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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
A cidade da cortesia

Concurso bienal começou em 1980 e envolve toda a comunidade santista

Desde 1980, a cada dois anos, um concurso inédito no resto do Brasil é realizado, envolvendo toda a comunidade santista: é o "Pratique a Cortesia", que objetiva incentivar na população o tratamento cortês no trato entre as pessoas. A idéia, que já despertou a atenção de outras cidades, mobiliza milhares de pessoas, especialmente no âmbito do comércio varejista, onde surgiu, e na área escolar, com a participação de todos os estudantes da rede municipal de ensino. A população indica a pessoa que considera a mais cortês, estudantes preparam redações, poesias e desenhos sobre o tema, fotógrafos ficam atentos para captar as melhores imagens de atos de cortesia.

1º lugar no concurso fotográfico de 2003 - foto de Alberto Marques da Costa

Uma pessoa de muita cortesia

Carlos Pimentel Mendes (*)

Melhor exemplo do concurso "Pratique a Cortesia", promovido desde 1980 com o Rotary Club de Santos, Hélio Cesário Cardoso é a cortesia em pessoa. Santista, 71 anos de idade, dos quais 52 no comércio varejista e 32 como rotariano, Hélio falou sobre a iniciativa bienal que, em sua 13ª edição, encerrada em maio/2003, envolveu toda a comunidade santista e até a de alguns municípios vizinhos.

Em Rotary, outubro é o mês dedicado aos serviços profissionais, quando o braço ativo da entidade nessa área - a Avenida de Serviços Profissionais - desenvolve suas principais ações. Assim, esse foi o mês escolhido para a realização dessa campanha, que só em 2002 - excepcionalmente devido às eleições nacionais, que desviariam a atenção das pessoas para a questão política - foi transferida para abril de 2003.

Hélio Cesário Cardoso
Foto: Luiz Carlos Ferraz

Conta Hélio que não se trata apenas de um concurso em que as pessoas fazem indicações: "A promoção é feita para atingir o objetivo maior: divulgar junto à comunidade a importância da cortesia, dando a todos uma vida mais saudável e correta. As indicações não são o meio mais perfeito de se encontrar as pessoas mais corteses da cidade, mas não temos outra forma de fazê-la. O que importa para nós é que desta forma atingimos o objetivo de divulgar em toda a comunidade a idéia da cortesia, e os premiados servem de exemplo para as pessoas. E temos sido felizes, porque as pessoas indicadas são maravilhosas".

A promoção passou por três fases. A primeira, mais modesta, tinha o nome "Semana da Cortesia". Mas já na segunda campanha mudou para "Cultive a Cortesia", tendo no cartaz promocional uma mão estendida e uma flor. A idéia nasceu no ambiente comercial, visando o atendente, o balconista, o comerciante, para conscientizá-los da importância da cortesia no relacionamento com a comunidade.

Mas o sucesso foi tal que se estendeu a promoção a toda a comunidade, para atingir funcionários públicos, taxistas, carteiros, motoristas de ônibus... enfim, qualquer categoria profissional que trabalhe junto ao público. Surgiu assim, nesta terceira fase, o lema "Pratique a cortesia! - Sorriso, atenção e cordialidade valem muito e nada custam".

Na verdade, são vários concursos em um só, com o mesmo objetivo. O mais conhecido é através de cupons que o jornal A Tribuna publica por 15 dias, para que os leitores indiquem a pessoa mais cortês que conhecem. Paralelamente, há um concurso entre os fotógrafos daquele jornal para escolher os três melhores instantâneos relativos à prática da cortesia. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, há um concurso escolar (que em 2003 envolveu mais de 27 mil alunos), com prêmios para os melhores desenhos, poesias e redações sobre o tema "Pratique a cortesia".

Hélio comenta que esta é uma verdadeira campanha de cidadania, pioneira no Brasil, e pela qual várias cidades já mostraram interesse. Implica na montagem de ampla infra-estrutura: é preciso ao menos uma empresa local (no caso, a rede de lojas de eletrodomésticos DeNovo) para fornecer os prêmios; o apoio de um clube rotário, de órgãos de comunicação (como o grupo de jornais, rádios e televisões A Tribuna), dos sindicatos e clubes do comércio varejista e de outras categorias, associação comercial.

