar de um voluntário:

"
Escrevo-te esta dentro da trincheira da nossa metralhadora pesada, de cuja guarnição eu faço parte como 2o municiador. Temos tido diversos combates que trazem resultados sempre favoráveis a nossa causa. Ainda esta noite tivemos um tiroteio danado mas que não causou estrago algum. Agora estou mais habituado a esta vida de trincheira..."

"
...Fizemos uma viagem horrível por uma estrada péssima, com um temporal medonho.  O nosso caminhão encalhou até os eixos umas vinte vezes, obrigando-nos a descer e empurrar, o que fazíamos com lama até os joelhos. Você nem pode calcular o que foi esta viagem na qual gastamos 24 horas para apenas 40 quilômetros"

"
...tomei hontem um optimo banho, coisa que já não fazia já há uma porção de tempo. Estou com uma barba enorme apresentando quasi um aspecto selvagem."

Cartas enviadas do front pelo soldado Walter Kuhlmann de Azambuja

Foto: blogue Tudo por São Paulo 1932, de Ricardo Della Rosa (acesso em 13/1/2013)

 

Capacete de aço (que os soldados usavam em 1932 e podiam levar para casa ao fim da guerra) em vista lateral e interna, e documentos relacionados a Walter Kuhlmann de Azambuja

Foto: blogue Tudo por São Paulo 1932, de Ricardo Della Rosa (acesso em 13/1/2013)

Leva para a página seguinte da série