Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171q.htm
Última modificação em (dia/mês/ano/horário): 23/12/2023 18:24:39
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Clube Internacional de Regatas (1)

Esta é a foto da primeira sede náutica do clube (fundado em 24/5/1898), num armazém alugado ao lado do Forte de Vera Cruz de Itapema:


Foto publicada em A Escolinha, suplemento infantil do Diário Oficial de Santos, 29/5/1972

No Almanaque da Baixada Santista - 1976, do falecido jornalista Olao Rodrigues, consta que o Clube Internacional de Regatas foi fundado em 1898, então com sede na Rua Xavier da Silveira, nº 90, em Santos. Atualmente, o clube tem sede social na Avenida Saldanha da Gama, 5, em Santos (bairro da Ponta da Praia), e sede náutica no Guarujá.

Outra imagem do clube, pertencente ao acervo de Paulo Carinha, mostra uma antiga sede, em 1909, quando o clube ainda funcionava no distrito de Vicente de Carvalho, próximo à estação das barcas:


Foto publicada na seção Imagem do Passado do jornal A Tribuna de Santos, em 21/5/2004

Outra imagem, também de cerca de 1909 - e anterior à que é vista acima, como se nota pelo crescimento da vegetação -, foi enviada a Novo Milênio por Carmen Sílvia de Paula Cabral, explicando ter recebido o material de seu primo Jorge de Azevedo Pires, cujo pai, Jorge de Barros Pires, foi o autor da imagem. Carmen Cabral explica que Jorge de Barros Pires, que nasceu em Santos e gostava de fotografar, era um dos dez filhos de Zulmira e Francisco da Costa Pires, entre eles Sylvia (avó de Carmen), a escritora Edith Pires Gonçalves Dias e Arnaldo de Barros Pires. A família residia no casarão da praia santista que hoje abriga a Pinacoteca de Santos, e Arnaldo foi o presidente do Clube Internacional de Regatas que comandou a transferência das instalações de Vicente de Carvalho para a Ponta da Praia.

*
Foto: Jorge de Barros Pires, enviada a Novo Milênio em 23/12/2023 por Carmen Sílvia de Paula Cabral

Um raro cartão-postal editado em 1904 (Edição M. Pontes) mostra vários remadores desse clube, na "volta do passeio", como diz o título do cartão. O barco é colocado sob trilhos, provavelmente em sua antiga sede náutica, na margem esquerda do canal do porto. Note-se ao fundo o Monte Serrat:


Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem

Outra imagem do Clube Internacional de Regatas, intitulada "Um passeio ao Porto dos Reis", em cartão postal circulado em Santos em 5 de julho de 1904:


Foto: Acervo José Carlos Silvares, publicada no perfil Santos Ontem na rede social FaceBook

A inauguração de uma praça de esportes do clube foi destacada na revista santista A Fita, em fevereiro de 1914:


"Inauguração da placa da Praça Nicolau Roland" - foto de J. Rodrigues

Imagem: reprodução parcial da página de A Fita nº 42, de 5/2/1914

(exemplar no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio -SHEC)