Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171n.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/21/03 20:28:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Tênis Clube de Santos (1)

Além de se destacar no esporte de que derivou seu nome, o Tênis Clube de Santos tem no seu histórico a construção da primeira piscina de Santos, em 1936 (e também de ter ajudado a desbravar aquele trecho do bairro do Boqueirão, onde se instalou, acabando com as cobras que invadiam as quadras...). Santos foi também a cidade pioneira na criação dos campeonatos abertos de tênis na América do Sul, em 1930, através da inspiração e dedicação de Amando Stockler Jr., diretor esportivo do Tênis Clube de Santos até 1937, como cita a publicação eletrônica TennisNet.

E foi em 2 de junho de 1936 que o jornal santista A Tribuna registrou assim o décimo aniversário do clube:

Título original da matéria

Transcorre hoje a data aniversária do Tênis Clube de Santos

Uma década inteiramente voltada ao esporte santense

Os grandes empreendimentos do fidalgo clube tenístico da cidade - Em dez anos de vida, uma série brilhante de conquistas e realizações

Bastante grata ao esporte santista é a efeméride de hoje, pois que assinala a passagem do décimo aniversário de fundação de um dos seus mais importantes núcleos esportivos: o Tênis Clube de Santos.

Essa gloriosa data estará sempre na lembrança do nosso público esportivo, pois que assinala uma década de empreendimentos os mais notáveis em prol do esporte santista.

Fundado em 2 de junho de 1926, o Tênis Clube de Santos logrou abrir ao esporte santista, em prazo inferior a uma década, uma perspectiva das mais brilhantes, mercê da atividade sempre desenvolvida pelos seus mentores.

Destinado, em sua fundação, à prática do tênis, o simpático clube da Rua Embaixador Pedro de Toledo foi dilatando a sua atividade esportiva, a ponto de resolver dedicar-se também à prática das demais modalidades esportivas.

Em 1930, num passo agigantado, adiantou-se aos demais clubes que se dedicam em nosso país à prática do fidalgo esporte da raqueta e promoveu a realização do primeiro Campeonato Aberto de Tênis no Brasil.

Desse ato ficou a marca indelével de ser o Tênis Clube de Santos o instituidor do primeiro certame daquela natureza em nosso país, realizando o que nenhum outro clube, nem mesmo os mais consolidados na vida esportiva, havia sequer intentado. Daí, sem dúvida, a importância de que se reveste todos os anos a disputa do Campeonato Aberto da Cidade de Santos, ao qual se apresentam os melhores tenistas do país e renomados ases da raqueta do exterior.

Entre seus associados faz o Tênis Clube de Santos realizar anualmente várias competições obedientes aos regulamentos internacionais. O Torneio de Barragem, o Campeonato Interno, o Campeonato Permanente, o Torneio de Outubro e o Certame de Natal constituem uma parte das mais notáveis do calendário de tênis do clube aniversariante de hoje. Além disso, temos ainda as partidas realizadas entre aquele clube e outros grêmios da cidade e da capital em caráter amistoso.

Dr. Waldemar Kneese Ferreira, presidente do Tênis Clube de Santos, que com seus colegas de diretoria, vem imprimindo um rumo progressista àquele aristocrático clube
Foto publicada com a matéria

No ano passado, disputando os campeonatos das 3ª e 5ª divisões da Federação Paulista de Tênis, à qual está filiado, o Tênis Clube classificou-se em primeiro lugar, laureando-se campeão num torneio em que se bateu contra as mais adestradas turmas das respectivas categorias dos clubes paulistanos.

No decorrer de dez anos, porém, a diretoria do Tênis Clube de Santos resolveu ampliar seu raio de ação nos esportes nacionais. Já o tênis não bastava ao numeroso e seleto quadro social daquele grêmio. Urgia que novas modalidades esportivas fossem ali fomentadas e praticadas com igual desenvolvimento ao que assumira o esporte da raqueta.

A diretoria do Tênis Clube de Santos deliberou, por isso, dilatar seu setor de ação, com o intuito de proporcionar aos seus associados a oportunidade de se dedicarem a outros esportes além do tênis.

