Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0186k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/03/08 08:39:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - 1932
A revolução, na imprensa local (4)

Seis décadas depois...
Leva para a página anterior
Publicado no jornal santista A Tribuna em 8 de julho de 1992:
 
Movimento Constitucionalista completa 60 anos

Valdete Silva

Da Editoria Local

O 60º aniversário da Revolução Constitucionalista de 32 será comemorado amanhã e, com certeza, o dia 9 de julho proporcionará, especialmente aos ex-combatentes, lembranças da epopéia paulista de maior repercussão nacional. Alguns recordarão os civis que foram para as trincheiras, ou os soldados que tombaram no combate à ditadura, da Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo, ou das mulheres que se revezavam na confecção de fardas.

Outros ainda poderão recordar os poemas de um dos intérpretes do movimento constitucionalista, Ibrahim Nobre (delegado de polícia em várias regiões do Estado, inclusive em Santos, também promotor de Justiça na Capital), que, pelo seu idealismo e atuação na Revolução de 32, se encontra representado em uma estátua de bronze, nos jardins do Parque Ibirapuera (SP), próxima ao monumento onde estão seus restos mortais.

E, entre as pessoas que viram a Revolução de 32 acontecer, estavam o atual presidente da Associação dos Ex-Combatentes de Santos, Mário Amélio Humberto Fiore, o vice-presidente da entidade, Nelson Noschese, e Otto Gottelieb Ewald.

Otto Ewald, Mário Humberto e Nelson Noschese guardam duras recordações da Revolução de 32

Foto: Roberto Konda, publicada com a matéria

Lembranças - Na época, Mário Fiore estava no 6º Batalhão de Caçadores, em São Paulo, onde era instrutor de soldados que iam para o front; Noschese era escoteiro em Santos, e Otto Gottelieb Ewald estava ao lado de vários santistas, nas trincheiras, em Silveiras, onde viu companheiros como Pérsio Souza Queiroz e Ivampa Lisboa tombarem.

Emocionados, Mário, Otto e Nelson relembraram ontem, na Associação dos Ex-Combatentes de Santos, instalada na Casa da Cultura do Litoral, cenas que presenciaram durante a revolução - o movimento que, segundo afirmam, jamais teve a intenção de separar São Paulo do resto do País.

"Ao contrário do que pregavam os oposicionistas, a revolução não era um movimento separatista, era um movimento por uma Constituição. E até hoje nós, ex-combatentes, conservamos os mesmos ideais", desabafou Mário Fiore.

Evitando fazer comentários sobre o abalo por que passa o Governo Federal atualmente, Fiore disse: "O melhor regime de governo é o constitucionalista. Embora a Constituição apresente falhas, o certo é consertá-las e não rasgar a Carta, não fazer guerras". O presidente da Associação dos Ex-Combatentes entende que essa foi a lição deixada pela Revolução de 32.

A morte - Ao recordar um momento inesquecível da guerra de 32, Otto Ewald, 82 anos, disse: Ivampa Lisboa estava ao meu lado em uma trincheira, em Silveiras, ele levantou a cabeça e foi atingido com um tiro no meio da testa. Ele era um homem forte, e eu e outros três companheiros o carregamos até o posto de socorro mais próximo, que ficava distante da colina onde estávamos lutando. Ivampa não resistiu".

"Recordo-me também do entusiasmo da juventude, dos companheiros de Santos que se alistavam, prontos para lutar pela causa da Constituição. Foi lindo o movimento de solidariedade das pessoas que estavam na retaguarda, longe do front. Homens e senhoras da sociedade nos mandavam alimentos, biscoitos, roupas e tudo o que nos fizesse lembrar das coisas boas da vida".

O monumento da Praça José Bonifácio faz homenagem a santistas

Foto: Roberto Konda, publicada com a matéria

Monumento exalta a participação santista

Em Santos, na Praça José Bonifácio, está o monumento ao Soldado Constitucionalista, onde consta uma relação de santistas que tiveram importante atuação na revolução, como Dagoberto Gasgon, Ivampa Lisboa, Emílio Ribas.

Além desses, Godofredo Fraga, Alfredo Albertini, Alfredo Shammas, Henrique Soller, que integravam tropas de combatentes, também tiveram seus nomes dados a algumas das principais ruas de Santos.

