Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171e6.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/20/08 20:03:58
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Centro Cultural Português

Leva para a página anterior

Em 2008, foi decidida a fusão do Centro Português de Santos com a Sociedade União Portuguesa, formando o Centro Cultural Português, que seria oficializado no ano seguinte. A notícia dessa decisão foi dada pelo jornal santista A Tribuna, em 5 de dezembro de 2008 (página A-4):


Prédio da Rua Amador Bueno será a sede administrativa da entidade
Foto: Luiz Fernando Menezes, publicada com a matéria

LUSITANOS

Fusão origina Centro Cultural Português

Luiz Fernando Yamashiro

Da Redação

O Centro Português de Santos comemora amanhã seus 113 anos já respirando novos ares. Após ter aprovada sua fusão com a Sociedade União Portuguesa, ele fará parte do novo Centro Cultural Português, entidade que deverá ser oficializada no ano que vem.

De acordo com o presidente do conselho deliberativo do Centro Português, Alberto Tavares Barreiro, o estatuto da nova agremiação já está concluído e depende agora de trâmites burocráticos para ser registrado. A futura agremiação terá cerca de 500 associados - 300 da União e 200 do Centro Português.

Com a fusão, o prédio histórico da Rua Amador Bueno, 294, funcionará como sede administrativa e cultural. "Ficaremos responsáveis pelo intercâmbio com o Governo Português, recebendo autoridades e organizando exposições", explicou Barreiro. Já o imóvel da União Portuguesa, na Avenida Ana Costa, 290, comportará os eventos sociais da comunidade.

O presidente classificou este como o "último aniversário" da entidade, que, além da mudança estatutária, deverá passar por uma reforma. O projeto, segundo ele, está orçado em R$ 2 milhões, devido à complexidade do restauro, que envolve piso, vitrais e pintura originais. Para viabilizar a obra, o conselho está em busca de parcerias com as esferas federal, estadual e municipal. "Como se trata de patrimônio histórico, a idéia é buscar recursos da Lei Rouanet, do Alegra Centro ou do Estado".

Barreiro também ressaltou a importância da preservação do imóvel, um dos últimos em arquitetura manuelina que ainda restam no País. "Só existem mais duas: uma no Rio de Janeiro e outra em Recife".

DESTAQUE

O Centro Português de Santos, que completa 113 anos amanhã, vai se fundir com a Sociedade União Portuguesa, dando origem ao Centro Cultural Português. A futura agremiação, que será oficializada no próximo ano, terá cerca de 500 associados - 300 da Sociedade União Portuguesa e 200 do Centro Português

   

Agradecimento - O 113º aniversário do Centro Português será celebrado amanhã, na sede da entidade, a partir das 21 horas, com festa ao som do conjunto Zago ArtShow.

A festa também marca uma homenagem ao diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. "É um agradecimento aos serviços prestados por A Tribuna, que sempre esteve presente quando a colônia portuguesa precisou".