Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171u.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/02/16 23:15:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Brasil Futebol Clube

Fundado em 21 de agosto de 1913, o clube santista foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos ao comemorar o 90º aniversário. O evento foi assim registrado pelo Jornal do Esporte, na edição 33/Ano III, da 1ª quinzena de dezembro de 2003:

O texto do jornal continuou, informando:

Atletas da atual geração prestigiaram todo o cerimonial
Foto publicada com a matéria

Brasil FC completou 90 anos de muita luta pelo esporte

O Brasil Futebol Clube completou 90 anos de fundação no dia 21 de agosto. Hoje, a entidade festeja o fato de ter uma das melhores equipes de atletismo e ginástica olímpica do País. Em 1913, Vicente e Luiz Garcia organizaram uma reunião em sua residência, com a presença de mais 16 membros, para fundar a agremiação e nomear uma diretoria provisória, com Adolfo da Rocha Soares como presidente, e ainda Armando Muniz, Fábio Montenegro e Jorge Pereira Pinto. Em dezembro, os primeiros sócios voltaram a se reunir para eleger Joaquim Simão Fava.

Não demorou muito e o novo time começou a brilhar nos campos da Baixada. Em 1916, o primeiro título de campeão santista marcou o início de uma coleção que ergueria o Brasil F.C. ao patamar das grandes equipes amadoras da Cidade. Alguns meses depois, já em 1914, o superintendente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Ulrico Mursa, cedeu alguns terrenos para construção do primeiro campo de futebol, no bairro de Paquetá.

Em seu jogo de estreia, o Brasil FC enfrentou o CA Ipiranga da Capital, de Friedenrich e Formiga. Neste ano, o alvirrubro instalou uma sede social na Rua General Câmara, esquina com a Rua Braz Cubas. Em 1916, ainda sob a administração de Simão Fava, o clube conquistou o campeonato santista derrotando na partida final o SPR por 4 a 0. Um ano depois, o Brasil foi o primeiro clube a se instituir como pessoa jurídica e realizar o primeiro carnaval de salão.

Em 1920, Josino de Araújo Maia teve papel fundamental na transferência da sede social para a Avenida Pinheiro Machado e transformar o local em uma das melhores praças esportivas da região. Em 1945, após mudar de endereço três vezes, a diretoria conseguiu a aquisição de uma extensa área na Vila Nogueira Ortiz, atual bairro Aparecida, onde funciona até hoje, na Rua Jurubatuba, nº 80.

Para o presidente do Brasil Futebol Clube, Antonio Carlos da Mata Barreto, "foi em 1956 que o clube encontrou seu real papel na história do esporte amador da Baixada Santista, montando sua equipe de atletismo". Assim como no passado, os atletas de hoje escrevem a história do Brasil F. C. com várias páginas de conquistas e vitórias.

Diante das conquistas, o clube já recebeu por alguns anos o Troféu Eficiência da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Ginástica.

Mata Barreto entende que o mais importante é "aproveitar este grande resultado para chamar o interesse de possíveis patrocinadores".


Barreto recebe homenagem das mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Odair Gonzalez
Foto publicada com a matéria


No encontro, Roberto Dick (Atletismo), Rogério Oliveira (Atletismo) e Nelson Tanahara (Ginástica), técnicos da atual geração do Brasil FC
Foto publicada com a matéria


O Coral dos Atletas Veteranos da Semes abrilhantou a cerimônia na Câmara Municipal de Santos que homenageou os 90 anos do Brasil Futebol Clube
Foto publicada com a matéria

Em 10 de outubro de 2008, o jornal santista A Tribuna registrou, na seção Foto do passado (página A-13):


BRASIL F.C. - A equipe juvenil do Brasil Futebol Club participou, em 1947, do Torneio Início. Da esquerda para a direita estão: o técnico, Jabaquara (Ernesto), Álvaro, Bino Roque, Miguel (que trabalhou mais de 60 anos no Santos F. C.), Araújo e Fernando. Em baixo, na mesma ordem: Sanches, Araraquara, Colombino, Bilico e Aragão. A foto pertence a Oswaldo de Souza (Testinha), que era reserva da equipe
Foto publicada com essa legenda

Novas instalações no bairro santista Aparecida, inauguradas em 2015:


Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 10 de janeiro de 2016

 


Imagens: Google Maps/Street View, em agosto de 2015

 


O mesmo local exato, em abril de 2011 e em agosto de 2015

Imagens: Google Maps/Street View