Entre outros ex-combatentes e voluntários, Mário Fiore citou Giusfredo Santini (ex-diretor-presidente de A Tribuna), o ex-vereador e ex-deputado Athié Jorge Coury; Polydoro Bitencourt - esse esteve no comando do embarque de tropas de Santos para São Paulo; Mário Romitti, José Leite Amorim, Idel Bava, Sílvio Feliciano, Nélson Serra e Olímpio Requião.

Atos de solidariedade são destaque

O movimento de 32 contou com atos de solidariedade e também com a contribuição de mulheres. Entre os que acompanharam a revolução, fora do front, também se incluem Hélio Alves Vasques, 75 anos, e sua esposa, Luíza de Castro, residentes no Boqueirão.

"Aos 16 anos, no Alto de Sant'Ana, eu estive no Armazém de Abastecimento às Famílias de Soldados, instalado num dos depósitos da antiga Estrada de Ferro Cantareira. "Ali, por alguns dias, pude prestar minha modesta colaboração", recorda-se Hélio Alves.

Enquanto que sua companheira, Luíza de Castro, na época aluna da Escola Normal de Cruzeiro (SP), foi requisitada para trabalhar na Casa do Soldado. Junto com outras normalistas ela ajudava na confecção de fardas, preparo de material de socorro, e alimentação de soldados.

"A cidade de Cruzeiro se tornou uma verdadeira praça de guerra", completou Hélio Alves, ao mostrar com carinho a obra intitulada A Revolução de 32, de Hernani Donato.

Para ele, os revolucionários de 32 não imolaram suas vidas em vão. "Para mim, São Paulo não foi vencido e, como disse Menotti del Picchia: "No seu martírio de hoje, nas bocas abertas de suas feridas, no seu majestoso sofrimento, há uma voz que fala à consciência do País, com o mesmo ardor com que suas armas falaram nas trincheiras: Dai-nos a lei". E com ela veio a Constituição de 1934 e a nomeação de Armando Salles Oliveira à interventoria em São Paulo.

"E Getúlio Vargas, ao assinar o decreto, enfatizou: "Quero que compreendam a extensão e o significado deste ano, pois com esse decreto entrego o Governo de São Paulo aos revolucionários de 32".

Os ex-combatentes destacam a valiosa colaboração das mulheres. Em Santos, na Rua Pindorama, existe uma constitucionária e expedicionária brasileira, nascida e criada em São Paulo: Emília Pacheco Mendonça, 79 anos, que participará amanhã do desfile, na Capital.

Técnica em Telefonia e Rádio, Emília Pacheco acompanhou de perto a Revolução de 32, no recebimento de mensagens que deveriam ser distribuídas aos soldados que estavam nas trincheiras. Orgulhosa por ter a medalha de Constitucionalista e dezenas de outras pelos serviços que prestou ao País, Emília Pacheco diz ser feliz.

O livro mostra como a cidade de Cruzeiro se tornou praça de guerra

Foto: reprodução, publicada com a matéria

Ditadura inspirou revolução

Pesquisa A Tribuna

No dia 23 de maio de 1932, a conspiração de grupos civis dispostos a lutar contra aqueles que haviam imposto aos paulistas um governo, que contrariava suas aspirações e ideais de liberdade e democracia, deixava de ser uma reunião clandestina para tornar-se no movimento popular contra a ditadura e que resultaria na Revolução Constitucionalista de 1932.

Não foi um movimento de apenas um estado da União. O descontentamento crescia em vários estados de oposição ao regime vigente então. Era uma manifestação que partia, quase sempre, da classe estudantil, reprimida, em alguns casos, pela polícia. A insatisfação contra o regime do então presidente Getúlio Vargas ficava cada dia mais evidente.

Em São Paulo, os partidos políticos tinham formado uma frente única, com a finalidade de defender os princípios violados pela ditadura. Os paulistas receberam, em seguida, o apoio de outra frente política estadual, a gaúcha, também decepcionada com os rumos do regime.

No dia 23 de maio iniciou-se a batalha, com uma série de manifestações populares, culminando com conflitos entre o povo e legionários que apoiavam o Governo central. Morreram quatro estudantes: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. As iniciais de seus nomes (MMDC) passaram a ser o próprio símbolo da Revolução.