Hélio continua a enumeração das entidades que participam, às quais envia mensagens e folhetos de divulgação do concurso: a Mitra Diocesana (que o divulga em todas as igrejas católicas), bancas de jornais, sindicato dos motoristas de táxi (que distribui um cartaz com ventosa para colocação nos veículos), bancos, hospitais, escolas e faculdades, empresas de ônibus, Fórum, Câmara Municipal, Prefeitura. Os jovens do Rotaract fazem visitas a todos os centros comerciais, incentivando os comerciantes a participar. O material promocional inclui 10 mil cartazes, 10 mil peças com ventosas, 5 mil adesivos imantados, além de faixas promocionais, cartazes, camisetas e um filme de 30 segundos.

Coordenar tudo isso exige experiência de contador e economista e vontade de contribuir para a melhora da comunidade - e Hélio tem tudo isso. Orgulhoso de sua origem humilde - mãe empregada doméstica e pai entregador de leite, que lhe deram "uma educação muito boa", com a oportunidade de cursar a faculdade. Em várias entidades de que participa, como a Associação Casa da Esperança - onde foi e é diretor tesoureiro de todas as diretorias, nos últimos 30 anos -, foge de títulos e cargos de presidência. Só uma vez não teve escapatória: presidiu o Clube dos Diretores Lojistas, por necessidade de uma conjuntura difícil que essa entidade atravessava. Também já teve convite para instalar o escritório central de sua empresa em outro local, mas continua fiel às raízes, no Centro santista. Com mais de meio século de atuação no comércio varejista, ama o que faz e não tem a mínima intenção de parar.

(*) Artigo publicado em Rotamar, revista do Rotary Club de Santos, edição de março/abril de 2003

2º lugar no concurso fotográfico de 2003 - foto de Walter Mello

Entrevista
Hélio Cesário Cardoso (*)

A cortesia pode mudar o mundo. O companheiro Hélio Cesário Cardoso, do Rotary Club de Santos,  constatou nos últimos dez anos o quanto essa filosofia é verdadeira. Autor da idéia e principal articulador do concurso Pratique a Cortesia, realizado desde 1980 pelo Rotary Club de Santos, e ele tem a certeza de que o projeto pode e deve ser realizado em outros clubes, porque o sucesso e a identidade do público serão os mesmos.

Hélio Cesário Cardoso

Quando o projeto nasceu, a proposta era motivar os balconistas para dar um atendimento melhor. Desde o início o Sindicato do Comércio Varejista de Santos deu força à iniciativa, que durante todos esses anos tem o patrocínio do Sistema A Tribuna de Comunicação e apoio da Denovo Eletrodomésticos Ltda. O propósito é lembrar as pessoas de todos os níveis sociais de serem corteses e atenciosas todos os dias.

A cada ano o concurso foi crescendo e é grande o número de empresas que colaboram com a iniciativa. "O apoio de A Tribuna foi essencial, a empresa dá todo o suporte na divulgação e também o incentivo para que os fotógrafos do jornal participem do concurso fotográfico paralelo, para estimular flagrantes de cortesia no cotidiano. Nós realizamos o evento a cada dois anos e sempre em outubro, mês dedicado aos Serviços Profissionais. Acho que nesta época do ano, por ser primavera, também as pessoas estão mais  receptivas a esse tipo de campanha".

Cortesia numa padaria - Foto premiada na campanha do ano 2000
Hélio Cardoso tem tudo documentado desde a primeira campanha. Os cartazes, slogans, fotos, adesivos e materiais de divulgação em geral. É tudo tão organizado que ele sabe, por exemplo, quantas matérias sobre o concurso foram publicadas o ano passado em A Tribuna: "Foram 17 reportagens, além dos cupons que durante duas semanas são publicados no jornal para que as pessoas votem nos seus candidatos preferidos".

Em 1980 foram 9.517 indicações, sendo escolhidos dez vencedores que recebem ótimos prêmios. Para estimular as indicações, os nomes dos escolhidos são publicados em um anúncio de página inteira no final do concurso. Para a divulgação, são confeccionados 15 mil cartazes, 1.500 adesivos para automóveis e 15 mil ímãs para geladeiras.

