Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y14.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/17/08 20:01:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Sesi - Serviço Social da Indústria

Texto publicado no Almanaque de Santos para 1959 (1ª edição, 1959, Santos/SP - exemplar no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio - SHEC), páginas 101 e 109:

Grupo de simpáticos funcionários do Sesi

Foto publicada com a matéria

O que faz o Sesi na sua marcha vitoriosa pela paz social no Brasil

O Serviço Social da Indústria - Sesi - criado por lei federal, é uma instituição de fins assistenciais. Ampara, ajuda, desenvolve, enfim, um vasto programa em favor dos seus beneficiários, os homens da indústria, transportes, comunicações e pesca. E nessa tarefa não se tem mostrado estacionário. Ao contrário. O programa torna-se cada vez mais elevado e de fato mais amplo, envolvendo diversos setores.

Desde os seus Postos de Abastecimento, disseminados pelos mais diversos e populosos bairros, onde o trabalhador, a preços reduzidos, busca os principais artigos de alimentação, até a diversão ao ar livre e aos jogos esportivos, o Sesi se faz presente.

Em Santos,a  sua Delegacia Regional, instalada à Rua João Pessoa, 16, dirigida pelo dr. Mário Pessoa Pimentel, irradia um mundo de serviços em benefício da massa operária.

À Rua da Constituição, 263, o Sesi dispõe de uma Cozinha Distrital, a de nº 4, onde centenas de refeições diárias se preparam para os trabalhadores, sendo entregues nos locais de trabalho. A alimentação é a mais sadia possível, preparada sob a exclusiva responsabilidade de nutricionistas especializadas.

Mantém cursos gratuitos de arte culinária, educação para o casamento, trabalhos manuais, para as famílias dos beneficiários, num programa educativo da maior expressão. E a tudo isso se juntam, ainda, os cursos de corte e costura, alfabetização para adultos, e diversos outros de caráter popular, e que tanto têm elevado o índice cultural do trabalhador.

Mas o programa do Serviço Social da Indústria é muito mais extenso do que se pode imaginar. A instituição possui um bem montado consultório médico e odontológico, a cargo de experimentados profissionais, em frente ao Mercado Municipal, à Praça Iguatemi Martins, 124, onde centenas de beneficiários acorrem, sendo atendidos prontamente mediante identificação em fichário. Ali o Sesi atende cobrando um preço acessível e que não cobre o custo real.

Centros Sociais, Seção Jurídica, Cursos de Legislação Trabalhista, Cinema nos morros, educandários, asilos, bairros de operários, barraca de praia, jogos, campeonatos de futebol para filhos menores de trabalhadores com regulamentos próprios, incentivo à disciplina entre os esportistas, e tudo o mais conta e desenvolve o Sesi no seu vasto programa.

Um serviço ambulante de odontologia, biblioteca circulante, publicações, também fazem parte da obra do Sesi em prol da Paz Social no Brasil.

Para recreação dos beneficiários do Sesi essa instituição dispõe de 2 barracas de praia, uma montada no José Menino e outra na Ponta da Praia, onde além dos elementos de Santos, também recebe trabalhadores de fábricas e empresas de transporte de outros municípios que vêm passar os domingos em nossa cidade.

No ano em curso, só no primeiro semestre mais de 8.000 pessoas freqüentaram as referidas barracas.

Atualmente, na sua barraca da Ponta da Praia, o Sesi desenvolve, com muita animação, um campeonato de halterofilismo entre os trabalhadores da Região.

Os municípios de São Vicente e Cubatão, centros operários nascentes, são servidos, assim como Santos, pelo Sesi. Ali se situam Postos de Abastecimento para atender os beneficiários quanto aos gêneros alimentícios, e em Cubatão há também um Centro Social, com cursos diversos, mas diretrizes iguais ao de Santos, e com os quais se beneficiam as famílias dos trabalhadores.

Em Vicente de Carvalho, atendendo Bocaina e Guarujá, o Sesi apresenta ainda um bem sortido Posto de Abastecimento.

Não há, pois, como [não] reconhecer que a instituição cumpre um nobre e útil programa junto à classe operária, fazendo do seu slogan "Pela paz social no Brasil" um verdadeiro sacerdócio.

Um ambulatório médico, a cargo de hábeis profissionais

Foto publicada com a matéria (com indicação de ser clichê produzido por A Tribuna)