Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171s.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/01/03 16:47:13
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
O clube das irmãs otimistas

Denominada Clube Soroptimista Internacional de Santos, essa entidade é pioneira entre suas congêneres da Região Brasil quanto ao uso da comunicação via Internet - daí usarem também a denominação cyberoptimistis. Criado em 30/9/1961, o clube santista é parte de uma organização internacional iniciada em 1921 nos EUA e dividida em quatro federações: Grã-Bretanha, Europa, Pacífico Sudoeste e Américas (à qual pertence a Região Brasil). As informações a seguir são do próprio clube:

Jantar promovido pelas soroptimistas, em abril de 2001
Foto: Clube Soroptimista Internacional de Santos

Clube surgiu na Califórnia em 1921

Soroptimist é uma palavra composta pela junção dos termos soror (irmã, em latim) e optimist (otimista, em inglês), significando "irmandade feminina otimista". A organização de irmãs otimistas teve início em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos da América, em 1921, sendo posteriormente organizada como Soroptimist International, Fundação Soroptimista e quatro federações: a Federação da Grã-Bretanha, a Federação da Europa, a Federação do Pacífico Sudoeste e a Federação das Américas (à qual pertence a Região Brasil, que em 2002 registrou um total de 38 clubes e mais de 1.000 associadas).

Em 30 de setembro de 1961, na Associação dos Médicos de Santos, era empossada a primeira diretoria do Clube Soroptimista de Santos, presidida por Marina Magalhães Santos Silva e tendo Maria Helena Nolf como vice-presidente; Manoelita Correia Clemente, tesoureira; Franzi Tourino Caldeira, secretária; Maria José Aranha de Rezende, Elizabeth Miller Mello e Maria de Lourdes Delgado como diretoras sem pasta.

O clube santista tem, entre suas sócias, duas ex-diretoras da Federação (Mirka Providello e Tânia Machado de Sá) e uma governadora da Região da América do Sul (Marina de Magalhães Santos Silva), além de Roberta Laterza e Tânia Machado de Sá, respectivamente tesoureira e governadora da Região Brasil.

Em 1996 o clube iniciou a participação do Soroptimismo na Internet, com a criação de sua página Web informando sobre o Soroptimismo e o Brasil, exibindo ainda o selo comemorativo dos 75 anos da Soroptimist International of the Americas, além de notícias diversas. Através do correio eletrônico, a comunicação com o mundo europeu e americano passou a ser uma constante. O projeto Santos na Internet, apresentado em dois congressos das soroptimistas, foi encaminhado, dentro da área de Compreensão e Boa Vontade Internacional, ao Celebrando Sucessos, confirmando assim o pioneirismo do clube santista na Internet.

Segundo a presidente 2000/2002 do clube santista, Belkis Marieta Tavolaro Rajabally, trata-se de "um grupo de mulheres inteligentes, experientes, decididas, que sabem o que querem. Quando procuradas para participar de um grupo de trabalho do Clube, sempre que possível, aceitamos o encargo. Que não é pesado, pois é uma felicidade contarmos com a oportunidade de servir. Que é uma alegria, pois nessa ocasião ficamos próximas às companheiras, quase sempre dando boas risadas, durante o desenrolar do trabalho conjunto,que é agradável, pois nos dá a possibilidade de troca de expriências que gera aquele aprendizado, tão importante no nosso desenvolvimento como pessoas".

Pertencem ao clube "mulheres profissionais e executivas de todas as idades, grupos étnicos, de todas as profissões e culturas. As mulheres se unem à organização após aceitarem o convite de um clube local para se tornarem sócias, e são classificadas por profissão - o que assegura ampla representação de ocupações".

Em reconhecimento dos serviços prestados pelas soroptimistas, existe em Santos o Marco Soroptimista, na Praça Antônio Alves Câmara (confluência das Avenidas Washington Luiz e Francisco Glicério). Em Bertioga, foi criada a Praça Clube Soroptimista de Santos.

Confraternização das soroptimistas, em 20 de abril de 2001
Foto: Clube Soroptimista Internacional de Santos

Objetivos e atuação

Segundo o clube santista, os objetivos do grupo são: "servir à comunidade; lutar pela melhoria da condição da mulher; proporcionar condições de progresso e desenvolvimento, obtendo das entidades governamentais o cumprimento de suas atribuições e ajudando as entidades não governamentais em suas metas e reivindicações".

As soroptimistas atuam na comunidade apoiando as mulheres através de inúmeros projetos enquadrados em seus seis programas de serviço. Os projetos são sustentados através de assistência financeira e doações, serviços voluntários e talentos ou por uma combinação de ambos.

Incluem: serviços voluntários em abrigos contra violência doméstica; mamografia gratuita ou com custo baixo para mulheres; programas de ensino a profissionais jovens; participação em programas de alfabetização para mulheres; patrocínio de seminários financeiros para mulheres; defesa de assuntos incluindo: igualdade de pagamento, cuidados infantis, saúde da mulher e direitos humanos.