Cortesia no trânsito - Foto premiada na campanha do ano 2000
"O melhor é perceber que conseguimos nosso objetivo. A cortesia vai sendo ampliada, as pessoas falam sobre o tema, comentam, mandam mensagens carinhosas nos cupons, é tudo muito bonito. O comércio varejista e as empresas em geral têm dado apoio e a proposta de ampliar a campanha para escolas municipais e estaduais coloca o assunto em discussão também entre as crianças e os jovens".

Hélio Cesário Cardoso não tem a menor dúvida de que seria importante que outros clubes de Rotary se envolvessem com a campanha: "O Pratique a Cortesia pode ser ampliado para todo o Distrito, mesmo em cidades pequenas. Essencial é ter o apoio de um órgão de divulgação que pode ser um jornal, TV ou até mesmo uma emissora de rádio. É uma campanha simpática, que transmite sentimentos positivos, o que torna mais fácil obter apoio de empresas, bancos, rede de ensino. A cada ano a campanha frutifica mais na imagem do coração sorrindo. A semente foi lançada e acho que clubes de jovens como o Interact e o Rotaract poderiam aproveitar bem as sementes. A campanha deveria ser levada aos shoppings, faculdades, os jovens poderiam fazer pedágios distribuindo os adesivos. Há muito para ser feito ainda", ele completa.

(*) Extraído de página Web do Rotary Club de Santos, do ano 2000.


3º lugar no concurso fotográfico de 2003 - foto de Alberto Marques da Costa


Cartaz da promoção de 2002

O final do primeiro concurso foi assim registrado pelo editor de Novo Milênio, então jornalista de A Tribuna, na edição de 30 de outubro de 1980 desse jornal:

Uma pose dos três primeiros colocados

Vencedores do "Cultive a Cortesia" premiados

"A Campanha Cultive a Cortesia deve ter despertado em muitos o desejo de melhorar o atendimento a todos, e esse era o objetivo. Quero por isso agradecer a todas as pessoas e entidades que colaboraram na divulgação da campanha, como o jornal A Tribuna, sua diretoria e comissão julgadora; a Prefeitura, a CSTC; o Sesc, a Cúria Diocesana, a Refrigerantes de Santos, a Sharp, a Domus, e a todos que muito nos ajudaram na divulgação da campanha. Aos aqui homenageados, os agradecimentos por cultivarem esse sorriso, essa bondade, esse espírito de comunidade, que fizeram com que, das 2.835 indicações feitas, fossem os escolhidos".

Dessa forma, o rotariano Hélio Cesário Cardoso falou em nome do Rotary Club de Santos, na reunião-almoço realizada ontem nas dependências do Tênis Clube (presidida interinamente por Sylvio Feliciano), quando foram entregues os prêmios aos vencedores do concurso "Cultive a Cortesia". Falaram também Joaquim Faro Aguiar, em nome do Sindicato do Comércio Varejista de Santos, e Haroldo Ribeiro, agradecendo em nome dos membros do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista.

Foram em seguida homenageados os dez vencedores; 1º - Marinilce M. Vicente (Charme Boutique); 2º - Ricardo Correia (Casa Nazareth); 3º - Mário Francisco Giaxa (guarda de trânsito), que depois agradeceu a homenagem em nome do grupo; 4º - Beatriz Oliveira (Sehig); 5º - Regina Célia (Tapeçaria Rio de Janeiro); 6º - Adílson Antolin (Sapataria Moderna), que não compareceu; 7º - Celso Peres (Café d'Oeste); 8º - Fernando Corte Real (Casa Branca); 9º - Maria Alice (Banco Sul-Brasileiro) e 10º - Jair Pavão (Casa Pavão).

Os prêmios foram entregues pelos padrinhos rotarianos: bicicleta Caloi Sprint com câmbio de 10 marchas, radiogravador com FM, caderneta de poupança no valor de Cr$ 5 mil, relógio digital, caixa de conservas e bebidas, secador de cabelos, jogo de tapetes para quarto, cafeteira Melita, batedeira de bolos e espremedor de frutas.


Cartaz da promoção de 2003

Na Internet - páginas do Rotary Clube de Santos do concurso de 2000:
http://www.rotarydesantos.org.br/cp-ft.htm
http://www.rotarydesantos.org.br/re-md.htm
http://www.rotarydesantos.org.br/cp-h.htm

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