Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0184g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/30/03 12:04:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS ANDRADAS
Panteão dos Andradas (2)

Em 1970, José da Costa e Silva Sobrinho, reuniu em livro uma série de artigos sobre um monumento santista, o Panteão dos Andradas, que havia publicado no ano anterior no jornal A Tribuna, fruto de minucioso trabalho desse pesquisador da história de Santos. Vinte e dois anos depois, a Prefeitura santista reimprimiu em livrete esse material, já que a obra original estava esgotada. Agora, Novo Milênio coloca pela primeira vez em forma digital essas informações:

Monumento funerário de José Bonifácio no Panteão dos Andradas
Foto: Decom/Prefeitura Municipal de Santos

As festas da Abolição e homenagem a José Bonifácio
Leva para a página anterior
Em Santos, as festividades do dia 13 de maio de 1888 diferiram muito das anteriormente realizadas. Não só se estenderam por todo o resto daquele mês, como também se apresentaram vinculadas às homenagens que o povo prestou à memória de José Bonifácio. A Abolição enlaçou-se com o túmulo do Patriarca, ensinando-nos que há na História episódios que se repetem, assim como os há, que se entrelaçam como as letras de um monograma. A cidade viveu dias memoráveis, cheios de atrativos, recordações e glorificações.

Culminaram elas nos acontecimentos do dia 26, um domingo em que o sol pulverizava de luz a limpidez do céu azul.

O largo da Matriz e a Praça Visconde do Rio Branco, que formaram mais tarde a atual Praça da República, apresentavam aspecto nunca jamais visto. Tudo fora cuidadosamente preparado para o cerimonial da missa campal, a primeira, segundo as crônica da época, que se celebrava na Terra dos Andradas. No espaço entre a igreja Matriz e o prédio da Alfândega erguia-se um harmonioso pórtico, algo semelhante ao da Catedral de Arles, na França.

Todos aqueles que o miravam, inquiriam com admiração:

- Quem seria o autor dessa maravilha?

E quando verificavam tratar-se de obra de Benedito Calixto, não poupavam elogios aos méritos do artista.

Pareciam construídas de pedras as colunas daquele pórtico, assim como o friso e capitéis semelhavam aos de bronze, tal o esmero da imitação. Poder-se-ia dizer o mesmo com respeito às cornijas, que coroavam tão bela obra. O pedestal fingia mármore branco.

Aquele trabalho ainda oferecia à vista curiosos pormenores. Assim, distinguiam-se ao centro, num belo painel, a imagem da Lei, e embaixo, as célebres datas: 28 de setembro de 1871 e 13 de maio de 1888. Ao lado da igreja, completando ao outra fachada do pórtico, encontrava-se um grande quadro a óleo, com o busto do Patriarca. Distinguia-se sobre o pórtico a figura de um índio, com uma bandeira na mão, onde sobressaía a seguinte divisa: Brasil livre. À direita do índio, que tinha a seus pés os instrumentos dos castigos e dos suplícios da escravidão, notavam-se dois bustos, um do sublime José Bonifácio, e outro do poeta e advogado, que fora escravo, Luís Gama.

Justa homenagem aos primeiros mensageiros da idéia abolicionista do Brasil.

Mereceram, ainda, o valioso concurso de Benedito Calixto todas as demais coisas relativas às solenidades daquele dia. Cumpre-nos mencionar as principais:

Amplo coreto, destinado às autoridades, alteava-se entre o pórtico e a Alfândega.

Na Praça Visconde do Rio Branco, hoje Praça da República, e na Rua 25 de Março, hoje XV de Novembro, as janelas das casas guarnecidas de bandeiras de todas as cores, concorriam para aumentar o regozijo popular.

Viam-se nos passeios, ou calçadas, de distância em distância, pequenas colunas de madeira ostentando bonitos escudos. Trazia cada um deles o nome de um abolicionista.

Neste, por exemplo, estava o nome de Silva Jardim; naquele, o de Quintino de Lacerda; naquele outro, o de Santos Garrafão; além, o do major Xavier Pinheiro; mais além, o de Júlio Conceição, e assim por diante, até fecharem o rol os nomes de Antônio Bento, Joaquim Nabuco e José do Patrocínio.

Ao lado do templo, armado a capricho, distinguia-se o púlpito. Enfim, um altar muito bem paramentado erguia-se defronte do pórtico.

O povo ali começava a chegar desde as 11 horas, tendo início ao meio-dia a missa campal. Na hora programada, o celebrante assomava ao altar. Tratava-se do cônego Luís Alves da Silva, notável sacerdote santista.

Acompanhavam-no mais dois distintos sacerdotes, que ajudaram a missa. Durante a cerimônia, a banda musical dirigida pelo maestro Luís Arlindo da Trindade executou diversas peças dos mais célebres compositores.

