Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173i.htm
  Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/23/03 18:56:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
TV Band Litoral Paulista

Até 1997, as cidades da Baixada Santista viam os programas da TV Bandeirantes de São Paulo através da TV Band Vale. Nesse ano, surgiu a TV Band Litoral, que começou a realizar produções regionais, como os programas Diagnóstico, de Ricardo Seixas, e Baixada Urgente, apresentado por Edgar Boturão. Em 2001, estreou nessa emissora o programa Ponto Capital, com produção externa, a cargo da apresentadora Isabel Machado. Aliás, os videotapes gerados em Santos eram levados de carro pela representação santista da emissora até a sede da TV Bandeirantes na capital paulista, de onde o sinal era gerado de volta para a região.


Logomarca da TV Bandeirantes, usada na programação para o Litoral
Imagem: arquivo Novo Milênio, 18/7/2000

Mas, em novembro de 2002, o programa Show de Oportunidades, de produção independente e considerado o principal da emissora, foi transferido para a então recém-criada VTV; o Ponto Capital e outros programas haviam sido encerrados por insuficiência de patrocinadores (mesmo praticando a Band Litoral uma das mais baixas tabelas de preços de inserção publicitária na região), e também um programa religioso, da TV Universal, deixou a emissora. 

Assim, ela ficou sem produção regional de programas e tendo de retransmitir toda a programação recebida por satélite desde a capital paulista. Em conseqüência, a TV Band Litoral foi extinta em dezembro de 2002 e a Baixada Santista voltou a ter apenas o sinal televisivo gerado pela TV Band Vale, sempre no canal 10 VHF (bem como nas redes de TV a cabo).

Programa Diagnóstico, apresentado por Ricardo Seixas em 21 de outubro de 2000
Imagens: arquivo Novo Milênio

 

Programa diário Baixada Urgente, apresentado por Edgar Boturão em 18 de julho de 2000
Imagens: arquivo Novo Milênio

Programa Ponto Capital, apresentado pela jornalista e escritora Isabel Machado,
 em 9 de maio de 2001, tendo como jornalista convidado o editor de Novo Milênio
Imagens: arquivo Novo Milênio


João Saad discursa no Programa do Huck, na festa pelos 32 anos da emissora
Imagem: arquivo Novo Milênio, 13/5/1999

A TV Bandeirantes foi inaugurada em 13 de maio de 1967, no Edifício Radiantes, na capital paulista, pelo empresário João Jorge Saad, que já contava com a rádio Bandeirantes, adquirida da família de Paulo Machado de Carvalho. Sua programação foi inspirada na inglesa BBC, de Londres, com programas musicais e de variedades, telenovelas e telejornais, destacando-se posteriormente na programação esportiva.

Apenas dois dias depois da inauguração, a 15 de maio, estreava sua primeira novela, Os Miseráveis, adaptação do célebre romance de Vítor Hugo, o que foi possível porque o núcleo de telenovelas começou a ser montado dois anos antes da própria inauguração da emissora. Em 1969, porém, um incêndio destruiu os estúdios e grande parte do patrimônio da emissora, e assim a programação passou a ser à base de filmes.

Em 1972, tornou-se a primeira emissora a transmitir em cores no Brasil, e dez anos depois foi também a primeira a usar satélites para transmitir a programação, em vez dos enlaces de microondas. Com a inauguração da TV Guanabara em 1977, no Rio de Janeiro, começou a ser formada a Rede Bandeirantes de Televisão. Na década seguinte, reestruturou o departamento de telejornalismo, reiniciou a produção de novelas e miniséries (como a multi-premiada Os Imigrantes, de Benedito Rui Barbosa, com 333 capítulos exibidos a partir de 27/4/1981).

Programa Clube do Bolinha, com Edson Cury
Imagem: site TV Memória
Ainda na década de 80, destacaram-se os programas de auditório, de apresentadores consagrados como Flávio Cavalcanti, Edson Cury (o Bolinha), Hebe Camargo, Otávio Mesquita, Abelardo Barbosa (o Chacrinha), além de Osmar Santos e Luciano do Vale na programação desportiva. Quando começou a abertura política no Brasil, a Bandeirantes passou a transmissão do programa Canal Livre. Silvia Poppovic estreou em 1990 seu programa de entrevistas e variedades, enquanto a jornalista Marília Gabriela começou a se destacar com sua forma diferente de fazer entrevistas olho-no-olho.

Logomarca da TV Bandeirantes na festa dos 32 anos
Imagem: arquivo Novo Milênio, 13/5/1999

Nos últimos anos do século XX, a emissora novamente inovou, com programas segmentados como o Axé Brasil (para a raça negra) e o Programa do Huck, com Luciano Huck. E a segmentação prosseguiu, com o surgimento do canal de televisão a cabo Band News.

A festa do 32º aniversário da emissora, em 13 de maio de 1999, seria uma das últimas do fundador João Jorge Saad, que faleceu pouco tempo depois.


No Programa do Huck, noturno, a festa dos 32 anos da emissora: a personagens Feiticeira (E) e Tiazinha (d) ladeiam João Saad, e o apresentador Luciano Huck
Imagem: arquivo Novo Milênio, 13/5/1999

Ouça (arquivos de som MP3 cedidos pelo site TV Memória):
Inauguração da TV Bandeirantes de São Paulo, com discurso de João Jorge Saad, em 13/5/1967  (235 kb,  60 segundos)

Abertura do programa Boa Noite Brasil, em 1982, com Flávio Cavalcanti e a atriz convidada Nair Belo (130 kb, 33 segundos)

Abertura do Jornal Bandeirantes, em 1/12/1989 (80 kb, 20 segundos)

Vinheta Olhar da Band é Verde e Amarelo, 2002 (243 kb, 62 segundos)