A primeira piscina de Santos - Os dirigentes do Tênis Clube, traçando um programa importantíssimo de melhoramentos em suas dependências sociais, deliberaram, então, construir uma piscina - a primeira da cidade de Santos.

Era uma iniciativa grandiosa, há muito desejada por quantos almejam ver o esporte do nado progredir em nossa cidade.

Sem medir sacrifícios, não atentando para quais fossem os obstáculos a superar, a diretoria do Tênis Clube iniciou em março último a construção de sua piscina.

Hoje, imponente, apresentando um aspecto dos mais belos, aumentando a grandiosidade das dependências do clube da rua Embaixador Pedro de Toledo, surge a primeira piscina construída nesta cidade. E essa piscina ostenta uma belíssima torre de saltos, obedecendo a todas as recomendações internacionais sobre o assunto.

Cinco novas quadras de tênis - Ao tempo em que cuidava da construção da piscina, a diretoria do Tênis Clube de Santos, orientada pela operosidade de seu presidente, o estimado cavalheiro dr. Waldemar Kneese Ferreira, levava por diante o seu projeto de melhoramentos, fazendo construir novas quadras, em número de cinco.

Essas quadras estão magnificamente construídas e em breve receberão iluminação, para a qual já foram iniciados os serviços indispensáveis.

Duas quadras cobertas - Não estavam satisfeitos ainda os diretores do Tênis Clube de Santos com os melhoramentos e realizações empreendidas. As condições de tempo muitas vezes impedem a prática do tênis, esporte praticado em geral ao ar livre.

Os dirigentes do Tênis Clube de Santos, animados pelo entusiasmo de seus sócios categorizados, resolveram construir duas quadras cobertas.

Foram iniciadas as obras para tal fim e já se vêem nas dependências daquele clube os arcabouços de madeira das duas quadras. Os arcabouços já estão concluídos e agora resta a confecção em cimento armado da abóbada de cada uma das quadras.

Isso implica em afirmar que futuramente as condições do tempo já não influirão na realização dos diversos torneios e campeonatos promovidos pelo Tênis Clube de Santos.

Sua atual diretoria - Está assim constituída a diretoria do Tênis Clube de Santos, que, seguindo a orientação progressista e dinâmica da que teve exercício no ano passado, promove tão grande série de melhoramentos e construções em suas dependências: presidente, dr. Waldermar Kneese Ferreira; vice-presidente, dr. Sylvio Alves de Lima; 1º secretário, dr. Cassio Dias de Toledo; 2º secretário, Rubem Ribeiro de Moraes e Silva; 1º tesoureiro, dr. Canuto Waldemar Nogueira Ortiz; 2º tesoureiro, Jacob Emílio Ley; diretor geral de esportes, Amando Stockler Jr.

Mesa das assembléias gerais - presidente, dr. Cornélio Ferreira França; vice-presidente, Pedro Borges Gonçalves; 1º secretário, Giusfredo Santini; 2º secretário, Oswaldo da Silva Telles.

Conselho fiscal e de sindicância - Dr. Amilcar Mendes Gonçalves, Thomaz Conrad Simonsen e Nicolau Fortunato.

Um aperitivo aos cronistas esportivos - A diretoria do Tênis Clube de Santos, solenizando a passagem do seu aniversário de fundação, resolveu oferecer um aperitivo aos que militam na crônica esportiva dos jornais locais e das sucursais dos jornais paulistanos nesta cidade.

Esse aperitivo terá lugar às 17 horas, nas dependências sociais, quando os dirigentes do Tênis Clube receberão os cronistas esportivos da cidade, convidando-os a visitar as grandes obras que aquele clube está realizando e deve ver concluídas nestes próximos dias.

Título original da matéria

A próxima realização do Campeonato Aberto da Cidade de Santos

Na sua próxima jornada o importante certame promete grandes atrações

O notável empreendimento iniciado pelo Tênis Clube de Santos em 1930 - Campeonato Aberto da Cidade de Santos - muito tem contribuído para fazer florescer e impulsionar a atividade nesta cidade, além de estabelecer um forte elo entre as figuras mais celebradas das quadras do país.