Terminado o sacrifício incruento, dirigia-se o cônego Luís Alves para o púlpito.

Aglomerava-se apertadamente o povo, no Largo da Matriz, para ouvir o notável orador sagrado.

A sua prédica, delineada segundo os preceitos da retórica de Bossuet, foi brilhantíssima, arrebatadora. Os principais abolicionistas mereceram longas e encomiásticas alusões da sua imaginosa eloqüência. A excelsa figura de José Bonifácio foi guindada às maiores alturas, não faltando especiais referências às suas cinzas - mergulhadas, até então, no esquecimento de humilde sepultura.

O nome do pregador encheu a Cidade.

Não havia quem não proclamasse os méritos do orador. Muita gente sabia de cor alguns de seus conceitos. Mencionaremos apenas um dos que andam correntes na tradição. Referindo-se precisamente ao túmulo de José Bonifácio, assim opinava, do alto da sua tribuna, o cônego Luís: "Não podemos conservar o gigante no seu leito de Procusto. Urge, pois, conseguirmos para os despojos de José Bonifácio nova morada, onde uma lâmpada votiva e algumas flores possam testemunhar, mais facilmente, a gratidão e o amor de todos os brasileiros".

Cerca de cinco mil pessoas assistiram às solenidades daquele movimentado dia 26.

Após o sermão, as autoridades e boa parte do povo dirigiram-se, em cortejo cívico, para a Igreja do Carmo, onde se encontrava o túmulo do Patriarca. Ali, a jovem santista d. Julieta de Morais proferiu um vibrante discurso. Dele é esta passagem: "Aqui, como eu, creio que todos estremecem, assistindo a uma nova ressurreição, e todos os corações palpitam de amor - amor puríssimo a José Bonifácio, o santo Patriarca fundador de nossa Pátria. E então perdoem-me se vacilo entre oferecer a humilde grinalda que traz saudades, ou ajoelhar-me sobre este túmulo pequeno, mas muito pequeno, para conter um gigante. Ele dorme, ou antes, vive e viverá sempre enquanto houver uma estrela no céu da nossa Pátria, enquanto viver um brasileiro que tenha alma, memória, coração e lágrimas para orvalhar esta pedra..."

Em seguida, d. Elodia Freire, representando o clube Amazonas, produziu, também, um breve e elegante discurso.

Usaram ainda da palavra as alunas do professor Aprígio Carlos de Macedo, de nome Ana Constança Ferreira, Henote Rinando e Amélia Machado. Terminando, discursaram com soberba facúndia os drs. Rubim César e Silva Jardim.

Todos os oradores se manifestaram pela trasladação daquelas cinzas para um mausoléu.

Onde entretanto seria ele colocado?

O contrato do Governo da Província com o escultor Bernardelli rezava, logo na primeira cláusula, que o monumento ao velho Patriarca seria colocado ao centro da Igreja do Carmo.

Surgiram, porém, alguns obstáculos. Foi, por isso, permitido ao escultor construí-lo no pátio central da mesma igreja.

Houve em São Paulo um jornal intitulado Diário Mercantil, aparecido em 1844 e dirigido por Gaspar da Silva e Leo de Afonseca. Mais tarde, entrou, também, para a redação, o poeta Eduardo Salamont. Foi na imprensa paulistana um dos órgãos de publicidade mais bem feitos do seu tempo. Os dois últimos redatores residiram em Santos.

Eis o que nos diz o Diário Mercantil, de 27 de outubro de 1889, a respeito do lugar onde seria colocado o monumento a José Bonifácio, nesta cidade:

"Parece estar finalmente terminada a inglória luta para se poder dar começo, em Santos, ao assentamento do mausoléu de José Bonifácio, belíssimo trabalho do grande escultor brasileiro Rodolfo Bernardelli.

Após uma longa e fastidiosa peregrinação de Bernardelli: do sr. Bispo Diocesano para o visitador da Ordem do Carmo, na Corte; deste para o Papa. Em Roma o nosso querido artista estava tão adiantado como antes de começar a sua via-sacra!

Queriam encostar à parede um monumento artístico de quatro faces!

Melhor inspirado, porém, resolveu Bernardelli requerer ao sr. conselheiro presidente da Província a suspensão do artigo 1º do contrato, que o obrigava a colocar o mausoléu no centro da Igreja do Carmo, e a solicitar licença para ser ele ereto no pátio central da mesma igreja.

Honra ao sr. general Couto Magalhães, que pôs termo as atribuições (N.E.: atribulações?) do grande artista, deferindo prontamente o seu requerimento.

Até que enfim!"

Até que enfim? Não, absolutamente não. O caso continuava complicado.Leva para a página seguinte da série