Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0172g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/06/16 19:15:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TRANSPORTES
O terminal de ônibus do Valongo (2)

Leva para a página anterior
Em 1992, foi inaugurado o terminal de integração de passageiros situado no bairro do Valongo. A instalação mudou significativamente o aspecto da área e o fluxo do trânsito na cidade. Até então, o terreno ao lado da Estação Rodoviária de Santos era usado apenas como estacionamento para usuários que deixavam seus carros ali e viajavam de ônibus para outras cidades.


O terreno junto à Rodoviária, fronteiro ao Elevado Aristides Bastos Machado, em 1979
Foto publicada no livro Santos Obras 74/79,
balanço da gestão do prefeito Antônio Manoel de Carvalho, Santos/SP, 1979

Na edição de 23 de junho de 1992, o diário oficial santista, D.O. Urgente, publicou encarte apresentando a relação das linhas municipais que mudariam para o terminal então recém-inaugurado e dirimindo as inúmeras dúvidas naturalmente suscitadas pela implantação de um sistema inovador:


Quando estiver em pleno funcionamento, o Terminal do Valongo
terá capacidade para operar 200 ônibus/hora
Foto: José Herrera, publicada com a matéria

CSTC esclarece dúvidas

Inaugurado no dia 6 de junho, o Terminal Urbano de Integração de Passageiros "Rubens Paiva" (Terminal Valongo) deverá estar em plena capacidade de operação, com a frota completa em suas 17 linhas, até o final deste mês. Com a implantação concluída e as linhas circulando com o número de ônibus programado, o tempo de espera no ponto e também o gasto na troca de um coletivo para outro, dentro do Terminal, será reduzido ainda mais.

O Terminal vai facilitar o deslocamento do usuário dos ônibus da Companhia Santista de Transportes Coletivos (CSTC) pela Cidade, ligando diferentes regiões, com o pagamento de uma única tarifa. Os itinerários de linhas canceladas foram cobertos pelas novas linhas, que podem ser usadas também pelas pessoas que queiram se deslocar de um ponto para outro, sem que precise ir até o Terminal, no bairro do Valongo, região central.

Para melhor orientação dos usuários, estamos divulgando no verso deste encarte os itinerários resumidos das linhas do Terminal Valongo, indicando as principais vias de passagem dos ônibus. Abaixo, você poderá tirar dúvidas sobre novas linhas, linhas extintas, novos itinerários etc.

Se o itinerário indicado por uma linha do Terminal me servir, é preciso ir até o Terminal?

Não. Você pode usar as linhas do Terminal para viajar apenas o trecho desejado, assim como é feito em qualquer outra linha operada pela CSTC.

Com o fim das linhas 14, 15, 41 e 51, diminuiu a oferta de transporte para os usuários dessas linhas, moradores na região entre o Centro, praias e cais?

Não. Nessa parte da cidade, as linhas 14, 15, 41 e 51 faziam o mesmo trajeto das linhas 19 e 23, que desde o dia 15 foram reforçadas com mais dois carros em cada uma (passando de seis para oito ônibus por linha).

Com o fim das linhas 1 e 2, como fica a ligação das avenidas Conselheiro Nébias e Ana Costa?

Neste sábado, dia 27, entram em operação as linhas circulares 38 e 83, ligando essas duas avenidas, BNH/INPS e Centro da Cidade. cada linha terá cinco carros, passando em intervalos de 15 minutos.

E a ligação da avenida Ana Costa com o José Menino, que era feita pela linha 12?

Desde o último dia 15, os itinerários das linhas 37 e 73 foram estendidos até o José Menino, cobrindo esse trecho de percurso da extinta linha 12.

E a ligação do Canal 2 com a avenida Pedro Lessa e o cais?

Continuam em circulação as linhas 91 e 94, que não serão canceladas e terão intervalos de 15 minutos.

A CSTC reduziu o número de ônibus de linhas antigas, que permanecem em circulação, para servir as linhas do Terminal?

Não. Ao contrário, algumas linhas, como a 19 e 23, foram até reforçadas. As linhas 25 e 52, que cobrem Canal 1, praias e cais, também receberão reforço. Os ônibus que servem o Terminal foram remanejados de linhas canceladas.

Como fica o transporte coletivo nos Morros?

A CSTC extinguiu a linha 63 e cancelará, também, a 92. Permanecem, sem mudança de itinerário, as linhas 61, 18, 81 e 100, além da 107 e 110 que fazem a ligação dos Morros com o Terminal.

Há mais linhas a serem extintas?

Sim. Sábado, dia 27, saem de circulação as linhas 50, 54 e 92. Também serão canceladas, em data a ser combinada, as linhas 39, 49 e 93.

Das linhas tradicionais, quais as que serão mantidas?

Permanecem em circulação, sem qualquer alteração de itinerário as linhas 7, 10, 17, 18, 19, 23, 25, 29, 30, 42, 52, 61, 73, 80, 81, 91, 94, 100 e todas as linhas de trólebus - 4, 5, 8, 20, 40 e 53.

O terminal, em pleno funcionamento, numa noite de setembro de 2016:

Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 15/09/2016,às 19h40

Leva para a página seguinte da série