Depois de várias semanas, no dia 9 de julho começava a batalha armada. O general Isidoro Dias Lopes assumiu o comando das forças revolucionárias. Juntaram-se a ele Bertoldo Klinger, comandante das tropas de Mato Grosso, e ainda Euclides Figueiredo, do Rio de Janeiro, para lutar contra a ditadura de Vargas.

Mas outros governos estaduais não aderiram a São Paulo como era esperado. O governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, não manteve sua palavra de colaborar com a oposição, enquanto Minas Gerais, dividida, acabou apoiando Vargas. Apenas em Mato Grosso instalou-se um governo revolucionário.

Os paulistas chegaram a ocupar áreas de outros territórios, mas a luta principal foi desenvolvida em duas frentes - no Sul, especialmente no setor de Itararé, e no Vale do Paraíba. As tropas fiéis à ditadura eram numericamente superiores e os constitucionalistas enfrentavam ainda a falta de armas e munições.

São Paulo contava com 10 a 12 mil soldados da Força Pública, 8 a 10 mil homens da guarnição federal e um voluntariado estimado em 50 mil. O fim da luta era apenas questão de tempo e, se foi prolongada por quase três meses, deveu-se ao esforço dos combatentes e à mobilização da população paulista.

No dia 2 de outubro foi assinado o armistício. O general Valdomiro Lima é designado para ficar governando o Estado em nome da ditadura. São Paulo estava batido. Autores, simpáticos à causa constitucionalista, afirmam que São Paulo perdeu em 32, mas venceria coma  convocação da Constituinte e a edição da Carta de 1934.

Expedientes não se alteram na cidade

Amanhã, aniversário da Revolução Constitucionalista, embora tenha sido decretado ponto facultativo no Estado, em Santos não haverá alterações nos expedientes dos serviços públicos municipais, segundo informou a Assessoria de Comunicações da Prefeitura.

As empresas estatais, Eletropaulo, Cesp, Sabesp, Comgás, Ceagesp e metrô funcionarão normalmente, inclusive nos serviços rotineiros de atendimento ao público.

Nos postos de Saúde e hospitais da rede estadual, funcionarão normalmente todos os serviços de pronto-atendimento. Serão interrompidos apenas os serviços de rotina, como as consultas médicas ambulatoriais e os setores de vacinações.

Data tem programação festiva

Para comemorar o sexagésimo aniversário da Revolução, amanhã, a Prefeitura e a Câmara e a Associação dos Ex-Combatentes de 32 de Santos elaboraram vasta programação, que começa às 8h30, com concentração na Praça José Bonifácio, junto ao Monumento do Soldado Constitucionalista, onde haverá hasteamento das bandeiras Nacional, Paulista e Santista. Às 9 horas acontecerá desfile dos veteranos de 32, acompanhado pela Banda Militar do 6º BMP/I.

O Movimento de Arregimentação Feminina (MAF) participará da solenidade. Falará, em nome da entidade, Renato Leite Sant'Anna. Oswaldo Franco Domingues fará o discurso em nome da Associação dos Ex-Combatentes.

O aniversário da Revolução Constitucionalista ainda será comemorado com missa solene na Catedral, às 9h30. E, em cumprimento do Decreto Legislativo 21/92, a Câmara fará entrega de placa à Associação dos Ex-Combatentes de Santos, às 10 horas.

Após a sessão solene está prevista deposição de coroa no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Cemitério da Areia Branca. E, às 18 horas, arriamento das bandeiras pelos Escoteiros de Santos.

São Vicente - A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura de São Vicente realiza amanhã, às 8 horas, na Praça Heróis de 32, no Gonzaguinha, hasteamento das bandeiras em comemoração ao aniversário da Revolução de 32. Às 9 horas haverá missa na Igreja Nossa Senhora do Amparo, na Avenida Capitão-mor Aguiar.

Às 10 horas, será feito o translado dos restos mortais do soldado Mário Augusto dos Santos Lopes, para o Mausoléu dos Heróis de 32, no Cemitério Municipal.

São Paulo - Na Capital, a Polícia Militar reverenciará a memória dos que tombaram heroicamente em 32, pela democratização do País. Como parte das festividades, autoridades civis e militares e oficiais da Corporação serão agraciados com a Medalha Constitucionalista.

Com a presença do governador Luiz Antônio Fleury Filho, a programação começará às 9 horas, na Av. Pedro Álvares Cabral, em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista; às 10 horas haverá desfile cívico-militar.

Leva para a página seguinte da série