Essa reunião anual trouxe benefícios esplêndidos para o tênis santista, observando-se que a partir de então sempre seguiu a modalidade em crescente expansão, alargando-se o seu campo de atividade.

Já agora, depois de seis etapas atravessadas, se tornou um dos pontos principais de concentração das melhores raquetas nacionais, de ano para ano apresentando novas e mais interessantes perspectivas.

Realização começada com enormes dificuldades, devido ao seu vulto, teve a compreendê-la, no seu início, programa limitado, que se desenvolveu de acordo com as necessidades e tomou todas as proporções, até atingir as cinco provas.

Em 1935 cercou-se de grande aparato e compreendeu feição inteiramente diversa das competições anteriores, contando com a participação de dois ótimos tenistas da Argentina, além dos jogadores de mais nomeada do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

No seu programa foi incluída mais uma prova, a de simples de senhoras, assim completando-se.

Todos os concursos mereceram atenção especial e durante o seu desenrolar apresentaram partidas de muito valor.

A prova de simples de senhoras, entretanto, exerceu desde o seu início forte animação, proporcionando espetáculos dos mais apreciados, aparecendo em destaque diversas figuras, em plano superior, situando-se a campeã paranaense Ilse Ribeiro, uma das maiores atrações do campeonato e a sua mais importante relevação [SIC].

Estamos agora nas vésperas de uma nova jornada do Campeonato Aberto da Cidade, competição cujos valores são evidentes, em cada etapa revelando mais acentuados trabalhos para a difusão do tênis nacional.

Podemos, portanto, antecipar que mais uma vez reunirá os melhores valores do tênis brasileiro.

Naturalmente, o concurso contará com a participação de todos os grandes nomes das quadras de tênis do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e desta cidade, a ele comparecendo os valorosos competidores de 1935, tornando-se muito possível ainda o reaparecimento de outros deveras apreciados e com ativo magnífico em jornadas precedentes, principalmente Brasílio Machado Netto e Gracyra Costa, ausentes no último ano.

Esta última, vencedora da prova de simples feminina de 1931 a 1933, não esteve presente nos torneios dos dois anos seguintes, prevendo-se agora que retorne a atuar nas quadras do Tênis Clube de Santos, abrilhantando a competição.

Brasílio Machado Netto apareceu sempre com sucesso nos certames de 1930 a 1934. Na prova de simples masculina foi finalista em 1931 e 1932, vencendo a disputa da Taça Fuchs ao lado de Erasmo Assumpção Jr. neste último ano.

No seu ativo no torneio, em provas de simples, possui ótimas vitórias sobre Manoel Carlos Aranha, Sylvio Boock, Ivo Simone e Sylvio Lara Campos.

Sem dúvida o Campeonato Aberto da Cidade em sua próxima jornada constituirá mais um acontecimento de invulgar importância para o tênis estadual e deverá registrar uma nova contribuição de valor para o seu organizador, o Tênis Clube de Santos.


Matéria no jornal O Diário de 26 de janeiro de 1939

Em 26 de janeiro de 1939, data do aniversário de Santos, o jornal santista O Diário registrou:

Uma vista das instalações do Tênis Clube, divisando-se 5 das 9 quadras existentes
Foto publicada com a matéria

Tennis Clube de Santos

Entre as organizações esportivas que orgulham a cidade está, sem dúvida, o Tênis Clube de Santos.

Sociedade esportiva que reúne a elite da sociedade santista, possui instalações esplêndidas, sendo um dos clubes mais bem aparelhados do país. O tênis, como está indicando o próprio nome do clube, é a sua principal finalidade, possuindo a entidade da Rua Embaixador Pedro de Toledo nada menos de 9 quadras para a prática do elegante esporte de Tilden. Duas das quadras do Tênis Clube são cobertas.

Destacados jogadores figuram no Tênis Clube, destacando-se Jiro Fujikura, o tenista número um do país. Todos os anos o Tênis Clube realiza um importante Torneio Aberto, ao qual concorrem as mais destacadas raquettes da América do Sul. Ainda há pouco, por iniciativa do Tênis Clube, competiram em Santos os campeões iugoslavos Puncec e Pallada.

O Tênis Clube conta ainda com excelente piscina, de 25 x 14 metros, onde serão realizadas importantes competições, incrementando assim a prática da natação entre nós.