Os clubes soroptimistas desenvolvem quatro programas regionais:

Perseverança - homenagem às soroptimistas que, por vinte anos consecutivos, tenham se mantido sócias ativas de um clube na Região;

Assiduidade e Freqüência - destinado a premiar e homenagear as soroptimistas assíduas no clube e nos eventos por ele programados;

Fórum Juvenil - oportunidade para debate de tema de interesse universal, para jovens de 16 a 18 anos, no 2º ou 3º colegial ou equivalente; e

Jovem Talento - destinado a homenagear jovens que tenham se destacado nas artes e nos esportes de maneira singular.

Há também duas premiações: o Prêmio Violet Richardson, homenageando as adolescentes do sexo feminino por seu trabalho voluntário; e o Prêmio de Oportunidade para Mulheres, em dólares, destinado a incentivar as que desejem voltar a estudar ou retornar ao mercado de trabalho.

Outras atividades, em programas reconhecidos pela Federação das Soroptimistas, são enquadradas nas categorias:

Melhoria da Situação da Mulher - É o reconhecimento público das soroptimistas a empresas, firmas e organizações que têm contribuído para o avanço do status da mulher, através de melhores empregos, bolsas de estudo e defesa dos direitos das mulheres.

Mulher Destaque - Homenagem a mulheres que alcançam relevantes conquistas em seus negócios, em suas profissões ou em atividades voluntárias, relacionadas com uma ou mais áreas de programas soroptimistas, durante um período de pelo menos dez anos.

Mulheres Ajudando Mulheres - Homenagem a mulheres que empregam seu talento, recursos e influência para ajudar outras mulheres a alcançarem seus potenciais. Trabalham na eliminação da discriminação econômica, legal, social ou política contra mulheres e contribuem para a melhoria do status da mulher.

Santos - O clube santista mantém vários programas locais:

Bebeth Muller (doação de atlas geográficos a escolas carentes);

Laura Feijó (doação de dicionários a bibliotecas de escolas carentes);

Cora Coralina (concurso de doces caseiros, oportunidade a doceiras pouco conhecidas de ampliarem seu mercado de trabalho);

Bertha Lurtz (destinado à mulher profissional, não pertencente a essa organização, que atue com destaque em sua área);

o Título de Soroptimister (conferido a homens que se destaquem por sua dedicação e amizade ao clube);

o Soroptimismo Itinerante (promoção de palestras, com informações práticas às mães que têm seus filhos nas creches mantidas por entidades particulares) e

a escolha da Mulher Símbolo do Espírito Soroptimista (homenagem anual a uma soroptimista do clube, em novembro, durante o Jantar da Amizade).

A abertura da Casa Abrigo, em parceria com diversas entidades, entre elas a Casa de Cultura da Mulher Negra e a Delegacia da Mulher em Santos, foram benefícios trazidos às mulheres da Cidade com a colaboração das Soroptimistas.

O SI tem representação no conselho consultivo da ONU e colabora com o projeto Prótese para a Vida, de ajuda às vítimas de minas terrestres. A região Brasil enviou ao projeto R$ 6 mil obtidos com o sorteio de uma bola autografada pelo tenista Gustavo Kuerten.

Soroptimistas denunciam tráfico de mulheres

Campanha brasileira da entidade internacional visa combater prática, que tem Santos como parte das rotas

Santos faz parte das rotas nacionais e internacionais de tráfico de mulheres, que são forçadas a se prostituir depois de acreditarem em falsas promessas de trabalho em outras cidades ou países. Entre 1993 e 2000, segundo dados apresentados em conferências de organizações não-governamentais, foram registradas 19 ocorrências na Cidade, com 50 integrantes de quadrilhas presos e 90 mulheres recuperadas, entre elas oito adolescentes.

Para ajudar a combater e denunciar esta realidade nos oito estados brasileiros em que atua, a região Brasil do Soroptimist International (SI) lançou em 24/10/2002 (Dia das Nações Unidas) a campanha Tráfico de Mulheres, Não Deixe Acontecer, de conscientização e combate ao tráfico nacional e internacional de mulheres. O lançamento foi feito simultaneamente em todos os 38 clubes do Brasil.

A governadora da Região Brasil, Tânia Machado de Sá, e Maria Celeste Campanholo, da Comissão de Imprensa e de Relações Públicas, revelaram dados estarrecedores sobre o comércio de pessoas em todo o mundo: segundo os números da Organização das Nações Unidas (ONU), a Ucrânia é o principal mercado de tráfico humano no mundo. Neste país, o comércio de mulheres movimenta US$ 12 bilhões. Os principais destinos são Alemanha e Austrália. As maneiras mais utilizadas para atrair jovens são ofertas de empregos e agências de casamentos, mas muitas são aliciadas por amigos. Os traficantes procuram suas vítimas em países subdesenvolvidos ou enfrentando crises internas.

"Esta é uma realidade que precisa ser modificada", explicou a governadora Tânia. "Vamos criar parcerias com outras entidades para promover palestras e criar um alerta geral nas escolas, associações de bairros e também através do rádio e da TV", completou Maria Celeste.

No Brasil, o tráfico leva mulheres principalmente para regiões de mineração, rodovias e fronteiras. Os estados do Nordeste e Goiás são os principais locais de aliciamento. Nas rotas internacionais, mulheres entre 18 e 40 anos são recrutadas nas favelas das grandes capitais, com a promessa de emprego nos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.


Soroptimistas denunciam a rota de tráfico de mulheres que passa por Santos
Foto publicada no jornal A Tribuna de Santos/SP