Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0184c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/28/10 19:59:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS ANDRADAS
Um monumento em New York (I)

Não é fácil obter boas fotos da estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva existente em New York, por estar localizada em uma área sombreada do Bryant Park, explica em inglês a única outra página na Internet a apresentar uma imagem desse monumento: a Forgotten NY/Street Scenes.

Estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva em New York
Foto: site Forgotten NY/Street Scenes - Midnight Fish

Esculpida por José Otava Correia Lima (vencedor de um concurso aberto, promovido pelo governo brasileiro), a estátua foi presenteada aos Estados Unidos pelo governo brasileiro, em 1954. Inicialmente instalada na confluência da Sexta Avenida com a Rua 42, foi levada para a confluência dessa avenida (conhecida como Avenida das Américas) com a Rua 40 Oeste, na área denominada Quadra Nikola Tesla, durante os trabalhos para a renovação do Parque Bryant, na década de 1990. O local é próximo à Biblioteca Pública de New York, e concentra os monumentos da cidade que homenageiam outros heróis da independência dos países americanos.

Outra página Web, Resources in New York City, explica que em 1945 a Sexta Avenida foi renomeada como Avenida das Américas em homenagem ao Pan-Americanismo, um movimento de cooperação social, comercial, política, econômica e militar entre os países das Américas do Norte, Centro e Sul. Estátuas dos heróis hispânicos foram colocadas a partir de então em praças ao longo dessa avenida, como tributo ao Pan-Americanismo. Entre os homenageados estão também Simon Bolivar, José Marti, José de San Martin e Juan Pablo Duarte, afora existirem também na área dessa avenida duas estátuas de Cristóvão Colombo.

Além disso, duas figuras proeminentes no folclore da Espanha, El Cid Campeador (soldado famoso que se destacou no cerco muçulmano de Valência) e D. Quixote de La Mancha (o Cavaleiro da Triste Figura, da obra literária de Miguel de Cervantes), são igualmente homenageadas nessa avenida.

Bryant Park, atrás da Biblioteca Pública, em foto anterior à renovação
Foto: site Bryant Park

Antiga Reservoir Square, o Bryant Park ganhou essa denominação em 1884, em homenagem ao então recentemente falecido poeta e editor William Cullen Bryant (1794-1878). É cercado por edifícios históricos, como a Biblioteca Pública de New York (construída na última década do século XIX), e famosos como o Empire State, que por muitos anos após a sua construção (em 1930) deteve o título de edifício mais alto do mundo.

Com a construção da ferrovia elevada da Sexta Avenida (Sixth Avenue Elevated Railway, vulgo El), em 1878, o parque se tornou uma área sombreada, degradando-se em conseqüência. A ferrovia elevada foi fechada em 1938, mas durante a construção do metrô subterrâneo que a substituiu, o parque foi usado como depósito de equipamentos e materiais de construção.

Mesmo com o trabalho de recuperação da área, na época da Grande Depressão que se seguiu à quebra da Bolsa de New York, voltou a ser uma das áreas mais degradadas da cidade na década de 1980, inclusive sendo ocupado por traficantes de drogas e outros grupos criminosos. Em 1988, foram aprovados os novos planos para sua recuperação gradual, e o parque reabriu completamente ao público em abril de 1992, totalmente renovado.

O monumento a José Bonifácio em New York
Foto: Mariana R. Pereira, enviada a Novo Milênio em 22/2/2010

Leva para a página seguinte da série