Além das instalações esportivas, ainda possui o Tênis Clube um excelente restaurante, onde fazem suas refeições os sócios e famílias.


A piscina do Tênis Clube, quando ainda se encontrava em reparos
Foto: jornal O Diário, 26/1/1939

Em 1965, a publicação Santos em Números citou:

Tênis Clube de Santos - Com sua elegante sede na Rua Minas Gerais, 37, o Tênis Clube de Santos é uma das mais pujantes agremiações no gênero, do País. Foi fundado a 2 de junho de 1926 e em julho de 1966 seu quadro de sócios abrangia 2.737 elementos de todas as categorias. Possui 8 quadras oficiais de tênis, 2 das quais instaladas em ginásio, 1 piscina para competições oficiais, de 25x15 metros, com torre de saltos; 1 quadra de volibol e 1 sala de jogos recreativos. Sua sede dispõe de salão nobre, buate, sala de leitura, restaurante, sala de estar, varandas espaçosas e outras dependências, numa área total de 6.208 metros quadrados.

Além de torneios e competições, promove todos os anos o Campeonato Aberto de Tênis da Cidade de Santos, no qual intervêm os maiores tenistas do Estado, do País e altos valores do Exterior.

O Tênis Clube de Santos foi campeão brasileiro seguidas vezes, campeão do Troféu Bandeirantes por 7 anos consecutivos, campeão do Estado nas categorias de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e estreantes, além de outros feitos que o consagram como dos maiores do País e da América do Sul.

Associados do clube que em diferentes períodos foram campeões sul-americanos, brasileiros, paulistas e do Interior do Estado: Manuel Fernandes, Rodolfo Mourão, Arnaldo C. Moreira, Gin Gioia, Helio Pinto Aires, Valdemar Rodrigues (hoje técnico do clube), Wilton de Crescenzo, Emanuel Jansen Ferreira, Dudolph Dandckwertw, Sérgio de Almeida Figueiredo, Luiz Carlos de Matos, Leopoldo Sales, Ernesto Vilhena, Roberto Bueno, Maury Zerbini, Mary Habicht, Vanda Canto, Beatriz Monteiro Soares, Júlia Figueiredo, Josete Cox, Sílvia Mourão, Lia Haffers Simon e Sandra Appi.

Patrimônio social: 1,5 bilhão de cruzeiros.

Novamente o jornal santista A Tribuna destacou um aniversário do clube, na edição de 2 de junho de 1976:

Meio século de Tênis Clube
 

O Tênis Clube de Santos comemora hoje 50 anos de fundação. A diretoria, pensando não apenas melhorar as condições de seu esporte preferido, vai dar chances ao desenvolvimento de outras modalidades: ainda este mês poderá inaugurar o ginásio de esportes.

No dia 2 de junho de 1926, no Bairro do Boqueirão, uma quadra de tênis (a primeira em Santos) e um barracão eram inaugurados. Nessa festa não faltou o tradicional chope e em volta dele um grupo de jovens da alta sociedade santista, destacando-se Adagamos Sartini, Alberto Quartin de Moraes, Alexandre Teixeira Leomil, Alfredo Hyrão Holl, Amilcar Mendes Gonçalves, Antônio Sodré, Arthur Seddon, Daniel Ribeiro de M. E. Silva, Fausto de Oliveira Borges, Francisco Rogê Ferreira, Galeno Correia de Mello, Giusfredo Santini, Heitor de Almeida, J.E. Fracarolli, J. Wright, Jacques Monteaux, Jaime Wright, José Fracarolli Filho, Mariano de Câmara Leite, Mauro Conceição, Max Berringer, Nestor Barbosa Ferraz, Nicolau Fortunato, Octacílio de Freitas, Olavo H. Drumont, Olavo Sodré, Oscar Pedro dos Santos, Oscar de Souza Dantas, Paulo Nogueira Correia, Paulo Suplicy, Pedro dos Santos Filho, Plínio Iguatemy Mattos, R.A. Sandall Jr., Raimundo Furtado, Renato da Silva Azevedo, Salvador Hypolito, Sebastião Arantes Nogueira, Sidney M. Simonsen Jr., Tom Simonsen e Washington de Almeida.

