Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0172d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/24/03 10:15:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TRANSPORTES
Margaridão, expresso girassol, frescão...

Talvez o veículo com maior número de apelidos populares, na história do transporte urbano santista, entrou em operações em 26/1/1988, comemorando o aniversário de Santos, para atender à demanda de transporte turístico na orla da praia.

Alguns dos nomes como ficaram conhecidos esses ônibus: Margaridão (devido à pintura externa, com margaridas estilizadas), Expresso Girassol (ironizando sua velocidade baixa e o fato de circular apenas em dias de sol), Frescão (por causa dos amplos janelões), Interior na Praia (por transportar principalmente turistas do interior paulista pela orla praiana).

Em 8 de maio de 1988, já com o segundo desses ônibus em tráfego e um terceiro sendo preparado, esse transporte turístico era analisado assim pelo Jornal da Orla:


O popular Margaridão
Foto publicada com a matéria

Ônibus turístico, idéia criativa que deu certo

Ainda este semestre, a Companhia Santista de Transportes Coletivos (CSTC) colocará em circulação seu terceiro ônibus turístico, uma linha idealizada pelo prefeito Oswaldo Justo e que atende especificamente a orla, da divisa ao ferry-boat. O veículo encontra-se em fase final de serviços de funilaria, devendo iniciar a etapa de pintura até o final do mês. Todos os equipamentos necessários para o coletivo, como vidro dianteiro especial, bancos em madeira de lei, peças em acrílico para o luminoso e janelas, já se encontram na CSTC, o que agilizará a montagem final do ônibus.

Os margaridões ou expressos girassol, como são popularmente conhecidos, foram rapidamente integrados à paisagem da orla, mesmo porque seu funcionamento diário garante a confiabilidade de uma linha que, além do cunho turístico, atende aos usuários que se deslocam pela avenida da praia.

O primeiro ônibus turístico entrou em funcionamento no dia 26 de janeiro, marcando as comemorações do Dia da Cidade. Até o momento, o veículo transportou mais de 20 mil passageiros, sem levar em consideração o total de usuários atendidos no dia da inauguração da linha, quando a contagem esteve suspensa.

O segundo ônibus turístico começou a circular no dia 13 de março e já transportou mais de 10 mil passageiros. A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, enquanto aos sábados, domingos e feriados atende no período das 8 às 24 horas, ininterruptamente. A tarifa é idêntica à dos demais veículos da empresa, sendo paga diretamente à cobradora, que circula pelo corredor interno do veículo.

O ônibus turístico foi preparado nas oficinas da CSTC, a partir de uma idéia do prefeito Oswaldo Justo, interessado em oferecer mais um atrativo para santistas e visitantes que circulam pela orla. Os veículos, aliás, apresentam características bastante especiais e funcionam como um seletivo, já que, ocupados os 34 lugares, o embarque de novos passageiros fica suspenso até a liberação de vagas. Por outro lado, o coletivo dispõe de janelas panorâmicas, substituindo-se os vidros por cortinas escamoteáveis de lona resistentes, uma proteção para os dias de chuva. Os bancos são de madeira, material que reveste ainda o piso do coletivo, um cuidado estético que ressalta as características turísticas de uma linha especial.

Há ainda equipamento de som para música ambiente e divulgação dos pontos turísticos da Cidade, orientação a cargo de guias da Secretaria de Turismo. O veículo de número 01 conta ainda com uma unidade para venda de sorvetes, tornando mais agradável a viagem pela praia.

A linha turística representa mais um avanço em todo o processo de recuperação da CSTC, prioridade para a administração municipal do prefeito Oswaldo Justo.


Ônibus da Prefeitura usado em linha turística pela orla da praia, apelidado de Margaridão
Foto: Poliantéia Santista, de Fernando Martins Lichti, Ed. Caudex Ltda., São Vicente/SP, 1996