Naquele momento, eles estavam dando vida a uma nova agremiação, considerada hoje uma das maiores do País. No começo, aquela quadra e o barracão para guardar as roupas e o material esportivo cumpriam as finalidades, mas, com o passar do tempo, o presidente da agremiação, Amilcar Mendes Gonçalves, se viu na obrigação de iniciar uma campanha de ampliação. Novas quadras foram surgindo e o gosto pelo tênis, então considerado o "esporte dos reis", aumentava a cada semana o número de associados do clube.

"Hoje temos oito quadras, sendo duas cobertas e seis com iluminação para jogos noturnos. Dentro de mais 60 dias teremos mais uma quadra, totalizando nove, todas iluminadas. Isso possibilitará a freqüência de um maior número de tenistas, o que se tornou necessário diante da grande procura do esporte branco, diz o atual presidente, Antônio Raphael Silva Salvador.

"Quem acompanhou a evolução do Tênis Clube nestes 50 anos - eu estou aqui há 47 anos - só tem motivos de orgulho. Do barracão e da primeira quadra de tênis a essa potência, onde praticamente não faltam locais apropriados para a prática do esporte, foi meio século de lutas. A cada inauguração, uma festa. A piscina, a primeira construída em Santos, foi por muitos anos o local onde a Cidade treinava e participava dos Jogos Abertos do Interior e outras competições", lembra o professor Vadico, figura vinculada ao Tênis Clube praticamente desde sua fundação.

Às vésperas de concluir seu maior sonho desde que assumiu a presidência do Tênis Clube - a inauguração do ginásio de esportes - Antônio Raphael Silva Salvador deu entrevista a A Tribuna:

P - Começando como um clube de Tênis, o Tênis Clube conseguiu alcançar sua finalidade?

R - Acredito que sim, pois o nosso Campeonato Aberto sempre conseguiu grande sucesso, tornando-se um dos maiores do mundo. Revelamos grandes tenistas, como Maneco Fernandes, Arnaldo Moreira, Jim Góia, Maury Zerbini, Mary Habicht, Maria Esther Bueno, prof. Vadico e outros.

P - Atualmente, como vai o tênis no clube?

R - Em franca evolução, voltando às glórias antigas. Conseguimos no ano passado o título de campeão de estreantes e este ano já somos campeões estaduais de 2ª Classe. No último Banana Bowl demos à delegação do Brasil vários tenistas, o que revela o nosso índice técnico.

P - E os demais esportes?

R - Também estão em desenvolvimento. O nosso voleibol está invicto e se apronta para ganhar o título de um quadrangular que está sendo promovido pelo Clube Atlético Santista.

P - O ginásio de esportes ficará pronto logo? Desenvolverá outros esportes ou servirá para partidas de tênis?

R - O nosso ginásio de esportes, linda obra arquitetônica, será usado para basquete, voleibol e futebol de salão, de preferência. Isso não significa que, em caso de necessidade, não seja ali instalado piso sintético para jogos de tênis.

P - E a natação? Não servirá mais a piscina para competições?

R - As piscinas dos clubes ou são para competições ou para recreação. Aqui, diante da grande procura que há por parte dos associados, resolvemos parar por algum tempo com as competições. Preferimos que nossos esportes se concentrem no tênis, no voleibol, no basquete e no futebol de salão.

P - Mas, não é uma pena, diante de uma piscina que tanto se presta para competições?

R - Entendemos que não. A natação exige muita dedicação, treinamento constante, aulas e competições repetidas, prejudicando a parte social, que tanto é beneficiada por uma piscina como a nossa.

P - Para este ano está programada alguma grande competição?

R - Sim, como é o ano de nosso cinqüentenário, já realizamos um Banana Bowl, faremos em julho o Campeonato Aberto e em setembro ou outubro uma grande competição tenística para atletas de 1ª categoria, nacionais e internacionais, nos moldes do WCT.

P - E os demais esportes?

R - Vai haver um quadrangular de voleibol masculino, assim que o ginásio seja inaugurado, com equipes de São Paulo e outros estados.

P - Existem outras obras programadas nas comemorações?

R - Queremos ainda inaugurar este ano a piscina infantil e a sala de televisão, além de uma quadra nova de tênis, no local da atual quadra de voleibol. Ao lado do ginásio iremos construir um gramado e no centro dele uma quadra descoberta de voleibol. Antes, queremos terminar a cabina primária de força e as iluminações novas no clube todo.

O que vale em qualquer agremiação é a equipe diretiva. E Antônio Raphael Silva Salvador elogia os companheiros de diretoria e o apoio que recebe dos ex-presidentes e dirigentes: "Nossa preocupação maior é impedir que o clube pare no tempo. O Tênis Clube de Santos segue a evolução dos tempos. Temos uma imensa admiração pelo passado, e é em homenagem a ele que trabalhamos no presente, com os olhos fixos para o futuro. É por essa razão que o nosso clube é atualizado".

A diretoria do Tênis Clube de Santos, neste ano de seu 50º aniversário de fundação, está assim formada:

Presidente, Antônio Raphael Silva Salvador; vice-presidente, Hélio Reis Boturão; secretários, Jorge Figueiredo e Nélson Oly Varella; tesoureiros, Antônio Escuder Pou e Heitor Costacurta; patrimônio, Antônio Alberto Aulicino; diretor de esportes, Luiz Fernando Netuzzi; social, Reynaldo Tuzzolo; diretores sem pasta, José Cícero Ribeiro Fontes, José Roberto Vitali e Odmar Fernandes Aguiar. Conselho Deliberativo: presidente, Klaus Ernst Menge.

No dia 12, dentro das festividades de fundação, o Tênis Clube estará jogando amistosamente com o Tênis Clube Paulista. Para a oportunidade, que contará com 29 provas, estarão em ação tenistas infantis, juvenis, senhoras e cavalheiros, está acertado um jogo do tenista que deu tantas glórias ao tênis do Brasil, Manoel Fernandes, o "menino de ouro do Brasil", como foi conhecido Maneco, em todos os países da América do Sul. Será seu adversário outro grande tenista do passado: Renato Cantizani.

A diretoria do Tênis Clube, em entendimentos com a Kock Tavares Promoções, modificou para este ano o sistema do Campeonato Aberto. Assim, na segunda quinzena de julho, serão realizadas apenas as provas de infantis, juvenis, juventude masculina e feminina, e a prova de simples de senhoras. A prova principal e simples de cavalheiros será realizada em setembro, com oito melhores tenistas do Brasil e quatro sul-americanos. Os brasileiros serão Thomaz Kock, Edison Mandarino, Luís Felipe Tavares, Carlos Alberto Kirmayr, Eulício T. Silva, Jorge Paulo Lehmann e Júlio Góis. O sistema será o WCT, com contagem de pontos e o campeão e o vice serão premiados com importância a ser designada pela Confederação Brasileira de Tênis.

Em outubro de 1992, o jornal Boqueirão publicou:

Foto publicada com a matéria

Tênis Clube de Santos

O Tênis Clube de Santos, atualmente, tem sua entrada principal no número 37 da R. Minas Gerais, mas durante muitos anos o acesso ao clube era pela R. Governador Pedro de Toledo, quando ruas do bairro do Boqueirão, como a Azevedo Sodré e Minas Gerais, não existiam.

"Matamos muitas cobras durante a limpeza do matagal que existia no terreno", diz Waldemar Rodrigues de Souza, o professor Vadico, há 63 anos no clube. O Tênis Clube de Santos foi fundado em 2 de junho de 1926, no salão nobre do Parque Balneário, em cujas quadras os sócios jogavam. Nos dois anos seguintes, adquirindo uma área no Boqueirão, o clube inicia a construção da sede e das quadras. Hoje, o Tênis ocupa uma área de mais de 6 mil metros quadrados.

Para a prática do esporte possui oito quadras de saibro, sendo duas cobertas - as únicas do mundo com cobertura de cimento armado - dois paredões e uma quadra de cimento, onde podem ser praticadas outras modalidades esportivas, além do tênis. A piscina do clube foi a primeira construída em Santos e as dependências do Tênis contam ainda com boate, sala de estar, salão de jogos, bar, restaurante, sala de leitura, ginásio e salão de festas, entre outros. Os 60 funcionários que cuidam de todo esse complexo trabalham sob o comando do gerente geral, Jandir da Cruz Castro, há 42 anos no clube.

Os sócios do Tênis Clube de Santos, cerca de 4 mil, entre titulares e dependentes, vão contar com mais uma melhoria até o final deste ano, prazo previsto para a entrega da moderna sauna que a atual diretoria, presidida por Vitorino Saorino, está construindo. O clube funciona das 7 à 1 hora nos dias de semana e até as 2 horas aos sábados.

Origens obscuras - Embora a data oficial de fundação do Tênis Clube de Santos seja 2/6/1926, em uma página em espanhol na Internet (citada abaixo) foi encontrada uma história do tênis, transcrita da publicação eletrônica tenisbr@asil, citando uma competição em 1904 com a participação do clube. É um ponto ainda a ser esclarecido, pois também na história do Parque Balneário Hotel é citado, como no texto acima, que o Tênis Clube foi fundado nos salões daquele hotel, em aparente contradição com o artigo "Meio século de Tênis Clube" acima transcrito (não se descarte a princípio a possibilidade de ter ocorrido uma inauguração informal no campo e também uma festa formal no hotel).

Fica aos pesquisadores da história do tênis e ao próprio clube a tarefa de aprofundar a pesquisa, verificando se existiu um clube homônimo em Santos, ou se um embrião do Tênis Clube atuava na cidade mais de duas décadas antes da fundação oficial da entidade. De certo, confirmada por outras fontes, como a Enciclopédia Mirador Internacional (da Enciclopaedia Britannica), apenas a realização em 1904 de uma competição pioneira interclubes.

Note-se que o citado major inglês Walter Wingfield, então servindo na Índia, estudou - a pedido das senhoras inglesas ali residentes e que desejavam uma ocupação - as regras dos esportes antecessores do tênis, introduziu algumas mudanças e em 1874 registrou a patente do jogo sphairistike (= esférica), em homenagem aos gregos que assim denominavam os exercícios com bola. Bem mais tarde, o nome do jogo foi substituído por tenis, originado do francês tenez, que significa agarra - frase que se costumava exclamar quando o jogador lançava a bola para o adversário.

EN BRASIL

Brasil ha conocido el tenis por intermedio de los imigrantes ingleses, en su mayoria, ingenieros, comerciantes y diplomatas que llevaban en su bagaje la famosa "caja" creada y conercializada por Wingfield, que contenía libro de reglas, raquetas, pelotas y red.

La introducción oficial en Brasil ocurrió en 1898, en el club "Rio Cricket", en Niterói, no obstante muchos estudiosos afirmaren que canchas habían sido construídas en San Pablo en 1892. En los primeros años del nuevo siglo, ya había clubes sediados en Recife, Salvador, Santos, Itajaí y Porto Alegre.

En 1904, se tiene el registro de un torneo interclubes entre el San Pablo Athletic Club, el Tenis Club de Santos y el Club Athletic paulistano. San Pablo realizó su primer campeonato estadual en 1913, pero solamente cinco años más tarde el campeón fue un brasileño, llamado Maercio Munhoz, que fundaría en 1930 la Sociedad Harmonia.

La Federación Paulista nació en 1924. La Federación Gaucha surgió cinco años después.

Brasil estrenó en Copa Davis, marcando su primera representación internacional, en 1932, cuando Ricardo Pernambuco, Nelson Cruz y Ivo Simone viajaron tres días de navío para perder de 5 a 0 para los EUA, en New York. El primer título internacional es dado para Alcides Procopio, que ganó el torneo Rio de la Plata, en Argentina, en 1937. Un año después, fue el primer brasileño a disputar Wimbledon. El también ganó el primer título brasileño de adultos, en 1943, disputando con Maneco Fernandes. La Cofederación Brasileña de Tenis fue creada por decreto presidencial en 8 de marzo de 1956, desmenbrándose de, la hasta entonces, Confederación Brasileña de Deportes. Su primer presidente fue Paulo da Silva Costa.

Fonte: tenisbr@asil

Leva para a página seguinte da série